2

Após muita insistência, jogadores mineiros conseguem deixar a Ucrânia

Grupo de cinco brasileiros chegou à Polônia nesta terça-feira (1)

01/03/2022 10:18 / atualizado em 01/03/2022 10:45
compartilhe
Juninho, Vitória, Benjamim, Cristian Fagundes e Guilherme Smith escaparam da Ucrânia
foto: Reprodução

Juninho, Vitória, Benjamim, Cristian Fagundes e Guilherme Smith escaparam da Ucrânia


Foi muito sofrido e com muita insistência, mas os jogadores do Zorya, o atacante Guilherme Smith, de Juiz de Fora, e o meia Juninho, de Santana de Cataguases, conseguiram deixar a Ucrânia rumo a Polônia dentro de uma Van, nesta terça-feira (1).



Juninho ainda está acompanhado da mulher, Vitória Guimarães, e do filho pequeno, Benjamin. Outro atleta brasileiro também está com eles, o atacante gaúcho Cristian Fagundes.

"Bom dia, dia 1/3 ficará marcado em nossas vidas. Conseguimos atravessar para a Polônia e estamos todos bem. Deus honrou seu nome mais uma vez", escreveu Guilherme, no Instagram.

No momento em que passavam pela barreira que divide a Ucrânia da Polônia, Juninho fez um vídeo da mulher emocionada. "Conseguimos", vibrou o jogador.


Domingo


No domingo (27), eles foram barrados na fronteira porque não estavam de carro, uma vez que a travessia não pode ser feita a pé em determinadas regiões. "A gente chegou até a última cidade para passar para a fronteira, tem militar para todo lado, os meninos tentaram falar que eram brasileiros, os militares empurraram, eu tentei e eles empurraram, a gente está num posto, sem coberta, a gente não tem como voltar para trás (começou a chorar)", disse Vitória Guimarães.

Guilherme Smith desabafou nas redes sociais após o episódio e reclamou do tratamento recebido: "Esta noite foi a mais triste da minha vida e com certeza a pior. A divisa da Ucrânia com a Polônia não é nada do que falaram. Andamos 60 km para chegar lá, quando chegamos fomos tratados como lixo, ficamos na rua, quase congelamos. Não sabemos mais o que fazer nesta situação". 

Segunda


Nessa segunda (28), o trem no qual eles embarcariam foi cancelado. "Tivemos que voltar para o hotel, porque cancelaram o nosso trem. Caraca, nada dá certo. Orem aí pela gente, a gente está orando aqui pedindo a Deus para dar certo. Mas está complicado, nada dá certo. Não sei o que está acontecendo. Ninguém quer nos ajudar, nem a embaixada. Não sei o que faço mais", disse Guilherme Smith.

Origem


Juninho, de 26 anos, atuou por cinco jogos no Tupi, na temporada 2017. Natural de Santana de Cataguases, que fica entre Cataguases e Muriaé, na Zona da Mata mineira, jogou na Macedônia do Norte antes de ir para a Ucrânia. No Brasil, também vestiu as camisas do Metropolitano-SC e do Salgueiro-PE.

Já Guilherme Smith nasceu em Juiz de Fora, também na Zona da Mata de Minas Gerais. O centroavante de 18 anos não chegou a jogar no futebol mineiro. Nas categorias de base, passou pelo Botafogo, até se transferir para a Ucrânia precocemente.

Ambos atuam no Zorya, de Luhansk, região no leste da Ucrânia que tenta a independência. Focos da guerra, Donetsk e Luhansk são as duas províncias separatistas que têm apoio da Rússia. 

Compartilhe