UAI

2

Benfica e Porto fazem clássico que pode definir o Campeonato Português

Equipes se enfrentarão neste sábado (7), às 14h, no estádio da Luz, em Lisboa, pela penúltima rodada

07/05/2022 09:50 / atualizado em 07/05/2022 09:57
compartilhe
Benfica e Porto se enfrentam neste sábado, às 16h, no estádio da Luz
foto: Miguel Riopa/AFP

Benfica e Porto se enfrentam neste sábado, às 16h, no estádio da Luz

O Benfica recebe o Porto, neste sábado, pela 33ª e penúltima rodada do Campeonato Português. A bola rola a partir das 14 horas (de Brasília), no Estádio da Luz, em Lisboa, em partida que pode definir o campeão do torneio nacional.

O Porto, líder da competição com 85 pontos, está seis à frente do segundo colocado Sporting Lisboa. Um empate no clássico contra o Benfica é o suficiente para o time da Cidade do Porto levantar a taça do Português pela 30ª vez em sua história.
 
O maior campeão é justamente o adversário deste sábado, que conquistou o título 37 vezes. Caso seja derrotado, torcerá logo depois, a partir das 16h30, por um tropeço do Sporting contra o Portimonense, em Portimão.

O Benfica, por sua vez, não tem mais ambições no campeonato. Já está garantido em terceiro lugar, sem chances de mudança na tabela de classificação. Nesta posição, o time está classificado para a 3ª fase pré-eliminatória da próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, precedente à fase de grupos. Com isso, o principal objetivo da equipe é apenas impedir que o rival comemore o título em pleno Estádio da Luz, sua casa.

A expectativa é que as equipes entrem com força máxima, principalmente pelo lado do Porto, e, apesar de não ter mais grandes objetivos na temporada para o Benfica é sempre importante vencer um jogo desta dimensão.

Retrospecto recente do clássico


Dos últimos dez confrontos entre os clubes, o Benfica venceu apenas um, no dia 2 de março de 2019, pelo campeonato nacional. Desde então, foram sete vitórias do Porto, além de dois empates. O último duelo foi no dia 30 de dezembro de 2021, válido pelo primeiro turno do Campeonato Português desta temporada, e terminou com vitória portista por 3 a 1.

Confira os demais jogos deste final de semana no Campeonato Português:


Sábado

11:30 Estoril x Moreirense

Domingo

11:30 Gil Vicente x Tondela

11:30 Vizela x Marítimo

14:00 Braga x Arouca

16:30 Santa Clara x Paços Ferreira

Compartilhe