2

Uefa anuncia mudanças na Liga dos Campeões a partir de 2024

Competição terá fase inicial de oito rodadas, com 36 clubes, quatro a mais que o formato atual. É a reforma mais radical dos últimos 20 anos na Champions

10/05/2022 13:40
compartilhe
Mudança na Liga dos Campeões vai oferecer mais jogos para transmissão
foto: Paul ELLIS / AFP

Mudança na Liga dos Campeões vai oferecer mais jogos para transmissão


A Liga dos Campeões da Europa começará, a partir da temporada 2024-2025, com um minicampeonato de oito rodadas, com 36 clubes, frente aos 32 que disputam atualmente a fase de grupos em seis rodadas, anunciou nesta terça-feira (10) a Uefa. A reforma controversa oferecerá mais jogos para transmissão.



Ao término da reunião de seu comitê executivo, a organização adotou estas mudanças, com vagas adicionais atribuídas aos dois melhores países europeus na temporada precedente, uma concessão aos grandes campeonatos, e um terceiro clube classificado para o quinto país no índice Uefa, atualmente a França.

Essa reforma, a mais radical dos últimos 20 anos, foi decidida um ano depois da polêmica em torno da Super Liga europeia, projeto de competição privada lançado por vários clubes clubes, incluindo Liverpool e Real Madrid, que em 28 de maio farão a final da Champions desta temporada.

"Estamos convencidos de que o formato escolhido é harmonioso, que vai melhorar o equilíbrio das competições e garantir receitas sólidas que poderão ser redistribuídas, aumentando também a atratividade e a popularidade de nossas competições interclubes", disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

Com o aumento da primeira fase, o objetivo é satisfazer as emissoras, com 225 jogos no total, ao invés dos 125 atuais; os clubes, que terão renda pela venda de ingressos, inclusive em caso de eliminação precoce; e os  telespectadores, com jogos atrativos desde o início da competição.



Formato de disputa


Por outro lado, dois aspectos ainda levantam dúvidas, em um futebol europeu com um calendário já saturado e com desequilíbrio econômico.

Primeiro, o número de rodadas do minicampeonato, inicialmente fixado em 10, mas que foi reduzido para oito, e depois a atribuição das quatro novas vagas levando em conta o coeficiente Uefa, uma proposta que favorece os campeonatos mais fortes.

A organização aceitou uma concessão nos dois pontos, atribuindo duas das quatro vagas adicionais através da classificação dos respectivos campeonatos, e não diretamente aos melhores clubes.

Os oito primeiros times ao final da primeira fase irão se classificar para as oitavas de final, enquanto os que ficarem entre nono e 24º disputarão uma repescagem no formate de mata-mata.

A Uefa também decidiu que, com exceção da final, todos os jogos continuarão sendo disputados nos meios de semana.

A Liga Europa e a Liga Conferência também foram reformadas, com um formato semelhante ao da nova Champions.

Compartilhe