2

Flamengo faz gol-relâmpago e vence o Botafogo em Brasília

O jovem Matheus Gonçalves, promessa da base flamenguista, marcou aos 24 segundos de jogo e garantiu a vitória rubro-negra

25/02/2023 20:36
compartilhe
Matheus Gonçalves, de apenas 17 anos, marcou o gol flamenguista no clássico contra o Botafogo
foto: Marcelo Cortes / CR Flamengo

Matheus Gonçalves, de apenas 17 anos, marcou o gol flamenguista no clássico contra o Botafogo

O Flamengo venceu o primeiro clássico carioca que disputou em 2023. Neste sábado, com time reserva e com um gol-relâmpago, o Rubro-Negro fez 1 a 0 no Botafogo, no Mané Garrincha, em Brasília, pela nona rodada do Estadual.

 

Jovem promessa do Flamengo, Matheus Gonçalves novamente mostrou estrela. Ele já havia marcado na vitória rubro-negra sobre o Resende. Agora, fez gol com apenas 24 segundos de jogo.

 

De olho na final da Recopa Sul-Americana, o Flamengo poupou o time titular - os principais jogadores nem sequer foram relacionados. O técnico Vítor Pereira, por sinal, não comandou a equipe contra o Botafogo. Vítor deu treino aos titulares no Ninho do Urubu. O planejamento indicava ida para Brasília, mas foi modificado. Assim, o auxiliar Rui Quinta ficou à beira do gramado no clássico carioca.

 

Com a vitória no clássico, o Flamengo mantém folga na liderança do Campeonato Carioca, agora com 23 pontos, e se garante na semifinal do Estadual. Já o Botafogo continua com 16 pontos e está na terceira colocação.

 

O Rubro-Negro, agora, decide o título da Recopa. Nesta terça-feira, o Flamengo recebe o Independiente del Valle, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Como perdeu o jogo de ida, no Equador, por 1 a 0, o Fla precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão ou por um para levar a decisão para a prorrogação. Já o próximo compromisso pelo Campeonato Carioca é outro clássico: encara o Vasco, domingo, dia 5, às 18h10, no Maracanã.

 

Veja também: Atlético e América empatam e deixam aberta briga por liderança do Mineiro 

 

O Botafogo volta a campo para estrear pela Copa do Brasil. O Fogão visita o Sergipe, nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Batistão, pela primeira fase do torneio. Já o próximo compromisso pelo Carioca é contra o Resende, domingo, dia 5, às 16h, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

 

O time de Luís Castro decepcionou, especialmente no segundo tempo. O gol sofrido no início deixou o Fogão desconfortável. Ofensivamente, o Botafogo pouco criou na etapa final e não teve forças para buscar o empate, apesar de oportunidade no fim.

 

O clássico entre Botafogo e Flamengo

 

O Flamengo abriu o placar logo com 24 segundos. Matheus Gonçalves aproveitou passe errado de Daniel Borges, avançou, invadiu a área e chutou no alto: 1 a 0. O jovem, de 17 anos, vem agradando ao técnico Vítor Pereira e aproveitando as oportunidades.

 

O Botafogo quase empatou aos 18 minutos. Patrick de Paula arriscou da intermediária. A bola saiu à direita de Matheus Cunha, com muito perigo. O Flamengo respondeu com Marinho, aos 20 minutos. Ele desceu pela esquerda, invadiu a área e chutou com força. Lucas Perri mandou para escanteio. Na cobrança, após desvio, Cleiton surgiu na segunda trave, mas emendou por cima.

 

Aos 29, Igor Jesus recuperou a posse no campo de ataque do Botafogo e achou Matheus Gonçalves. Ele chutou para a defesa de Lucas Perri. Contudo, a melhor opção era acionar Cebolinha pela esquerda, que estava livre. O técnico Luís Castro precisou mudar ainda no primeiro tempo. Patrick de Paula se machucou e deu lugar a Lucas Fernandes.

 

Tiquinho Soares teve chance para empatar aos 32 minutos. Ele foi lançado e ficou em boa condição, mas Matheus Cunha defendeu a finalização do atacante. Aos 45, Mateusão foi lançado pela direita, passou por Carli, invadiu a área, mas demorou a definir a jogada. Assim, foi travado pela zaga do Botafogo. Na sequência, Lucas Fernandes apareceu bem pela direita, mas emendou para fora.

 

O segundo tempo começou sem muita emoção, com o Flamengo buscando manter a posse de bola. O Botafogo não conseguia criar chances. O Rubro-Negro quase ampliou. Marinho, aos 22 minutos, recebeu pela direita e chutou. Lucas Perri espalmou. Depois, Marçal fez falta em Marinho. Teve um princípio de confusão. Carli, que já havia sido substituído, levou o segundo amarelo e foi expulso.

 

O Flamengo chegou a marcar aos 37 minutos, com André, que entrara no lugar de Marinho, mas ele estava impedido. O gol foi anulado. Dois minutos foi a vez de o Botafogo ter um gol anulado. Carlos Alberto, que entrou no vaga de Lucas Piazon, ficou com rebote e marcou, mas estava em posição irregular. O VAR apontou a infração.

 

Aos 44 minutos, Tiquinho Soares perdeu a cabeça e foi expulso. Ele reclamou de falta não marcada e foi cobrar o árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano. Depois, xingou o árbitro e ainda encostou a testa no juiz. Aos 50, Marçal também reclamou demasiadamente e foi expulso. Mesmo assim, o Botafogo teve chance de empatar. Aos 52 minutos, Matheus Nascimento, que entrou no lugar de Daniel Borges, ficou cara a cara com Matheus Cunha, mas o goleiro defendeu. O Rubro-Negro conseguiu manter a vantagem e ficou com a vitória em Brasília.

 

Ficha técnica

 

Botafogo 0x1 Flamengo

 

Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)

Data: 25/02/2023, sábado

Horário: 18h (de Brasília)

Público e renda: 21.374 pagantes / R$ 2.422,291,16

Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano

Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito e Carlos Henrique Alves de Lima Filho

VAR: Rodrigo Nunes de Sá

Cartão amarelo: Everton Cebolinha, Erick Pulgar, Matheuzinho e Marinho (Flamengo) e Lucas Piazon, Gabriel Pires, Marçal e Tchê Tchê (Botafogo)

Cartão vermelho: Joel Carli, Tiquinho Soares e Marçal (Botafogo)

Gol: Matheus Gonçalves, aos 24 segundos do 1ºT

 

BOTAFOGO: Lucas Perri; Daniel Borges (Matheus Nascimento), Joel Carli (Cuesta), Segovia e Marçal; Tchê Tchê, Patrick de Paula (Lucas Fernandes) e Gabriel Pires; Lucas Piazon (Carlos Alberto), Victor Sá e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.

 

FLAMENGO: Matheus Cunha; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e Cleiton; Igor Jesus (Lorran), Erick Pulgar (Evertton Araújo) e Matheus Gonçalves (Matheus França); Everton Cebolinha, Marinho (André) e Mateusão. Técnico: Rui Quinta.

 

 


Compartilhe