2

Campeão do Troféu Inconfidência, Pouso Alegre quer repetir campanha em 2022

Dragão disputará quatro competições nesta temporada, sendo duas delas de nível nacional

18/01/2022 05:00 / atualizado em 18/01/2022 10:10
compartilhe
Pouso Alegre conquistou o Troféu Inconfidência em 2021
foto: BHFOTO/ FMF/ Divulgação

Pouso Alegre conquistou o Troféu Inconfidência em 2021

 
O Pouso Alegre quer reeditar em 2022 a grande campanha que fez no Campeonato Mineiro do ano passado. Mesmo sem jogadores de renome, o atual campeão do Troféu Inconfidência espera assegurar, novamente, vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2023. A equipe também se prepara para a disputa dessas duas competições. No Estadual, a principal meta é chegar entre os oito melhores na classificação.
 
Em contato com o Superesportes, o presidente Paulo da Pinta afirmou que o clube tem grandes pretensões nesta edição do Mineiro. Segundo ele, o Pouso Alegre não pensa em briga contra o rebaixamento ao Módulo II.
 
“Os principais objetivos do Pouso Alegre neste ano no Mineiro são fazer uma boa campanha e, principalmente, brigar para ficar entre o quinto e oitavo lugares. Isso nos dá a possibilidade de lutar por competições nacionais, que são a Série D do Brasileiro e a Copa do Brasil. Além disso, você também fica longe daquela disputa para ver quem vai ser rebaixado ao Módulo II. O Pouso Alegre não pensa este ano em rebaixamento. A gente sabe da dificuldade do campeonato, respeitamos todos os adversários, os clubes do interior se equivalem bastante”, disse.
 
Em 2021, a equipe do Sul de Minas coroou a excelente temporada após 28 anos sem disputar o Módulo I com o título do Troféu Inconfidência. Antes de chegar ao mata-mata, o Pousão terminou a primeira fase do Mineiro na sexta colocação, com 15 pontos - quatro vitórias, três empates e quatro derrotas (45,45% de aproveitamento).
 

Veja as principais contratações dos clubes para o Mineiro 2022

 
Já na semifinal do torneio adjacente ao Mineiro, mediu forças com a Caldense em jogo único disputado no estádio Manduzão, em Pouso Alegre. Após empate por 0 a 0 no tempo normal, a classificação para a final foi definida nos pênaltis, vencidos pelo Pousão por 6 a 5. Na decisão contra a URT, outro empate por 0 a 0. Nas penalidades, vitória do time do Sul de Minas por 4 a 2.
 
O título garantiu ao Dragão o direito de disputar três competições em 2022. A primeira será a Recopa Mineira contra o Tombense, campeão do interior. Na Copa do Brasil, o adversário da primeira fase será o Paraná, no Manduzão, em Pouso Alegre. Se vencer, enfrentará na etapa seguinte o vencedor de Bahia de Feira-BA x Coritiba. Já na Série D, o Pouso Alegre aguarda o sorteio dos grupos para conhecer seus adversários.
 

Mudanças na equipe

 
Para esta temporada, a diretoria confia no trabalho do técnico Cléber Gaúcho para conduzir a equipe às metas estipuladas. Antes de assinar contrato com o clube mineiro, o treinador estava no comando do Brasil de Pelotas-RS na disputa da Série B do Brasileiro de 2021. Ele também soma passagens por Grêmio Anápolis-GO, Velo Clube-SP e XV de Piracicaba-SP.
 
Dentro de campo, a reformulação foi grande. Na tentativa de qualificar o elenco para o Mineiro, o Pouso Alegre contratou 21 jogadores. Apenas seis atletas que integraram o grupo no Estadual de 2021 permaneceram: o goleiro Cairo, o zagueiro Danilo, os laterais-direitos Lucas Rodrigues e Nando, o lateral-esquerdo Foguinho e o meia Pedrinho.
 
“Em relação aos investimentos, o Pouso Alegre perdeu alguns patrocinadores, mas conseguiu outros. Nossas finanças estão equilibradas e nosso pagamento está em dia. Esperamos que esse acerto com a TV Globo possa ajudar os clubes, apesar de ser quase 50% menor do que o contrato de 2021. Certamente, ajuda os clubes a pagar as folhas salariais e as despesas”, declarou Paulo da Pinta.
 

Recopa Mineira

 
A estreia do Pouso Alegre no Mineiro será diante do Tombense, na quarta-feira (26), às 15h, no estádio Antônio Guimarães de Almeida, o Almeidão, em Tombos, na Zona da Mata. O confronto também será válido pela Recopa Mineira.
 
Pouso Alegre deu início à pré-temporada 2022 em dezembro do ano passado
foto: Chiarini Junior/Pouso Alegre

Pouso Alegre deu início à pré-temporada 2022 em dezembro do ano passado

 
O presidente do clube acredita em confronto complicado diante do Tombense, mas espera que o time saia de campo com mais um troféu. “Esperamos que a gente possa iniciar bem o campeonato para fazer uma boa competição. Já na estreia temos um jogo difícil com o Tombense, equipe que conseguiu o acesso à Série B do Brasileiro. Eles já tinham um time bom, certamente se reforçaram e virão melhor ainda este ano”, pontuou.
 
O Dragão deu início à pré-temporada 2022 em dezembro do ano passado. No período preparatório para o Mineiro, disputou duas partidas amistosas: empate por 2 a 2 com o Palmeiras, na Academia de Futebol do clube paulista, em São Paulo; e derrota por 2 a 1 para o Velo Clube, em Rio Claro-SP.
 

Pouso Alegre 

 
Nome completo: Pouso Alegre Futebol Clube 
Fundação: 1913
Posição no Mineiro de 2021: 6ª posição
Presidente: Paulo da Pinta
Técnico: Cléber Gaúcho
Principais contratações: Luanderson, Rodrigo Figueiredo e Bruno Moraes
 

Elenco

 
Goleiros:
Cairo e Thiago Valle
Zagueiros:
Caio Talarico, Danilo, Doni, Luanderson e Maycon
Laterais-direitos:
Lucas Rodrigues e Nando
Laterais-esquerdos:
Carlinhos e Foguinho
Volantes:
Fraga, Gledson, João Goes, Luan e Samuel Andrade
Meias:
Iago, Pedrinho, Rafinha e Rodrigo Figueiredo
Atacantes:
Bruno Moraes, Ebere, Gabriel Reis, Gabriel Pereira, Igor Eto’o, João Marcos e Tales

Compartilhe