2

Athletic publica nota de repúdio sobre pênalti marcado a favor do Atlético

Equipe de São João del-Rei se manifestou contra a marcação da arbitragem no duelo dessa terça-feira, no Mineirão, pelo Estadual

16/02/2022 19:39 / atualizado em 16/02/2022 20:14
compartilhe
Athletic faz nota de repúdio contra pênalti marcado a favor do Atlético, no Mineirão
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Athletic faz nota de repúdio contra pênalti marcado a favor do Atlético, no Mineirão


O Athletic emitiu nota de repúdio quanto à marcação do pênalti a favor do Atlético no duelo dessa terça-feira (15), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro. O atacante Hulk converteu a cobrança e deu a vitória para o Galo por 1 a 0.

A marcação do árbitro Paulo César Zanovelli foi determinante para o resultado da partida, já que o pênalti foi assinalado aos 45 minutos do segundo tempo. No lance em questão, o atacante Ademir se chocou com o zagueiro Sidimar dentro da área.



"O Athletic Club manifesta sua total indignação com a atuação da equipe de arbitragem composta pelos Srs. Paulo César Zanovelli da Silva, Felipe Alan Costa de Oliveira, Magno Arantes Lira e Daniel da Cunha Oliveira Filho, responsáveis pela condução da partida contra o Clube Atlético Mineiro ocorrida no dia 15 de fevereiro de 2022.

Nos acréscimos do segundo tempo, o árbitro principal marcou pênalti a favor da equipe mandante em razão de suposta falta cometida por Sidimar em Ademir, oportunidade convertida por Hulk e que decretou a vitória do clube da capital.

Trata-se de jogada normal, em lance no qual, sem dúvida alguma, o zagueiro apenas utiliza seu corpo com força compatível para proteger a bola e possibilitar a sua recuperação pelo goleiro Pedro Rocha.

Importante destacar que, na disputa de bola anterior ao lance em questão, o árbitro faz nítido movimento indicando que iria marcar falta de Hulk em Kadu. Contudo, ao observar o trajeto da bola, opta por dar continuidade e, logo em seguida, assinala o pênalti.

A falha grotesca da arbitragem interfere não apenas no resultado desta partida específica, mas prejudica todo o trabalho a longo prazo que vem sendo desenvolvido pelo Athletic Club, que tem o Campeonato Mineiro Sicoob 2022 como a principal competição da equipe profissional.

Espera-se que os resultados sejam determinados exclusivamente pelo desempenho esportivo dentro de campo, não tendo como protagonistas aqueles que supostamente estão presentes para assegurar a condução imparcial, ética e em conformidade com os regulamentos.

Dessa forma, em respeito ao esporte, aos seus atletas, aos torcedores e à sua centenária história, o Athletic Club manifesta seu profundo descontentamento com a atuação da equipe de arbitragem e espera que a Federação Mineira de Futebol adote as medidas cabíveis para que erros como este não prejudiquem mais o espetáculo", repudiou o time.

Nas redes sociais, o perfil do Athletic já havia se pronunciado contra a marcação do árbitro Paulo César Zanovelli. O pênalti gerou revolta também nos torcedores que acompanhavam a partida.


"MEU DEUS, @FMF_Oficial!!! ONDE FOI PÊNALTI ISSO?????????", protestou o Twitter oficial do Athletic.


"Final de jogo. Com gol nos acréscimos, em um pênalti completamente duvidoso, assinalado pelo Sr. Paulo Cesar Zanovelli da Silva, @Atletico vence por 1 a 0, no @Mineirao. Parabéns pela partida, Guerreiros! Seguimos cada vez mais fortes!", publicou o perfil da equipe de São João del-Rei.

Após erros de arbitragem no duelo entre Cruzeiro e América, pela 3ª rodada do Estadual, a Federação Mineira de Futebol (FMF) afastou o juiz Ricardo Marques Ribeiro e o auxiliar Marcyano da Silva Vicente. Até o momento a FMF não se pronunciou sobre o que ocorreu entre Atlético e Athletic.
 
Vale constar que os jogos da fase de classificação do Campeonato Mineiro não têm o auxílio do VAR (árbitro de vídeo). A tecnologia será implementada apenas na fase final da competição.
 
Com o resultado, o Atlético é o novo líder do Campeonato Mineiro, com 16 pontos - um à frente do Cruzeiro, que tem um jogo a menos. Com 13, o Athletic segue na terceira posição. 

Compartilhe