2

Tombense busca inédito título da Série C neste sábado diante do Ituano

Na primeira partida da final, em Tombos, Tombense e Ituano ficaram no 1 a 1.

20/11/2021 05:00 / atualizado em 20/11/2021 01:08
compartilhe
Tombense visita o Ituano, neste sábado, em busca de segundo título nacional
foto: Victor Souza/Tombense

Tombense visita o Ituano, neste sábado, em busca de segundo título nacional



Grande força do interior de Minas Gerais nos últimos anos, o Tombense busca neste sábado o inédito título da Série C do Campeonato Brasileiro. O Gavião-Carcará, de Tombos, visita o Ituano a partir das 17h, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, e precisa do triunfo para erguer mais uma taça nacional. Em 2014, o clube da Zona da Mata mineira foi campeão da Série D ao bater o Brasil de Pelotas.

Na primeira partida da final, em Tombos, Tombense e Ituano ficaram no 1 a 1. O resultado no interior de Minas também obriga a equipe paulista a vencer para se sagrar campeã dentro de casa. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.

O Ituano já teve o gostinho de conquistar a Série C. Em 2003, o clube levou a melhor num quadrangular com Santo André, Botafogo-PB e Campinense-PB para ficar com a taça. Aquele foi o maior feito em sua história de 74 anos.

Tombense quer mais


Apesar de o Tombense já ter conquistado o seu grande objetivo no ano, que era o acesso à Série B de 2022, o presidente Lane Gaviolle não esconde a ambição de festejar neste sábado a maior conquista do clube em 114 anos de existência.

"O clima está muito bom. A expectativa é muito boa, já que a gente já conseguiu o acesso. Mas o título é muito importante para a gente fechar com chave de ouro e conquistar dois títulos brasileiros. Já conquistamos a Série D (2014), e o título da Série C seria muito importante, para o Tombense e para os jogadores", disse.
 
A pequena cidade de Tombos, com pouco mais de 7 mil habitantes, está em festa com a fase do time e a chance de voltar a chamar atenção do país por meio do futebol. "O título e o acesso têm mexido com todo mundo da região. O Tombense é o time que, hoje, representa a Zona da Mata. É um time que está no campeonato nacional. Em questão de diretoria, comissão, é da mesma forma dos jogadores: sensação de dever cumprido. Ter feito uma boa temporada no mineiro e no brasileiro. Agora é fechar a temporada com chave de ouro, se tornando campeão", completou o presidente Tombense, em entrevista ao Superesportes .


Campanhas


Até o momento, a campanha do Tombense registra nove vitórias, 12 empates e quatro derrotas em 25 apresentações, com 31 gols a favor e 21 gols contra.

Na primeira fase da Terceirona, o Gavião-Carcará foi o segundo do Grupo A, com 27 pontos. Na segunda fase, liderou o Grupo D, com 11 pontos.

O Ituano, por sua vez, foi o segundo do Grupo B na primeira fase, com 33 pontos. Na segunda, liderou o Grupo C, com 13 pontos.

Times


Para a finalíssima, o time paulista, dirigido por Mazola Júnior, não terá desfalques e contará com o retorno do atacante João Victor. Ele cumpriu suspensão automática no jogo de ida da decisão.

Comandado por Rafael Guanaes, o Tombense também irá a campo com força máxima neste sábado, às 17h, no Estádio Novelli Júnior, em Itu. 

As grandes esperanças do time mineiro para levantar a taça fora de casa são os atacantes Everton Galdino e Rubens, que têm oito e sete gols na Série C, respectivamente. 

Desempenho recente


Na segunda fase da competição, o time de Tombos mostrou que não se intimida fora de casa e teve 100% de aproveitamento como visitante (três vitorias). Nesta mesma etapa, o Ituano foi superado uma vez e venceu dois jogos no Novelli Júnior.

FICHA TÉCNICA
 
ITUANO X TOMBENSE

Ituano
Pegorari; Pacheco, Mateus Silva, Matheus Mancini e Mário Sérgio; Jiménez, Igor Henrique e Gerson Magrão; João Victor, Tiago Marques e Fernandinho. Técnico: Mazola Jr.
 
Tombense
Felipe Garcia; David, Moisés, Roger Carvalho e Manoel; Luiz Otávio, Eduardo Neto, Marquinhos e Jean Lucas; Everton Galdino e Rubens. Técnico: Rafael Guanaes.

Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu-SP
Data/hora: Sábado, dia 20/11, às 17h (de Brasília)
Motivo: jogo de volta da final da Série C do Brasileiro
 
Árbitro: Anderson Daronco (RS/FIFA)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau (RS)

Compartilhe