2

Galo praticamente garante liderança do Mineiro; Cruzeiro e Athletic sonham

Atlético venceu Democrata-GV por 1 a 0 neste sábado e abriu seis pontos de vantagem em relação aos concorrentes; veja os cálculos

12/03/2022 19:03 / atualizado em 12/03/2022 19:10
compartilhe
Atlético venceu o Democrata-GV por 1 a 0 neste sábado e praticamente garantiu liderança do Mineiro
foto: Pedro Souza/Atlético

Atlético venceu o Democrata-GV por 1 a 0 neste sábado e praticamente garantiu liderança do Mineiro

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Democrata-GV neste sábado, o Atlético praticamente assegurou a liderança do Campeonato Mineiro ao fim da fase inicial. Athletic (vice-líder) e Cruzeiro (terceiro colocado) ainda sonham com a ponta. O Superesportes explica os cálculos para cada time.



Cenário atual

Líder, o Atlético chegou aos 25 pontos em dez partidas disputadas e tem mais um jogo a fazer na primeira fase do Estadual. São seis pontos a mais que os 19 de Athletic e Cruzeiro, equipes que ainda têm duas partidas a realizar. Veja como está a classificação atualmente:

  1. Atlético - 25 pontos, dez jogos, saldo de 15 gols (20 marcados e cinco sofridos)
  2. Athletic - 19 pontos, nove jogos, saldo de nove gols (13 marcados e quatro sofridos)
  3. Cruzeiro - 19 pontos, nove jogos, saldo de sete gols (15 marcados e oito sofridos)

Jogos restantes para cada time

  • Atlético

Atlético x Caldense (11ª rodada) - 19/3, às 16h30, no Mineirão

  • Athletic

Caldense x Athletic (10ª rodada) - 13/3, às 11h, no Ronaldão
Athletic x Villa Nova (11ª rodada) - 19/3, às 16h30, no Joaquim Portugal

  • Cruzeiro

Cruzeiro x Pouso Alegre (10ª rodada) - 13/3, às 17h30, no Mineirão
Patrocinense x Cruzeiro (11ª rodada) - 19/3, às 16h30, no Pedro Alves do Nascimento

Atlético

Primeiro, vamos explicar o cenário do Atlético. Para garantir a liderança sem depender de outros resultados, o time alvinegro precisa pelo menos de um empate contra a Caldense no próximo sábado, no Mineirão.

Há, porém, outros cenários que garantiriam a ponta ao Galo mesmo em caso de derrota na última rodada. Para isso, é preciso que Athletic e Cruzeiro percam ponto nas partidas que restam.

Se os perseguidores (ou um deles) vencerem os dois jogos restantes e o Atlético perder, a liderança permaneceria em mãos alvinegras caso o Galo termine com saldo de gols melhor.

Democrata-GV x Atlético: veja fotos do jogo



Athletic

Para terminar a fase inicial na liderança, o Athletic precisa, antes de qualquer coisa, vencer os dois jogos e torcer por uma derrota do Atlético para a Caldense.

Nesse cenário, o time do interior ficaria na liderança se superasse o Galo no saldo de gols. É preciso, ainda, que o Cruzeiro perca ao menos um ponto (ou ganhe os dois jogos e tenha saldo inferior ao do Athletic).

Cruzeiro

O cenário para o Cruzeiro é exatamente o mesmo do Athletic. Para terminar a fase inicial na liderança, precisa, antes de qualquer coisa, vencer os dois jogos e torcer por uma derrota do Atlético para a Caldense.

Nesse cenário, a Raposa ficaria na liderança se superasse o Galo no saldo de gols. É preciso, ainda, que o Athletic perca ao menos um ponto (ou ganhe os dois jogos e tenha saldo inferior ao do Cruzeiro).
Compartilhe