2

Villa Nova promete acionar FMF na Justiça por vaga na Série D de 2023

Leão do Bonfim se posicionou contra a homologação da classificação do Campeonato Mineiro por parte da entidade, que coloca o Democrata-GV no torneio nacional

05/04/2022 17:58 / atualizado em 05/04/2022 17:58
compartilhe
Villa terminou a fase classificatória em 6º lugar, mas terminou em 8º após a disputa do Troféu Inconfidência
foto: Divulgação/Villa Nova

Villa terminou a fase classificatória em 6º lugar, mas terminou em 8º após a disputa do Troféu Inconfidência

O Villa Nova comunicou, nesta terça-feira (5), que pretende acionar a Federação Mineira de Futebol (FMF) na Justiça. Após a homologação da classificação final do Campeonato Mineiro, foi confirmado que a terceira vaga de Minas Gerais na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 é do Democrata-GV, e não do clube de Nova Lima.

O Leão do Bonfim terminou a fase classificatória em sexto lugar, sendo o terceiro melhor time sem divisão do Estadual. No entanto, na classificação final divulgada pela Diretoria de Competições (DCO) da FMF, o clube está na oitava posição.

FMF divulgou a classificação final do Mineiro nesta terça-feira
foto: Reprodução/Ofício FMF

FMF divulgou a classificação final do Mineiro nesta terça-feira


 
Isso ocorreu por causa do Troféu Inconfidência, torneio disputado pelos times que terminaram entre quinto e oitavo lugar na primeira fase. Sem saber que a vaga na Série D estava em jogo, o Villa foi eliminado para o próprio Democrata na semifinal e ‘desceu’ duas posições. 
 
A FMF chegou a parabenizar o Villa pela classificação para a Série D em uma rede social, mas editou a publicação e a corrigiu na semana passada, após a disputa do Troféu Inconfidência. 
 
Na nota, o clube se posiciona de forma oficial contra a classificação e diz não ter dúvidas de que se classificou de acordo com o regulamento para a quarta divisão do futebol brasileiro. 
 
“O Leão do Bonfim tomará todas as medidas judiciais cabíveis para garantir que os torcedores mineiros não sejam lesados e que o regulamento seja cumprido, garantindo-se o direito do clube de ter acesso à competição organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no ano de 2023”, diz parte da nota (veja na íntegra ao final da reportagem). 
 
O Superesportes apurou que a diretoria do Villa tem boas expectativas em relação ao processo, por “existirem subsídios”. O clube irá tentar todas as instâncias legais na esfera esportiva e dará mais detalhes das ações nos próximos dias.
 

O que diz o regulamento?

 
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabelece alguns critérios para definir os times que vão disputar a Série D. Além das equipes que foram rebaixados na Série C do ano anterior, se classificam os dois melhores times sem divisão em seus respectivos estaduais - considerando apenas as primeiras divisões.
 
Para as nove federações mais bem posicionadas no Ranking Nacional de Federações (RNF) de 2022 – Minas Gerais se encaixa nesse quesito, com a quarta colocação –, o regulamento prevê uma vaga a mais.
 
“Ter obtido a terceira classificação no Campeonato Estadual, uma vez excluídos os clubes já pertencentes às Séries A, B e C; esse critério é restrito às Federações posicionadas de 1 (um) a 9 (nove) no RNF 2022”, diz o critério 3 do artigo 3º do regulamento específico da competição.

O artigo 68 do regulamento do Mineiro segue o que foi estabelecido pela CBF: “Para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023, a FMF indicará à CBF os clubes mais bem colocados no Campeonato (Mineiro), excluídos os que já integram as Séries A, B e C, do Campeonato Brasileiro, salvo se houver regra da entidade nacional em contrário”. 

América, Atlético, Cruzeiro e Tombense já pertencem às Séries A e B e por isso não entram na discussão. Entre os times do interior, os três mais bem colocados na primeira fase do Mineiro de 2022 foram, respectivamente, Athletic, Caldense (esses já garantidos na Série D de 2023) e Villa Nova.

O regulamento do Troféu Inconfidência, por outro lado, não deixa claro o impacto da competição na fase classificatória do Estadual. 
 

Veja a nota do Villa Nova:

 
O Villa Nova, clube com quase 114 anos de existência, multicampeão em Minas Gerais, se posiciona de forma oficial contra homologação da classificação final publicada pela Federação Minera de Futebol (FMF).  
 
Informações veiculadas em veículos de imprensa sobre a indicação do Democrata-GV para a disputa da Série D de 2023 chegaram ao conhecimento do clube, causando estranheza, pois o Villa Nova não tem dúvidas de que classificou-se, de acordo com o regulamento, dentro do campo para a quarta divisão do Futebol Brasileiro. 
 
O Leão do Bonfim tomará todas as medidas judiciais cabíveis para garantir que os torcedores mineiros não sejam lesados e que o regulamento seja cumprido, garantindo-se o direito do clube de ter acesso à competição organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no ano de 2023.
 

Compartilhe