UAI

2

Portugal sofre, mas bate Turquia e vai decidir vaga na Copa contra 'zebra'

Cristiano Ronaldo passa em branco, mas brasileiros mantêm o sonho lusitano de ir ao Catar. Decisão será com a Macedônia do Norte

24/03/2022 19:53
compartilhe
Cristiano Ronaldo e os companheiros fazem a festa depois da vitória sobre a Turquia
foto: Miguel Riopa/AFP

Cristiano Ronaldo e os companheiros fazem a festa depois da vitória sobre a Turquia


Liderado pelo astro Cristiano Ronaldo, Portugal fez o dever de casa no Estádio do Dragão, no Porto, e avançou na repescagem europeia para Copa do Mundo no Catar. Os portugueses tiveram dificuldades, mas bateram a Turquia por 3 a 1, nesta quinta-feira, e vão decidir a classificação contra a 'zebra' 
Macedônia do Norte, que eliminou a tetracampeã mundial Itália, em Palermo. 

Cristiano Ronaldo não deixou a marca, mas participou dos principais lances da partida. O luso-brasileiro Otávio abriu o placar, enquanto Diego Jota e outro brasileiro, Matheus Nunes, ampliaram. A Turquia marcou com Burak Yilmaz e teve a chance do empate, quando o placar estava em 2 a 2. Ele cobro pênalti confirmado pelo VAR por sobre a meta portuguesa. 

Portugal vai decidir a classificação para o Mundial no Catar diante da Macedônia do Norte, que protagonizou enorme zebra no futebol. Os macedônios, que nunca foram a uma ediçao da Copa, eliminaram a Itália, também nesta quinta-feira, em Palermo, com um gol aos 47min da etapa final. A Azzurra será ausência na Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva, a exemplo do que ocorreu na Rússia, em 2018.

O jogo decisivo entre Portugal e Macedônia do Norte será na terça-feira que vem, às 16h30 (de Brasília), novamente no Estádio do Dragão. O vencedor garantirá presença na Copa do Mundo. Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de 30min. Persistindo a igualdade, a definição ocorrerá nos pênaltis. 

O JOGO 

Portugal pressionou os turcos e foi premiado com o gol logo aos 14min. Cristiano Ronaldo passou a Bernardo Silva, que acertou a trave. No rebote, Otávio completou para as redes. Os lusitanos ampliaram aos 41min, com Diogo Jota, do Liverpool. 

Com boa vantagem, Portugal teria mais tranquilidade para conduzir a partida. O problema é que a Turquia descontou com o artilheiro Burak Yilmaz, aos 19, e ganhou fôlego para buscar o empate. Aos 38, depois de lance revisado pelo VAR, a arbitragem marcou pênalti para os turcos. Na cobrança, o mesmo Burak chutou por cima e desperdiçou a chance de igualar o placar. 

Como castigo para a Turquia, Portugal fechou o placar nos acréscimos, aos 48min. O luso-brasileiro Matheus Nunes recebeu na área e chutou para as redes, garantindo a sobrevivência dos lusitanos na repescagem. Assim, o atacante Cristiando Ronaldo manteve a esperança de disputar mais uma Copa do Mundo na carreira.

Compartilhe