2

Jogadores brasileiros na Ucrânia: 'Estamos aqui por nossa conta e risco'

Esse é o segundo vídeo postado pelo grupo e eles se dizem agoniados ao ver que os mantimentos estão começando acabar

26/02/2022 10:43 / atualizado em 26/02/2022 12:08
compartilhe
Jogadores brasileiros voltam a pedir ajuda após ataques em Kiev, na Ucrânia
foto: Reprodução / Instagram

Jogadores brasileiros voltam a pedir ajuda após ataques em Kiev, na Ucrânia

Neste sábado (26/2), os jogadores brasileiros e seus familiares, que seguem em um bunker na Ucrânia aguardando resposta do Governo do Brasil para auxiliá-los a sair do país, fizeram mais um vídeo - publicado nas redes sociais - relatando mais uma vez a situação em que se encontram e porque decidiram ficar no local, ao invés de procurar outros postos de ajuda ou tentarem fugir à pé.



O primeiro a falar foi Marlon, que joga como zagueiro do Shakhatar, e afirmou que todos estão cansados da situação. "Estamos ficando todos agoniados. A falta de alimentos, de fraldas, de leite tem aumentado. A gente não tem uma solução e tá muito difícil aqui para a gente".

Em seguida, os jogadores explicam que a única solução dada para eles de evacuação foi por um trem, mas afirmam que é difícil chegar até lá, por estarem próximos à Guerra. Até chegar ao trem ou ao metrô, a gente teria que andar um quilômetro, mais ou menos, com crianças, idosos. Não teríamos suporte da embaixada para chegar neste local com segurança. Todos concordam que fica inviável a gente chegar até lá e, por isso, tomamos a decisão de nos manter aqui, seguros, com vida, pelo risco que correríamos se chegássemos até lá", explicou Maycon, que joga como volante no Shakhtar.

Uma mulher, familiar de um dos jogadores, explica que no grupo - com cerca de 50 pessoas - existem pessoas mais velhas e muitas crianças de colo e que isso inviabiliza a saída do local. "A gente não quer luxo, a gente só quer profissionais que venham salvar e ajudar a gente".

Além disso, um dos homens compara a ação do Brasil à ação de evacuação dos jogadores de Portugal. "Nós acreditamos no governo brasileiro e sabemos que eles têm preocupação conosco, mas sem querer fazer um comparativo, enquanto isso a Embaixada portuguesa já efetivamente ofereceu veículos para um plano de fuga de seus cidadãos e enquanto isso nós estamos aqui, sem algo claro e tudo por nossa conta em risco", explica ele. "Como que nós iríamos para um trem e inclusive a Embaixada deixou claro que esse trem não garantiria que todos os cidadãos brasileiros pudessem realmente embarcar, andar dois quilômetros tendo vários tiros e bombas a 800 metros de nós, várias crianças, pessoas com idade. Então realmente a única opção que nós tivemos foi ficar aqui", completa ele.

"Estamos aguardando realmente algo efetivo, com funcionários, com profissionais, que realmente nos garantam a nossa integridade física para que nós possamos sair da Ucrânia", clamam eles.

Resposta do Governo

 
Após a postagem do primeiro vídeo do grupo na última quinta-feira (24), o embaixador do Brasil em Kiev, Norton Rapesta, afirmou que jogadores e familiares seriam evacuados, mas não deu detalhes de quando ou como isso vai acontecer.

Vale lembrar também que no mesmo dia o Itamaraty afirmou que ainda não tem um plano para resgatar brasileiros. Ao todo, 160 brasileiros já se cadastraram junto à Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, para serem evacuados, de acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Na data, o governo brasileiro informou que estuda implementar um plano de evacuação por via terrestre, mas que ainda não sabe quando isso pode ocorrer nem onde será o ponto de encontro definido.

Compartilhe