2

Villa Nova, Democrata-GV e FMF: entenda a polêmica pela vaga na Série D

Federação Mineira de Futebol chegou a parabenizar o Leão do Bonfim, mas depois confirmou que o time de Governador Valadares se classificou para a competição nacional

29/03/2022 13:59 / atualizado em 30/03/2022 21:49
compartilhe
Villa e Democrata disputaram a vaga na Série D via Troféu Inconfidência
foto: Divulgação/Villa Nova

Villa e Democrata disputaram a vaga na Série D via Troféu Inconfidência

A terceira vaga de Minas Gerais na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 está gerando polêmica. Isso porque a Federação Mineira de Futebol (FMF) parabenizou o Villa Nova  pela classificação, nas redes sociais, mas depois confirmou que, na verdade, o Democrata-GV se garantiu na competição nacional. O Superesportes esclarece a situação.

Estádios do Campeonato Mineiro 2022


 
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabelece alguns critérios para definir os times que vão disputar a Série D. Além das equipes que foram rebaixados na Série C do ano anterior, se classificam os dois melhores times sem divisão em seus respectivos estaduais - considerando apenas as primeiras divisões.

Para as nove federações mais bem posicionadas no Ranking Nacional de Federações (RNF) de 2022 – Minas Gerais se encaixa nesse quesito, com a quarta colocação –, o regulamento prevê uma vaga a mais.

“Ter obtido a terceira classificação no Campeonato Estadual, uma vez excluídos os clubes já pertencentes às Séries A, B e C; esse critério é restrito às Federações posicionadas de 1 (um) a 9 (nove) no RNF 2022”, diz o critério 3 do artigo 3º do regulamento específico da competição.

O artigo 68 do regulamento do Mineiro segue o que foi estabelecido pela CBF: “Para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023, a FMF indicará à CBF os clubes mais bem colocados no Campeonato (Mineiro), excluídos os que já integram as Séries A, B e C, do Campeonato Brasileiro, salvo se houver regra da entidade nacional em contrário”. 

América, Atlético, Cruzeiro e Tombense já pertencem às Séries A e B e por isso não entram na discussão. Entre os times do interior, os três mais bem colocados no Mineiro de 2022 foram, respectivamente, Athletic, Caldense (esses já garantidos na Série D de 2023) e Villa Nova. 

A FMF chegou a parabenizar o Villa pela classificação para a Série D (veja no print abaixo), mas editou a publicação e a corrigiu nesta semana, após a disputa do Troféu Inconfidência. Via assessoria, a entidade confirma que o Democrata-GV ficou com a vaga na Série D. Mas como isso aconteceu?

 
FMF parabenizou o Villa pela classificação à Série D em publicação nas redes sociais
foto: Reprodução/Instagram

FMF parabenizou o Villa pela classificação à Série D em publicação nas redes sociais


Democrata classificado via Troféu Inconfidência


De acordo com a FMF, a terceira vaga de Minas foi destinada à melhor equipe sem divisão do Troféu Inconfidência, e não à terceira melhor da fase classificatória do Estadual.

“Provocada acerca da classificação para a Série D de 2023, a FMF informa que o clube que garantiu a vaga foi o Democrata-GV. Isso se dá pelo fato de a equipe de Governador Valadares ter conquistado o posto mais alto dentro do Troféu Inconfidência, uma vez que Tombense e América já têm divisões definidas”, diz o comunicado enviado para o Superesportes

Ou seja, ao se enfrentarem na semifinal do Inconfidência, Villa e Democrata estavam, na verdade, disputando vaga na Série D do ano que vem, essencial para o calendário dos clubes. 
 
Na primeira partida, o Villa venceu por 2 a 1, no estádio Mamudão, em Governador Valadares. No domingo passado (27), o Democrata ganhou por 3 a 1 no Castor Cifuentes no jogo de volta, em Nova Lima, garantindo passagem para a final do torneio e, segundo a FMF, para a Série D. 

A reportagem procurou os clubes para saber se os atletas tinham conhecimento sobre o que estava em jogo nos dois confrontos. O vice-presidente do Villa Nova, Cláudio Horta, disse que aguarda uma posição oficial da Federação.  

"Até agora, não recebemos nenhum comunicado da FMF. Existe um regulamento que prevê que a FMF tem até 48 horas após o fim do Mineiro para homologar a classificação e o resultado. Enquanto a FMF não se pronunciar, o Villa não vai tomar nenhum tipo de ação. Estamos aguardando esse pronunciamento oficial”, afirmou o dirigente. 

O Democrata-GV, por sua vez, disse que já sabia do regulamento. "Sim, com certeza sabíamos que se nós fôssemos campeões do Troféu Inconfidência nós iríamos terminar em quinto lugar na classificação, porque ela termina depois que acaba o Troféu Inconfidência. E o vice-campeão vai para sexto lugar. Então automaticamente a gente sabe que até o sexto lugar vai ter uma vaga na Série D garantida, por termos outros clubes nas Séries A e B", disse o presidente da Pantera, Ednaldo Soares.

Em relação ao Troféu Inconfidência, o regulamento não diz nada sobre uma possível vaga para a Série D. O artigo 23 do Capítulo 2 fala apenas sobre a vaga na Copa do Brasil.

“Caso o Estado de Minas Gerais tenha direito à 5ª (quinta) ou mais vagas para a Copa do Brasil 2023, essas poderão ser designadas pela colocação final do Troféu Inconfidência 2022”, diz o regulamento.

Já o artigo 67 informa que a Direção de Competições do Campeonato (DOC) tem até 48 horas para publicar a classificação final e a homologar. O Estadual terá fim apenas no domingo (3), às 18h, após a disputa do Troféu Inconfidência entre Democrata e Tombense, no estádio Mamudão, em Governador Valadares.  

O Superesportes pediu um posicionamento oficial da FMF sobre todo o caso, mas ainda não obteve resposta. Esta reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.

Compartilhe