2

Ex-United, Phil Mulryne virou padre após se cansar da vida de jogador

Ordenado sacerdote em 2017, atualmente o ex-jogador supervisiona uma congregação na Igreja do Priorado de St. Mary em Cork, na Irlanda

12/01/2023 11:22 / atualizado em 12/01/2023 13:22
compartilhe
Phil Mulryne se tornou padre após cansar da vida de jogador
foto: Reprodução/Norwich

Phil Mulryne se tornou padre após cansar da vida de jogador

 
O ex-jogador do Manchester United Phil Mulryne decidiu seguir sua vocação religiosa depois de encerrar a carreira no futebol. Isso porque ele se viu "cansado de dinheiro e da atenção das mulheres". Mudando radicalmente de vida, atualmente supervisiona uma congregação na Igreja do Priorado de St. Mary em Cork. 

Natural da Irlanda do Norte, ele também passou pelos times Norwich, Cardiff, Leyton Orient e King's Lynn. A decisão de virar sacerdote se deu quando tinha 31 anos e atuava pelo Norwich.

Em 2009, Mulryne percebeu que estava insatisfeito com seu estilo de vida. "É difícil definir um momento específico (para a mudança). Diria que começou no meu último ano em Norwich. Eu não estava pensando nisso naquele momento, mas comecei a ficar insatisfeito com todo o estilo de vida que vinha levando", contou Mulryne ao antigo site do clube. 

Aos 45 anos, ele atende atualmente pelo título de reverendo padre Philip Mulryne, depois de ter sido ordenado sacerdote da Ordem Dominicana em 2017.

"Temos uma vida maravilhosa como jogador de futebol e fui muito privilegiado, mas descobri que, mesmo com todas as coisas ao meu redor, havia uma espécie de vazio. Fiquei bastante chocado: por que não estou feliz mesmo tendo o que todos os homens jovens querem?", disse. 

Phil Mulryne se aposentou aos 31 anos, em 2009
foto: Reprodução/Norwich

Phil Mulryne se aposentou aos 31 anos, em 2009

 

No auge da carreira, Phil Mulryne chegou a ganhar  600 mil libras esterlinas por ano, cerca de R$ 3,7 milhões. Ainda assim, resolveu tirar um tempo para si e foi para casa durante um ano, quando passou a se envolver mais com a igreja

"Fui voluntário em um abrigo para sem-teto por um tempo. Comecei a voltar à missa e comecei a rezar regularmente e simplesmente encontrei uma verdadeira sensação de realização com isso. O futebol tinha altos e baixos enormes e aqui estava algo que me dava uma constante sensação de contentamento", acrescentou. 

Ele se formou em filosofia pela Queen's University Belfast e em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana antes de se tornar sacerdote. Sua primeira missa foi realizada no dia 10 de julho de 2017 na St Oliver Plunkett Church, em Belfast.

Há quatro anos, Mulryne jogou uma partida beneficente pelo Norwich contra o Inter Forever e reencontrou antigos colegas do clube. 

Carreira


Phil Mulryne começou a carreia na equipe juvenil do Manchester United, em 1994. Ele se mudou dos Red Devils para o Norwich em 1999, onde teve passagem mais marcante. Mas foi em 2006 que o então jogador estampou manchetes após ser cortado inesperadamente da seleção de seu país. 

Às vésperas de um jogo contra a Inglaterra pelas eliminatórias da Copa do Mundo, Mulryne teria fugido da concentração e pernoitado bebendo em um bar. A informação é da BBC. Ainda assim, ele foi convocado 27 vezes para defender a Irlanda do Norte. 

Durante a carreira, venceu apenas dois títulos: FA Youth Cup (1994-95) pelo Manchester United e a Championship (2003-04) pelo Norwich City.


Compartilhe