2

Atlético x Cruzeiro: veja raio-X completo dos rivais na temporada 2022

Superesportes levantou números, aproveitamento e dados de artilheiros de Atlético e Cruzeiro na temporada 2022; rivais vivem bons momentos no início do ano

30/03/2022 15:40 / atualizado em 30/03/2022 17:12
compartilhe
Técnicos Antonio 'El Turco' Mohamed, do Atlético, e Paulo Pezzolano, do Cruzeiro
foto: Montagem com imagens de Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Técnicos Antonio 'El Turco' Mohamed, do Atlético, e Paulo Pezzolano, do Cruzeiro


Os torcedores de Atlético e Cruzeiro já não conseguem mais conter a ansiedade. Neste sábado (2), às 16h30, os rivais decidem o Campeonato Mineiro de 2022 em jogo único no Mineirão, em Belo Horizonte. Para "aquecer" a decisão, o Superesportes preparou um raio X completo com números das duas equipes na temporada. Veja a seguir!


Os números comprovam a realidade: Atlético e Cruzeiro vivem, dentro de suas perspectivas, um excelente início de temporada. Melhor ainda para o Galo, que já conquistou um título no ano: em jogo emocionante, bateu o Flamengo nos pênaltis e ficou com a taça da Supercopa do Brasil.

Do outro lado, após duas temporadas frustrantes na Série B do Campeonato Brasileiro, o torcedor do Cruzeiro se vê com esperanças renovadas. Muito além dos bons números, a Raposa tem apresentado atuações convincentes sob o comando do uruguaio Paulo Pezzolano e promete ser mais competitiva em 2022.

A maior goleada do Atlético na temporada 2022 ocorreu ainda na 3ª rodada do Campeonato Mineiro, quando venceu o Uberlândia por 4 a 0 no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. Na ocasião, Eduardo Sasha, Guilherme Arana, Fábio Gomes e Ademir marcaram os gols do triunfo alvinegro.

Por sua vez, o Cruzeiro aplicou diante do Sergipe, pela primeira fase da Copa do Brasil, a sua maior goleada em 2022. Com gols de Edu, João Paulo, Thiago e Vitor Roque (2x), a Raposa bateu o time de Aracaju por 5 a 0 e garantiu vaga na segunda fase do torneio.
 
 

O Galo ostenta, no momento atual, sua maior sequência invicta no ano. Desde a derrota por 1 a 0 para a URT, em 9 de fevereiro, os comandados de Turco Mohamed não perderam mais. De lá para cá, foram oito vitórias e um empate.

Já a Raposa construiu sua maior sequência sem derrotas na temporada entre os dias 5 e 23 de fevereiro, quando somou cinco vitórias e um empate em seis jogos. A trajetória foi interrompida justamente no primeiro clássico com o Atlético, em 6 de março, quando o Cruzeiro foi superado por 2 a 1.

 

Atlético x Cruzeiro: as melhores fotos do clássico no Mineirão

 


Artilheiros e coadjuvantes de luxo


Atlético e Cruzeiro apostam suas fichas nos protagonistas pelo título do Campeonato Mineiro. No lado alvinegro, o atacante Hulk segue como destaque e principal esperança de gols. Já no lado celeste, o atacante Edu tem suprido a carência da Raposa por um artilheiro e espera balançar as redes na decisão do Estadual.

A final do Mineiro também marcará um duelo pessoal entre os jogadores pela artilharia da competição. Enquanto Hulk marcou oito gols, Edu anotou seis tentos e precisará marcar pelo menos dois na decisão para igualar o rival.

Na temporada, cada um deles já marcou nove gols. A diferença é que Hulk precisou de oito partidas (584 minutos em campo) para atingir a marca, com média de 1,12 gol por jogo. Por sua vez, Edu disputou 11 jogos pelo Cruzeiro em 2022 (747 minutos em campo), com média de 0,82 gol por jogo.
 

Galo e Raposa também contam com "coadjuvantes de luxo" para a decisão. No Atlético, Keno dividiu protagonismo com Hulk na reta final de 2021 e foi decisivo para os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Neste ano, ainda que tenha marcado apenas um gol em oito jogos, o atacante segue como fator de desequilíbrio para o lado alvinegro.

Do outro lado, o desempenho do jovem atacante Vitor Roque, de apenas 17 anos, tem despertado grandes expectativas nos torcedores celestes. Com uma imposição física surpreendente e uma qualidade técnica acima da média, o atleta soma seis gols - um deles contra o próprio Atlético - e uma assistência em 2022, sendo também um nome que pode desequilibrar no clássico.

Atlético e Cruzeiro decidirão o Campeonato Mineiro neste sábado (2), às 16h30, em jogo único no Mineirão, em Belo Horizonte. Com torcida dividida no Gigante da Pampulha, as equipes jogam pela vitória para levantar a taça. Em caso de empate, a decisão ocorrerá nos pênaltis.

Compartilhe