2

Cruzeiro: por onde andam os campeões da Série B de 2022?

Apenas 15 jogadores do atual elenco da Raposa foram campeões da segunda divisão no ano passado

17/06/2023 06:00 / atualizado em 16/06/2023 22:07
compartilhe
Principal nome do Cruzeiro no título da Série B de 2022, atacante Edu deixou saudade na torcida
foto: Gustavo Aleixo

Principal nome do Cruzeiro no título da Série B de 2022, atacante Edu deixou saudade na torcida

Apesar da situação incômoda de disputar uma segunda divisão nacional, o título do Cruzeiro na Série B de 2022 ficou marcado na memória do cruzeirense como um momento de alívio e esperança do retorno celeste ao seus dias de glória.

A conquista foi tão emblemática que ainda hoje vários nomes que participaram da campanha são ligados à Raposa e se mantêm no imaginário do torcedor. Não é raro ver torcedores do Cruzeiro pedindo o retorno de jogadores como Edu, Zé Ivaldo e, mais recentemente, Jajá.

Mesmo com o título arrasador em 2022, quando o Cruzeiro não deu chances para seus adversários, diversos jogadores deixaram o time, que se reformulou para a disputa da Série A de 2023. Mas onde estão os responsáveis pela conquista celeste? O Superesportes mostra para você.

Goleiros


Dois dos goleiros do elenco de 2022 seguem no Cruzeiro. Rafael Cabral é titular absoluto da meta celeste e Gabriel Mesquita retornou ao clube após um empréstimo frustrado ao Água Santa (SP).

O jovem Denivys defende o Atlético Goianiense e Rodrigo Bazilio está emprestado pela Raposa ao Athletic de São João del-Rei (MG). Nenhum dos jogadores entrou em campo na conquista da Série B.

Laterais


Entre os laterais que seguem no elenco celeste estão Wesley Gasolina, que se machucou gravemente no Campeonato Mineiro, e o jovem Kaiki, hoje reserva de Marlon.

Cria da base celeste, Geovane Jesus foi vendido ao Dallas (EUA) e Matheus Bidu foi para o Corinthians, onde vem fazendo bom Campeonato Brasileiro. Marquinhos Cipriano defende o Avaí e Rafael Santos joga no Orlando City (EUA).
 
 
 
 
 

Zagueiros


Pensando nos zagueiros, continuam no clube Lucas Oliveira, titular de Pepa, Weverton, que se machucou no início da temporada, além de Ruan Santos e Pedrão, que alternam entre time principal e sub-20.

Dos que deixaram a Raposa, Wagner Leonardo joga no Vitória, Luiz Felipe defende o Tombense e Paulo disputou a temporada no Santa Clara (POR). O capitão Eduardo Brock foi vendido ao Cerro Porteño (PAR) e é titular da equipe, enquanto Mateus Silva está na Ponte Preta.
 
Titular na Série B, Zé Ivaldo retornou ao Athletico-PR e se tornou titular da equipe. Apesar disso, a não-renovação de seu contrato com o Furacão fez o Cruzeiro voltar a se interessar pelo atleta. Ainda assim, o negócio é complicado e ainda há indefinição sobre o futuro do jogador.

Volantes


Entre os volantes remanescentes do título de 2022 estão Filipe Machado e Neto Moura, presenças constantes no time de Pepa.

O uruguaio Pablo Siles deixou o Cruzeiro para defender a Chapecoense, enquanto Willian Oliveira joga a Série A pelo Goiás, como titular. Adriano atua no Santa Clara (POR) e Miticov eestá no Audax (RJ).

Rômulo, um dos líderes do elenco, não encontrou um clube para atuar após deixar a Raposa e está livre no mercado. Pedro Castro retornou ao Cruzeiro após um empréstimo ao Dibba Al-Fujairah Club, dos Emirados Árabes, mas não será utilizado e seguirá a carreira em outro time.
 
Muito utilizados por Pezzolano, Eduardo Brock, Rômulo e Willian Oliveira não continuaram no Cruzeiro
foto: Gustavo Aleixo

Muito utilizados por Pezzolano, Eduardo Brock, Rômulo e Willian Oliveira não continuaram no Cruzeiro

 

Meias


Dos meio-campistas campeões em 2022, apenas Daniel Jr. permanece no Cruzeiro. Ele é reserva da equipe de Pepa e não tem recebido muitas oportunidades.

O uruguaio Leonardo Pais voltou ao seu país e joga pelo Montevideo Wanderers. Fernando Canesin é jogador do Criciúma, Chay atua no Ceará e João Paulo defende o CRB. Marco Antônio, cria da base do Cruzeiro, é atleta do Operário (PR).

Pontas


Bruno Rodrigues segue no Cruzeiro e é o grande nome da equipe celeste em 2023, com oito gols e cinco assistências em 24 jogos. O jogador está valorizado no mercado e os torcedores temem perder o atleta, que já foi procurado por outras equipes.

Stênio também continua na Raposa e, assim como Juan Christian, é reserva do time de Pepa, apesar de ter mais oportunidades que o colega citado. Jhosefer, cria da base que teve minutos com Paulo Pezzolano, retornou ao sub-20, onde passou a atuar na ala direita.

Xodó da torcida do Cruzeiro, Luvannor defende o Ceará na Série B mas convive com críticas da torcida do Vozão e é reserva da equipe. Jajá retornou ao Athletico-PR, que após episódio de indisciplina o emprestou para o Torpedo, da Rússia. O empresário do jogador confidenciou ao Superesportes que o ponta tem o desejo de retornar ao time celeste.
 
 
 
 

Vitor Leque e Wagninho defendem Botafogo (SP) e Avaí, respectivamente. Marcelinho, que atuou em duas partidas na Série B de 2022, joga no Tombense.
 
Xodó do Cruzeiro, Luvannor não tem conseguido espaço no Caerá
foto: Marcelo Oliveira

Xodó do Cruzeiro, Luvannor não tem conseguido espaço no Caerá

 

Atacantes


Nenhum dos atacantes que disputou a Série B pelo Cruzeiro continuou no time, sendo a posição com maior reformulação. Edu, um dos favoritos da torcida, foi emprestado o Dibba Al-Fujairah Club, dos Emirados Árabes, onde não obteve sucesso. Apesar dos pedidos da torcida, que tem muito apreço pelo jogador, o ex-camisa 99 não seguirá na Raposa e seu staff procura um novo clube.

Rafa Silva, muito importante na temporada 2022 com gols decisivos, mas que sofreu com lesões, está jogando no futebol coreano, defendendo as cores do Jeonbuk. O ex-camisa 17 da Raposa não vem bem na Ásia, tendo feito um gol e dado duas assistências em 14 jogos na temporada.

Rodolfo defende o Grêmio Novorizontino (SP), que lidera a Série B de 2023. Apesar de vestir a 10 da equipe paulista, o atacante é reserva. Lincoln retornou ao Vissel Kobe, do Japão.

O jovem Breno, cria da base celeste, foi emprestado ao time B do Real Valladolid, clube de Ronaldo Fenômeno na Espanha, mas retorna ao Cruzeiro após o fim da temporada europeia. Ele não chegou a atuar pela equipe principal dos espanhóis.

Vitor Roque, que iniciou a Série B como titular do Cruzeiro, foi negociado com o Athletico-PR em uma transação polêmica que se tornou uma batalha judicial. O imbróglio dura até os dias atuais. Após grande desempenho no Furacão, o jogador de 18 anos está próximo de reforçar o Barcelona (ESP), que pagará 40 milhões de euros pelo atleta. O time celeste ficará com uma pequena porcentagem do montante.

Paulo Pezzolano


Comandante do Cruzeiro na campanha vitoriosa na Série B de 2022, o uruguaio Paulo Pezzolano deixou o clube ao fim do Campeonato Mineiro. Cerca de duas semanas depois, foi anunciado pelo Valladolid. Na Europa, o treinador não obteve sucesso e viu seu time ser rebaixado para a segunda divisão nacional.

Apesar das muitas críticas recebidas, Pezzolano deve continuar no comando da equipe. O treinador sempre deixou claro que seu sonho era trabalhar no velho continente e a proximidade com Ronaldo Fenômeno auxiliou o “Papa” em seu objetivo.


Compartilhe