2

Atlético x Cruzeiro: relembre o 1º clássico meio a meio no novo Mineirão

Partida válida pelo Campeonato Mineiro foi disputada em 3 de fevereiro de 2013 e levou 59.968 torcedores ao Gigante da Pampulha

31/03/2022 06:00 / atualizado em 31/03/2022 11:12
compartilhe

Ronaldinho Gaúcho e Leandro Guerreiro estiveram em campo no primeiro clássico entre Atlético e Cruzeiro no novo Mineirão
foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press

Ronaldinho Gaúcho e Leandro Guerreiro estiveram em campo no primeiro clássico entre Atlético e Cruzeiro no novo Mineirão

 

A final do Campeonato Mineiro de 2022 será disputada neste sábado (2/4), às 16h30, no Mineirão. Este será o terceiro duelo entre Atlético e Cruzeiro com torcida meio a meio desde a reabertura do estádio, há nove anos. Devido às reformas para a Copa do Mundo de 2014, o Gigante da Pampulha ficou fechado por 972 dias entre os meses de junho de 2010 e fevereiro de 2013, quando ocorreu o clássico de reinauguração. 

 

Fotos do clássico entre Cruzeiro e Atlético

 

 

No dia de 3 daquele mês, a Raposa venceu o Galo por 2 a 1, em partida adiantada da terceira rodada do Estadual. Os gols do time celeste foram marcados por Dagoberto e Marcos Rocha (contra), e o do Alvinegro por Araújo.

Ao todo, 59.968 torcedores (52.989 pagantes) estiveram presentes para assistir ao primeiro clássico do novo Mineirão, que teve renda de R$ 3.677.635. 

 

Relembre as escalações de Cruzeiro 2 x 1 Atlético, pelo Campeonato Mineiro de 2013:

 

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Paulão e Egídio; Nilton, Leandro Guerreiro, Everton (Alisson), Ricardo Goulart (Dagoberto) e Everton Ribeiro (Tinga); Anselmo Ramon

Técnico: Marcelo Oliveira

 

Atlético: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre (Gilberto Silva), Leandro Donizete (Serginho), Ronaldinho Gaúcho e Araújo (Alecsandro); Bernard e Jô 

Técnico: Cuca

 

As situações de Cruzeiro e Atlético no início de 2013

 

Até a disputa daquele clássico, que abriu a temporada para Cruzeiro e Atlético, as torcidas mineiras não faziam ideia do quão especial seria o ano de 2013 para o futebol do estado. Os clubes viviam momentos bem diferentes fora de campo. 

 

Comandado por Cuca, o Galo era o atual vice-campeão brasileiro e tinha como grande estrela Ronaldinho Gaúcho, que foi eleito melhor do mundo em duas oportunidades (2005 e 2006). Em 2012, ele ganhou a Bola de Ouro do Brasileirão. Alexandre Kalil era o presidente do Atlético (2009 a 2014), que atravessava um longo jejum de títulos. 

 

Já o Cruzeiro era um time em formação e havia perdido havia pouco tempo seu principal jogador, Walter Montillo. Após a contratação do técnico Marcelo Oliveira, que chegou rejeitado pela torcida devido à estreita ligação com o Galo, o clube se movimentou no mercado e reforçou o grupo com nomes como Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Dagoberto, Paulão e Egídio.

Eleito no ano anterior, Gilvan de Pinho Tavares era o presidente da Raposa (2012-2017), que terminou o Brasileirão de 2012 na nona colocação 

 

Ambiente no Mineirão antes do jogo

 

 

Os gols da partida

 

O primeiro gol do Cruzeiro no clássico foi contra, marcado por Marcos Rocha aos 22 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Leandro Guerreiro no lado direito, o centroavante Anselmo Ramon se antecipou no primeiro poste e cabeceou a bola, que antes de entrar bateu no lateral-direito do Atlético. 

 

O Galo rapidamente empatou o jogo, com Araújo aos 27. Após escanteio no lado esquerdo, a bola rebateu na área da Raposa e sobrou para o atacante alvinegro, que balançou as redes. 

 

O herói da vitória celeste no clássico veio do banco de reservas. Autor do segundo gol, Dagoberto estreou com a camisa estrelada naquele confronto. Ele entrou na partida aos 12 minutos da segunda etapa e marcou menos de cinco minutos depois, aos 16. Após cruzamento de Anselmo Ramon na linha de fundo, o meia-atacante cabeceou no canto direito e colocou o Cruzeiro novamente à frente do placar. 

 

Polêmicas no clássico

 

A primeira partida do novo Mineirão ficou marcada por graves problemas de infraestrutura, como congestionamento nas ruas do entorno do estádio, falta de luz e água nos banheiros, vias de acesso que não comportavam o número suficiente de torcedores e despreparo na organização dos bares, que abriram após o horário padrão e fecharam ainda no primeiro tempo por falta de produtos.

 

Dentro de campo, o lance mais polêmico foi a expulsão do meio-campista Leandro Guerreiro, do Cruzeiro, que recebeu seu segundo cartão amarelo na partida após dar um carrinho em Ronaldinho. O árbitro do duelo era Cleisson Veloso Pereira.

 

Casamento durante o clássico no Mineirão

 

 

O ano de ouro do futebol mineiro 

 

Após o clássico de reabertura do Mineirão, Cruzeiro e Atlético voltaram a se enfrentar na final do Campeonato Mineiro de 2013. O Galo venceu o primeiro jogo, no Independência, por 3 a 0. Mesmo perdendo a partida de volta, no Gigante da Pampulha, por 2 a 1, o alvinegro conquistou o título estadual. 

 

Em maio daquele ano, após fazer uma das campanhas mais memoráveis da história da competição, o Atlético foi campeão da Copa Libertadores pela primeira vez, ao vencer o Olimpia na decisão continental. No fim da temporada, ainda disputou o Mundial de Clubes da Fifa, em que ficou em terceiro lugar. 

 

Apesar do vice-campeonato estadual, o Cruzeiro fez excelente ano em 2013. Fora das competições internacionais, o time celeste dominou o Campeonato Brasileiro de ponta a ponta e foi campeão com 76 pontos em 38 jogos – 11 a mais que o segundo colocado Grêmio. 

 

Principal jogador da equipe estrelada, o meia Éverton Ribeiro foi eleito pelos prêmios Craque do Brasileirão e Bola de Ouro como o melhor jogador da Série A de 2013.

Referência do Atlético campeão da Libertadores, Ronaldinho Gaúcho foi eleito o Rei da América naquela temporada, que é considerada a mais icônica da história do futebol mineiro.  

 

FICHA TÉCNICA: CRUZEIRO 2 X 1 ATLÉTICO

 

Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Data: 3 de fevereiro de 2013
Gols: Marcos Rocha, contra, aos 22 minutos do primeiro tempo e Dagoberto, aos 16 minutos do segundo tempo (Cruzeiro);  Araújo, aos 27 minutos do primeiro tempo (Atlético).
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF/FMF)

Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (FIFA/MG) e Guilherme Dias Camilo (Aspirante FIFA/MG)

Cartões amarelos: Leandro Guerreiro, Anselmo Ramon e Dagoberto (Cruzeiro); Leonardo Silva, Júnior César, Leandro Donizete (Atlético)

Cartão vermelho: Leandro Guerreiro (Cruzeiro)

 

 

Mineirão antes do clássico

 

 


Compartilhe