2

Vini Jr relembra caso de racismo e diz que vai 'lutar por quem não tem voz'

Jogador pediu para fazer um pronunciamento nesta quinta-feira (15), antes das entrevistas coletivas da seleção brasileira

15/06/2023 15:39 / atualizado em 15/06/2023 16:06
compartilhe
Vini Jr está com a seleção brasileira para dois jogos amistosos nesta Data Fifa
foto: Iconsport

Vini Jr está com a seleção brasileira para dois jogos amistosos nesta Data Fifa


 
O atacante Vini Jr, que está com a seleção brasileira em Barcelona, na Espanha, pediu para falar com a imprensa nesta quinta-feira (15), antes das entrevistas coletivas do goleiro Ederson e do zagueiro Marquinhos. Ele usou a ocasião para agradecer o apoio que recebeu após o caso de racismo sofrido no último mês, no jogo do Real Madrid contra o Valencia, pelo Campenato Espanhol. O jogador também afirmou que vai seguir lutando por quem não tem a mesma oportunidade de voz que ele.

— Venho aqui agradecer a todos que estiveram comigo desde o episódio que aconteceu no jogo contra o Valencia. O presidente, junto com a CBF, o Infantino (presidente da Fifa), que também esteve conosco. Todos sempre dando a maior força, todos os clubes do Brasil, todas as pessoas do Brasil e do mundo que estão comigo e me dando força para eu seguir nessa batalha — começou Vini Jr.
 
O jogador tem consciência de que a voz dele, como um dos principais atletas do mundo, ecoa e pode ajudar a tornar o mundo mais justo e sem preconceitos.
 
— É necessário alguém que possa seguir firme para cada vez mais diminuir [o racismo]. E eu quero seguir isso por todos os jovens, todas as pessoas que sofrem e não têm a voz que eu tenho. Eu quero seguir junto com vocês — afirmou. 
 

 

Vini Jr relembrou uma entrevista que deu há algum tempo em que disse ter o desejo de que todos os brasileiros torçam por ele. O jogador do Real Madrid acredita estar cada vez mais perto desse objetivo.

 

 

 

— Vejo todos na internet me dando muito apoio, me acompanhando, me desejando sorte não só no futebol, mas também fora dele. E pessoas de outros meios que antes não me acompanhavam começaram a me acompanhar. Eu fico feliz com isso. Cada vez mais eu vou seguir firme por todos aqueles que não têm oportunidade de lutar — disse.

 

O atleta também relembrou e agradeceu a formação que teve pela família e pelo Flamengo, clube que o revelou.  

 

— Sempre trabalhei calado e hoje eu tenho a oportunidade de ter a força para poder falar de um assunto muito importante. Quero agradecer a todos vocês e que possamos seguir juntos até o fim — completou.

Casos de racismo contra Vini Jr

O brasileiro Vini Jr já foi alvo de racismo ao menos dez vezes desde que chegou ao futebol espanhol, em 2021. O caso mais recente aconteceu em 21 de maio, no duelo entre Valencia e Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol. Parte da torcida local entoou cânticos o chamando de "mono", que em espanhol significa "macaco".

 

O caso foi o que mais repercutiu, e Vini Jr recebeu apoio de diferentes meios. O governo brasileiro cobrou providências das autoridades e anunciou uma notificação para a Espanha e La Liga

Amistosos da seleção brasileira

A seleção brasileira está reunida para disputar dois amistosos nesta Data Fifa. No sábado (17), o Brasil enfrenta a Guiné, às 16h30, em Barcelona, na Espanha. Será a primeira vez que a seleção vai jogar com um uniforme preto, justamente em protesto contra o racismo. 

 

No domingo (20), o time canarinho vai enfrentar Senegal, em Lisboa, em Portugal, às 16h.

 

 


Compartilhe