2

Racismo: apoio a Vini passa por Ronaldo, Mbappé e fura a bolha do futebol

Governo federal anunciou que vai notificar autoridades da Espanha e La Liga após mais um caso de atos racistas contra o atacante brasileiro

22/05/2023 06:00 / atualizado em 22/05/2023 13:06
compartilhe
Richarlison prestou solidariedade a Vini Jr, vítima de racismo: 'Nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande'
foto: Reprodução/Twitter/Richarlison

Richarlison prestou solidariedade a Vini Jr, vítima de racismo: 'Nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande'



Vinícius Júnior, ídolo do Real Madrid, foi vítima de racismo mais uma vez em estádios da Espanha. Neste domingo (21), ouviu os torcedores do Valencia gritarem “macaco” para ele. O brasileiro ainda viu, após a partida, o presidente de La Liga, Javier Tebas, optar por criticá-lo em vez de se posicionar contra os atos racistas no Mestalla.

Embora tenha passado por tamanho constrangimento, entre os cânticos racistas em Valência à posição do presidente do Campeonato Espanhol, o craque recebeu apoio de diversas personalidades do mundo da bola, além dos grandes clubes brasileiros.
 


Nomes importantes como Neymar, Mbappé, Gabigol e Rio Ferdinand, ex-Manchester United, se posicionaram em solidariedade ao atleta do Real. Mas as mensagens de protesto mais marcantes vieram de Richarlison e Ronaldo.

– Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo... escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim - escreveu o atacante do Tottenham e companheiro de Vini na seleção brasileira.
 
 

– Até quando? Enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo. É inadmissível que árbitros, Federação e autoridades também fiquem sem ação e que torcedores aplaudam tamanho absurdo - publicou Ronaldo, que, além de lendário ex-jogador na Espanha, é presidente do Real Valladolid, clube da primeira divisão de La Liga. 

Entre os principais clubes brasileiros, além da própria CBF, 17 dos 20 times da Série A prestaram apoio: Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Santos, Grêmio, Vasco, Botafogo, Fluminense, Palmeiras, Athletico-PR, América-MG, Fortaleza, Bragantino, Goiás e Cuiabá. Até o momento, Coritiba, Bahia e Inter não se posicionaram sobre o caso.

Apoio a Vini Jr fura a bolha do futebol


Tal foi a gravidade dos atos racistas registrados no Mestalla que o caso ultrapassou a esfera do futebol. O governo federal anunciou que notificará as autoridades espanholas e La Liga
 
– Repudiamos mais uma agressão racista contra o @vinijr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências - publicou a pasta no Twitter.

O presidente Lula (PT) também publicou uma nota em solidariedade ao brasileiro

– Queria fazer um gesto de solidariedade ao Vini Jr, um jovem que certamente é o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre repetidas ofensas. Espero que a Fifa e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol - escreveu Lula, que também falou sobre o caso durante a cúpula do G7 no Japão.
 
 
 

Como se posicionou La Liga


A organização de La Liga se limitou a afirmar que solicitou as imagens disponíveis de Valencia x Real Madrid para investigar o ocorrido, e que tomará as ações oportunas “no caso de identificar algum delito de ódio”. 

– LaLiga também investigará as imagens em que se supostamente se proferiram insultos racistas contra Vinicius Jr no exterior do estádio de Mestalla - escreve o comunicado. 

A liga diz ser proativa em relação aos casos de racismo com o jogador, e, como argumento, afirma ter apresentado denúncias em nove ocasiões nas últimas duas temporadas ao Comitê de Competição da federação espanhola de futebol e a outras autoridades competentes.  
 
 

Compartilhe