2

Kalil diz que partiu dele volta de torcida em BH: 'Deu no que deu'

Prefeitura de BH recuou sobre jogos de futebol com público após cenas em Atlético x River Plate, pela Libertadores, e Cruzeiro x Confiança, pela Série B

23/08/2021 10:05 / atualizado em 23/08/2021 13:44
compartilhe
Alexandre Kalil durante entrevista coletiva nesta segunda-feira
foto: Leandro Couri/EM/DA Press

Alexandre Kalil durante entrevista coletiva nesta segunda-feira

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) afirmou nesta segunda-feira que descumprimentos de normas sanitárias foram cruciais para a nova proibição a respeito da realização de jogos de futebol com presença de público na capital. Kalil, que presidiu o Atlético entre 2008 e 2014, também afirmou que a tentativa da retomada de torcedores partiu dele. A decisão de vetar novamente torcedores nas arenas foi tomada nesse domingo, após dois eventos-teste ao longo da semana passada.

"Diferentemente da paixão com futebol que eu tenho, todos sabem, parece que os clubes vieram à Prefeitura de Belo Horizonte, qualquer um de seus dirigentes seja qual for, e pediram o evento-teste do futebol. É muito importante para as torcidas saberem que isso, como estamos falando de futebol, foi iniciativa do Alexandre Kalil, que pediu ao Comitê de Enfrentamento para dar uma oportunidade para a gente saber se dava para voltar o futebol", disse.

"Prestem atenção: nenhum dirigente de nenhum clube de Belo Horizonte esteve, via ofício, via pessoalmente, via telefonema, pedindo ou pensando na torcida de futebol. Fico absurdado como, de repente, parece que estamos fechando unilateralmente o futebol. As torcidas e a população têm que saber que nós abrimos o futebol unilateralmente. Depois que decidimos que o futebol merecia uma chance, chamamos o clube para colocar os protocolos, que infelizmente, que infelizmente, deu no que deu", começou Kalil, em entrevista coletiva.

Uma reunião organizada pela Prefeitura de BH entre representantes do governo municipal, clubes de futebol – América, Atlético e Cruzeiro – e Minas Arena (concessionária responsável pela gestão do Mineirão) estava prevista para as 9h desta segunda. Contudo, o encontro foi desmarcado com a decisão tomada pela prefeitura já no fim de semana.

"Todo mundo assistiu, o Brasil todo assistiu, foi matéria nacional, foi colocado como um verdadeiro escândalo nacional, mas não vamos culpar ninguém não. Se não conseguiram numerar as cadeiras, se o Minas Arena não estava preparado e colocou site para vender ingresso no dia do jogo, se o torcedor não usa máscara, se aglomera em bar, enfim. Hoje foi até divulgado pela imprensa que, obviamente, não tinha 16 mil pessoas no Mineirão, e modéstia à parte eu conheço pouca coisa na vida, mas de futebol eu conheço, não tinha mesmo", destacou o prefeito de BH, sobre o jogo entre Atlético 3 x 0 River Plate.

Ele completou: "Aí nós refizemos o protocolo no modelo Copa do Mundo, e fizemos, na sexta-feira, o jogo do Cruzeiro. Só subindo com ingresso, todos aqueles protocolos mais rígidos, com muita fiscalização, e fracassou novamente, e fracassou novamente. O América não jogou porque não quis, diz que vai seguir o protocolo da CBF".



Testes falharam


O Mineirão foi o palco dos dois eventos-teste. O primeiro jogo ocorreu na última quarta-feira (18), entre Atlético e River Plate, da Argentina, pela volta das quartas de final da Copa Libertadores.

Atlético x River Plate: fotos da torcida do Galo na volta ao Mineirão

Mesmo com uma série de restrições e regras pré-estabelecidas, a partida registrou aglomeração e desobediência às normas.

Diante do observado na quarta, a Prefeitura de BH se reuniu com os representantes para breves correções visando à partida entre Cruzeiro e Confiança, na última sexta (20), pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro x Confiança: fotos do jogo com a volta da torcida ao Mineirão

As cenas, contudo, foram semelhantes às do jogo entre Atlético e River, mas em menor escala.

O Mineirão, que geralmente divulga o público pagante e presente ainda com o jogo em andamento, ainda não divulgou esse dado. O Cruzeiro, mandante do jogo, também ficou de informar no sábado o número de torcedores, mas ainda não se manifestou.

Compartilhe