2

Equador pede que reconsiderem proibição de público no jogo contra o Brasil

Federação do Equador pede para que proibição de público em jogo com Brasil seja reconsiderada

25/01/2022 17:57
compartilhe
Brasil enfrenta o Equador nesta quinta-feira, em Quito
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Brasil enfrenta o Equador nesta quinta-feira, em Quito


A Federação Equatoriana de Futebol (FEF) classificou nesta terça-feira como "errada" a proibição, devido à pandemia, da entrada do público na partida contra o Brasil na quinta-feira, em Quito, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar-2022, e pediu às autoridades que reconsidere a resolução. 

A entidade solicitou "reconsiderar e rever a decisão" e "permitir a presença do público para a partida de nossa seleção", segundo uma carta divulgada pela Federação e dirigida ao presidente do Comitê Nacional de Operações de Emergência (COE), Juan Zapata. 

A FEF argumentou que cumpriu seu plano de biossegurança nos estádios com "excelentes resultados" e que "deixaria o Equador em uma situação muito ruim se o país se tornar o único da região a jogar sem público". A entidade havia solicitado uma capacidade de 60%. 

O COE decidiu proibir a entrada de torcedores na partida do Equador contra o Brasil na quinta-feira no estádio Rodrigo Paz Delgado, na capital equatoriana, para evitar o aumento de casos de covid-19 e diante da "alta transmissibilidade" da variante ômicron.

"Foi um impacto muito duro para os jogadores descobrirem que teríamos que jogar sem público", disse o técnico da seleção equatoriana, o argentino Gustavo Alfaro, nesta terça-feira em entrevista coletiva virtual. 

Acrescentou que "para nós foi um golpe" e que "precisávamos das pessoas, obviamente precisamos do calor do público, daquela transmissão de apoio permanente". 

Alfaro afirmou que "a verdade é que eu queria viver esta festa, os jogadores queriam viver esta festa. Precisávamos nos encontrar com nosso público, queríamos isso".

A FEF criticou a decisão, que considerou "equivocada", e questionou o fato de as pessoas estarem autorizadas a entrar em locais fechados onde não são exigidos certificados de vacinação contra a covid-19. O Equador registra mais de 684.000 infectados (3.864 casos por 100.000 habitantes) e 34.338 mortes. 

O órgão máximo do futebol equatoriano também afirmou que o país tem uma alta taxa de imunização. A nação andina, com 17,7 milhões de habitantes, aplicou o esquema vacinal completo a 82% de sua população com 5 anos ou mais. 

A quatro rodadas do fim das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar-2022, a FEF avaliou que "jogar em casa com o calor da nossa gente" tem "um papel fundamental na parte emocional" da equipe. 

A 'Tricolor', que ocupa a terceira colocação com 23 pontos, pode garantir a vaga para o Mundial deste ano nos duelos contra Brasil (35 pontos e já classificado) e Peru, 17 pontos, no dia 1º de fevereiro, em Lima.

Compartilhe