2

Ídolos de Atlético e Cruzeiro projetam clássico decisivo pelo Mineiro

Diante dos olhares de 54.572 torcedores, Galo e Raposa se enfrentarão neste sábado (02), às 16h30, no Mineirão

01/04/2022 06:00 / atualizado em 01/04/2022 02:12
compartilhe

Paulo Roberto Prestes, Humberto Ramos e João Leite, ídolos do Atlético. Marcelo Ramos, Dirceu Lopes e Ricardinho, ídolos do Cruzeiro.
foto: Auremar de Castro, Paulo Filgueiras, Celson Birro e O Cruzeiro/Estado de Minas

Paulo Roberto Prestes, Humberto Ramos e João Leite, ídolos do Atlético. Marcelo Ramos, Dirceu Lopes e Ricardinho, ídolos do Cruzeiro.

 

Ao longo de seus mais de 100 anos de história, Atlético e Cruzeiro travaram grandes batalhas. Neste sábado (02), às 16h30, no Mineirão, os dois maiores campeões do estado se enfrentarão pela final única do Campeonato Mineiro de 2022. É a primeira vez em cinco anos que atleticanos e cruzeirenses dividirão meio a meio o Gigante da Pampulha - 27.286 ingressos foram disponiblizados para cada torcida. 

 

 

 

Para saber como estão os ânimos para o clássico mais aguardado das últimas temporadas, o Superesportes conversou com grandes ídolos alvinegros e celestes, que deram seus palpites para a decisão. 

 

O que esperam os ídolos do Atlético?

 

Peça-chave no meio-campo do Atlético campeão brasileiro de 1971, Humberto Ramos vê o poderoso elenco alvinegro como fator decisivo para a final. 

 

"Vou de 2 a 0 para o Atlético. É superior ao Cruzeiro. Isso sem sombra de dúvidas. Pode até, inicialmente, pelo espírito do clássico, não ter uma disparidade, mas no final eu tenho certeza que vai dar Atlético. Não tenho dúvida. Pela qualidade, por tudo. Até pela campanha, pelo aspecto psicológico. Tem essa história de que 'clássico muda tudo'. Muda até determinado ponto, mas quando você tem uma equipe superior, ele vai prevalecer. Não tenha sombra de dúvida", apostou o ídolo alvinegro. 

 

Já o ex-lateral Paulo Roberto Prestes, pentacampeão mineiro com a camisa alvinegra, acredita que clássico tem sim um clima diferente, que pode influenciar no resultado. 

 

"A gente sabe que, lógico, o Atlético tem um time melhor, tem um elenco, mais qualidade, mas, até por experiência própria, quantas vezes a gente entrou como 'não favorito' e acabou ganhando. Clássico tem essa coisa, entrar focado, em uma pegada forte, que tem adversário e que ele pode te vencer. Então, é não subestimar pelo momento que eles vivem, pela situação do elenco, que não é muito qualificado. A gente sabe que, às vezes, a vontade pode fazer a diferença. Agora, o Atlético tem jogadores mais decisivos e pode acontecer de definir o jogo ainda no primeiro tempo", afirmou. 

 

Goleiro do Galo no hexacampeonato mineiro de 1978 a 1983, o ídolo João Leite relembrou as conquistas de sua época e destacou a influência da presença do público dividido no Mineirão. 

 

"Temos o Atlético em um grande momento, fazendo boas campanhas. Um time muito forte. Mas tudo isso muda quando temos um clássico. O clássico está cheio de alternativas, especialmente a questão do psicológico é muito forte. A presença dos torcedores, também, faz com que esse jogo seja indefinido. (...) E que o Atlético, novamente, busque mais um título seguido, como foi o hexacampeonato em 1983", opinou.

 

O que esperam os ídolos do Cruzeiro?

 

Autor do gol do título celeste no Estadual de 1997, vencido sobre o Villa Nova, e quatro vezes campeão mineiro, o ex-atacante Marcelo Ramos aposta em uma final sem favoritos.

 

"Como todo clássico, (será um) jogo difícil para os dois. Favoritismo fica para torcedor e imprensa. Nós, já que jogamos, sabemos que no clássico tudo pode acontecer. Como cruzeirense, espero que seja 1 a 0 para o Cruzeiro", afirma o 'Flecha Azul'.

 

Contemporâneo de Marcelo Ramos, o multicampeão Ricardinho destacou a crescente da equipe celeste nesta temporada. Para o ídolo, o time de Pezzolano merece conquistar a taça.

 

"Em uma final de uma partida só, se iguala muito. Logicamente, o Atlético está com um time melhor, porque vem de um ano passado muito bom, de títulos, e está em uma sequência muito boa. Mas o Cruzeiro está em uma crescente muito grande, com jogadores que estão querendo crescer no futebol. Pode ter certeza que os jogadores do Cruzeiro vão dar tudo. Se tratando de um jogo só, acho que o Cruzeiro tem grandes chances, sim, de buscar esse título. Acho que o Cruzeiro vai ganhar de 1 a 0 e fazer um belíssimo jogo. Espero que tudo dê certo. Torcer muito para ganhar esse título. Acho que está merecendo muito, por conta dos dois últimos anos, que foram muito ruins. Acho que, agora, as coisas clarearam bastante. O clube está em um caminho certo. O Cruzeiro tem uma chance boa de relembrar os grandes títulos", disse o ex-volante, que é recordista em títulos no Cruzeiro, com 15 taças. 

 

Maior camisa 10 da história da Raposa, o eneacampeão mineiro Dirceu Lopes destacou o bom momento do rival Atlético em sua análise da final. 

 

"Eu acredito no Cruzeiro. O Cruzeiro, de um tempo para cá, a gente vem vendo os jogadores se empenhando, vestindo a camisa. Estou com muita fé no Cruzeiro, apesar de o Atlético estar em um momento indiscutivelmente melhor. Um time já pronto, recheado de craques. Dito isso, acho que o Atlético é favorito", pontuou o ex-meia.

 


Compartilhe