2

Morre Michel Spadano, autor do primeiro gol televisionado pela TV Itacolomi

Ex-atacante do Siderúrgica faleceu nesta quarta-feira, aos 91 anos

28/07/2021 14:04
compartilhe
Spadano era o último remanescente do time do Siderúrgica de 1956
foto: Divulgação

Spadano era o último remanescente do time do Siderúrgica de 1956


O futebol mineiro deu adeus a mais um nome histórico. Michel Spadano faleceu, nesta quarta-feira, aos 91 anos, após sofrer um infarto. O corpo do ex-atacante do Siderúrgica está sendo velado na Santa Casa de Sabará. O sepultamento será realizado no cemitério da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, às 16h.
O ex-centroavante é dono de uma marca única. Em 15 de janeiro de 1956, coube a Spadano cravar seu nome na história como autor do primeiro gol transmitido em um jogo, ao vivo, pela TV Itacolomi - a pioneira nesse quesito em Minas Gerais. Na ocasião, o Siderúrgica venceu o Villa Nova por 2 a 1, num grande clássico da época. 

A equipe da primeira transmissão contou com Cleto Filho (narrador), Ulbiano Chaves e Benedito Adami (comentários), Barroca Marinho (diretor de TV), Adauto Machado (supervisão técnica), Pedro Esteves (chefe de operações), Omar Cirilo (controle de câmera), Dario Assunção e Carlos Sampaio (câmeras), Antônio Dalsecco (eletricista), Valdemar Gerson e José Domingos (microondas).

Ao Superesportesem 2016, Spadano lembrou como foi o jogo. Segundo ele, o primeiro gol saiu logo aos dois minutos e meio de partida: "O Omar caiu pela direita, passou pelo Canhotinho, lateral-esquerdo do Villa, e cruzou. Saltei no meio da zaga, entre o Siemens e o Anísio, e cabeceei, sem chances para Dick, o goleiro". Aos 21 minutos, Omar fez o segundo, num chute forte de fora da área. O Villa só descontaria aos 20' do segundo tempo, com Vaduca.

Spadano era o único remanescente daquele time do Siderúrgica. Desde 1986, ele presidia a Associação dos Aposentados de Sabará. Foi na gestão dele que a entidade adquiriu sua sede, na antiga concentração do clube, com a ajuda da Belgo. Também foi com ele que a associação se modernizou. Michel era considerado uma personalidade de Sabará.


Compartilhe