2

Luís Castro: 10 fatos fascinantes sobre o novo técnico de Cristiano Ronaldo

Português, que vai deixar o Botafogo, já venceu o Real Madrid, foi comentarista na Copa do Mundo e tem marcas históricas

29/06/2023 14:48 / atualizado em 29/06/2023 15:59
compartilhe

Luís Castro ficou pouco mais de um ano no Botafogo
foto: Iconsport

Luís Castro ficou pouco mais de um ano no Botafogo

 

O técnico Luís Castro aceitou a proposta do Al Nassr, da Arábia Saudita, e vai deixar o Botafogo. O português, além do salário milionário, terá a oportunidade de comandar um dos maiores nomes do futebol mundial: o compatriota Cristiano Ronaldo.

 

Superesportes separou dez fatos fascinantes sobre o treinador, de 61 anos, que é mais um nome conhecido dos brasileiros a ir para o futebol saudita.

Fez o Botafogo voltar a liderar o Brasileirão após dez anos

 

Botafogo não ficava na primeira colocação do Campeonato Brasileiro desde 2013. O técnico português assumiu a liderança nesta temporada ao fim da terceira rodada, depois de vencer o Flamengo por 3 a 2, no Maracanã.

Terceira melhor campanha do Campeonato Brasileiro


Luís Castro estava fazendo história com o Botafogo neste início da Campeonato Brasileiro. Ao fim da 12ª rodada, a equipe tem a terceira melhor campanha da história da competição em pontos corridos.

 

Apenas dois times fizeram mais do que os 30 pontos conquistados pelo time carioca em 12 jogos: o Atlético-MG, em 2012, com 31, e o Corinthians, em 2017, com 32.

 

 

Comentarista de televisão

Em 2022, na Copa do Mundo do Catar, Luís Castro trocou a beira do gramado pelos estúdios de televisão. O português foi contratado especial do SporTV para participar do programa "Seleção Catar" e comentar o Mundial. Ele foi muito elogiado nas redes sociais.

"Previsão" sobre Croácia x Brasil

Em uma das participações no SporTV, Luís Castro deu uma aula tática e fez praticamente uma previsão sobre o que aconteceria no duelo entre Croácia e Brasil, pelas quartas de final da Copa do Mundo, que acabou com a eliminação da seleção brasileira.

 

 

Aluno de curso superior

Luís Castro não é um estudioso apenas no meio do futebol. O português chegou a cursar dois anos de Física na Universidade de Coimbra. 

 

 

Semifinalista da Liga Europa

O treinador fez uma boa campanha e foi semifinalista da Liga Europa, segundo torneio de clubes mais importante do continente, na temporada de 2019/20. 

 

O Shakhtar Donetsk, então comandado por ele, foi eliminado pela Inter de Milão. O time ucraniaco terminou o torneio na quarta colocação. 

"Pai" do Real Madrid

A definição é exagerada, mas pode ser utilizada para chamar atenção no currículo de Luís Castro. Em 2020, Shahktar Donetsk e Real Madrid estiveram no mesmo grupo da Liga dos Campeões.

 

O clube merengue era comandado por Zidane; o time ucraniano, pelo português. E o Shakhtar venceu as duas partidas: por 3 a 2 na Espanha, e por 2 a 0 na Ucrânia.

Experiência como diretor

Além do trabalho à beira do gramado, Luís Castro tem experiência como diretor. No Porto, ele foi diretor técnico da base entre 2006 e 2014. A missão era de liderar mais de 20 treinadores de formação. 

Ex-lateral-direito

Luís Castro pode dizer que tem conhecimento em quase todas as áreas do futebol. Antes de ser treinador e diretor, o português foi atleta.

 

Ele era lateral-direito, mas teve uma carreira sem muito destaque. Passou por equipes como União de Leiria e Vitória de Guimarães.

 

 

Cristiano Ronaldo na chegada ao Al Nassr
foto: Iconsport

Cristiano Ronaldo na chegada ao Al Nassr

Moral com Cristiano Ronaldo

O técnico também pode se gabar de ter moral com Cristiano Ronaldo, seu futuro comandado. Segundo o colunista Bruno Andrade, do UOL, o atacante ligou para o treinador a fim de convencê-lo a assumir o Al Nassr.

 

De acordo com o jornalista, o jogador sabe da "valência" de Luís Castro, acostumado a criar projetos e reestruturar clubes.


Compartilhe