O ranking de força é medido por uma pontuação de 0 a 100, sendo os times mais bem avaliados aqueles que alcançam a pontuação mais alta. Já as medidas de valor são com base em um cálculo financeiro. No Brasil, o Flamengo lidera ambas as categorias, com uma marca avaliada em R$ 516 milhões e com uma pontuação de 77.8/100. É o segundo ano consecutivo em que o rubro-negro encabeça as listas.
A Brand Finance explica que a popularidade do futebol no Brasil explica a alta pontuação dos clubes brasileiros. O estudo da consultoria sobre o "soft power" das nações, que é a capacidade de cada país de influenciar os demais por meio da atração ou persuasão em vez da força, apontou que outros países colocam o Brasil como “Líderes do Esporte” no mundo. Confira os rankings abaixo:
Ranking de marcas mais fortes
1- Flamengo (77,8/100)
2- Corinthians (74,3/100)
3- Palmeiras (72,8/100)
4- São Paulo (70,2/100)
5- Internacional (68,6/100)
6- Atlético-MG (67,1/100)
7- Grêmio (64,9/100)
8- Santos (63,6/100)
9- Athletico-PR (58,1/100)
10- Fluminense (56,9/100)
Ranking de marcas mais valiosas
1- Flamengo (R$ 516 milhões)
2- Palmeiras (R$ 415 milhões)
3- Grêmio (R$ 224 milhões)
4- Corinthians (R$ 205 milhões)
5- São Paulo (R$ 191 milhões)
6- Atlético-MG (R$ 187 milhões)
7- Internacional (R$ 157 milhões)
8- Santos (R$ 118 milhões)
9- Fluminense (R$ 106 milhões)
10- Athletico-PR (R$ 85 milhões)
Cruzeiro é a marca com maior queda
O estudo aponta, ainda, que o Cruzeiro foi a marca que apresentou maior queda de 2022 para 2023, ficando 61% menor. Isso pode ser explicado pelo mau momento vivido pelo clube, emplacando três anos consecutivos na segunda divisão nacional.
O futebol no Brasil
De acordo com o estudo, 75% dos brasileiros acompanham o futebol. entre esses, 83% acompanham o Campeonato Brasileiro. O torneio, inclusive, aparece empatado com a Premier League, ou Campeonato Inglês, como líderes no quesito de demonstrarem ser “ligas fortes e tradicionais”.
O Brasileirão também lidera em outros quesitos, sendo eles: impacto que a liga tem na comunidade (25%), seguido pela La Liga, ou Campeonato Espanhol (21%); liga fácil de seguir e acompanhar os jogos, na frente das ligas inglesa e espanhola.
Quando o assunto é “comentar futebol com os amigos”, mais um primeiro lugar brasileiro. De acordo com a Brand Finance, o país foi o único a alcançar 30% na pesquisa.
Entre outras colocações notáveis do Campeonato Brasileiro estão os terceiros lugares nas variáveis de liga “altamente competitiva” e “ligas de futebol mais excitantes”.