2

Árbitro mineiro, Igor Benevenuto se diz homossexual: 'Finalmente eu mesmo'

Primeiro árbitro da Fifa a se manifestar gay, Igor Junio Benevenuto afirma já ter sofrido com homofobia no futebol e que, para enfrentá-la, criou um personagem

08/07/2022 10:32 / atualizado em 08/07/2022 11:23
compartilhe
Benevenuto é um dos principais árbitros de MG
foto: Alexandre Guzanshe / EM DA PRESS

Benevenuto é um dos principais árbitros de MG

O árbitro mineiro Igor Junio Benevenuto, de 41 anos, se declarou homossexual em entrevista ao podcast 'Nos Armários dos Vestiários', do grupo Globo. Com isso, ele se tornou o primeiro juiz da Fifa a se manifestar gay.

"Meu nome é Igor Junio Benevenuto de Oliveira. Sou árbitro de futebol. A partir de hoje, não serei mais as versões de Igor que eu criei. Não serei o Igor personagem árbitro, personagem para os amigos, personagem para a família, personagem dos vizinhos, personagem para a sociedade hétero. Serei somente o Igor, homem, gay, que respeita as pessoas e suas escolhas. Sem máscaras. Somente o Igor. Sem filtro e finalmente eu mesmo", afirmou.

Em um depoimento forte, ele contou de sua ligação com o futebol: "O futebol é um esporte que eu cresci odiando profundamente. Não suportava o ambiente, o machismo e o preconceito disfarçado de piada".

Benevenuto contou o que teve de fazer para enfrentar o ambiente machista do futebol: "Para sobreviver na rodinha de moleques que viviam no terrão jogando bola, montei um personagem, uma versão engessada de mim. Futebol era coisa de 'homem', e desde cedo eu já sabia que era gay. Não havia lugar mais perfeito para esconder a minha sexualidade. Mas jogar não era uma opção duradoura, então fui para o único caminho possível: me tornei árbitro".

O árbitro disse que não se declarou gay anteriormente por receio da violência. "Até hoje, nunca havia sido eu de verdade. Os gays costumam não ser eles mesmos. Limitando nossas atitudes para não desapontar a expectativa do mundo hétero. Passei minha vida sacrificando o que sou para me proteger da violência física e emocional da homofobia. E fui parar em um dos espaços mais hostis para um homossexual. Era por saber disso que eu odiava o futebol".

Igor ainda afirmou que há muitos homossexuais no futebol: "Nós, os gays no futebol, somos muitos. Estamos em toda parte. Mas 99,99% estão dentro do armário. Tem árbitro, jogador, técnico, casados, com filhos, separados, com vida dupla... Tem de tudo. A gente se reconhece. Eu brinco que temos um Wi-Fi ligado constantemente e que se conecta com o outro mesmo sem querer. Nós existimos e merecemos o direito de falar sobre isso, de viver normalmente", disse.

O árbitro mineiro disse que já sofreu com atos homofóbicos no futebol. "No meio da arbitragem não é segredo que sou gay. E sou bastante respeitado. O pessoal brinca, chama de 'Sindicato'. 'Oh, esse aí é do Sindicato', 'esse ai sindicalizou'. E por existir esse 'boato' em campo, já sofri com atos homofóbicos", comentou.

As agressões verbais de torcedores e dirigentes, revelou, foram frenquentes ao longo da carreira. Nunca de jogadores ou técnicos, destacou.

"O cara lá fica puto com o resultado de um jogo e desabafa com ofensas contra minha orientação sexual. 'Sua bichinha, seu veadinho. Eu sei por que você não marcou aquele pênalti. Você deve estar dando o rabo para alguém ali'. Jogadores e técnicos jamais me ofenderam. Isso partiu todas as vezes de dirigente e torcida. E toda vez que isso acontece eu relato na súmula. Uma luta, mas não desisto".

Times de futebol de narradores, apresentadores e comentaristas de TV


Religiosidade


Igor relata o sofrimento de um gay dentro da igreja. "A religião era muito presente na minha família, e por isso cresci dentro da igreja. E lá está registrado nas escrituras da Bíblia: homem que se deitar com outro homem é pecador. Uma imposição para que sejamos héteros. Na minha igreja até existia o debate, um interesse em entender o universo LGBTQIA+, mas ainda assim ser o que eu sou é considerado errado e, sendo errado, haverá punições divinas", disse.

"A Bíblia só deixa duas opções: casamento heterossexual ou uma vida celibatária. Tudo que seja diferente disso é abominável. Por um tempo, acreditei que havia algo de muito errado comigo, porque, apesar de respeitar a igreja, essa doutrina falhava miseravelmente com o que eu sentia. Eu continuei igual, só que sem o direito de me expressar. Um Igor cheio de camadas", acrescentou.

Compartilhe