2

Equipes do interior apostam em veteranos para ir bem no Mineiro de 2023

Diversos jogadores com passagens por América, Atlético e Cruzeiro, além de outros clubes da Série A, disputarão o Campeonato Mineiro por equipes do interior

20/01/2023 06:00 / atualizado em 20/01/2023 14:02
compartilhe
As equipes do interior apostaram em rostos bastante conhecidos para poder ter sucesso no Campeonato Mineiro de 2023
foto: Reprodução

As equipes do interior apostaram em rostos bastante conhecidos para poder ter sucesso no Campeonato Mineiro de 2023

Os torcedores que acompanharem o Campeonato Mineiro em 2023 encontrarão bastante rostos familiares nas equipes do interior. Clubes como Athletic e Democrata-SL investiram alto para contar com veteranos do futebol brasileiro nesta temporada.

A disputa pelo troféu do torneio estadual começa neste sábado (21/1). Veja o levantamento do Superesportes com os jogadores mais experientes que vestirão as camisas dos times do interior de Minas Gerais neste ano.



Athletic


Semifinalista do Campeonato Mineiro em 2022, o Athletic apostou na contratação de alguns nomes conhecidos para esta temporada, que marcará a sua estreia na Série D do Campeonato Brasileiro.

Ex-jogador de América, Atlético e Cruzeiro, o lateral-direito Patric, de 33 anos, é um dos reforços de peso do time de São João del-Rei. O defensor diz que quem o motivou a aceitar esse desafio foi o empresário Vinicius Diniz, dono do grupo que detém 90% das ações da SAF do Athletic.

"O Vinicius me ligou no primeiro dia de férias e plantou essa sementinha. (Eu também fiquei motivado) pelo projeto que o Athletic vem desenvolvendo e o poder de crescimento do clube. Também (vejo) aqui grandes jogadores, com potencial para (cumprir) esse desafio. Espero que, juntos, consigamos dar um passo a mais do que no ano passado", afirma Patric.

Outro atleta experiente que vai compor o elenco alvinegro é o centroavante Sassá, de 29 anos, conhecido por suas passagens por Botafogo e Cruzeiro. 

"Estou esperando que seja um ano bastante positivo. Esse novo formato de campeonato é um pouco mais difícil, mas nosso time está trabalhando bastante forte", disse o atacante, que destacou a confiança do treinador Roger Silva e do diretor Fábio Mineiro na sua contratação.

No Athletic, Sassá reencontrou um ex-companheiro dos tempos de Cruzeiro. Apesar de ter feito apenas sete jogos pelo Raposa, o lateral-esquerdo John Lennon, de 31 anos, integrou o elenco celeste campeão da Copa do Brasil de 2017. 

Junto com eles também atuará o goleiro Júlio César, ex-Botafogo, Fluminense, Grêmio e Benfica. O jogador de 36 anos foi reserva de Denivys na vitória do Esquadrão de Aço por 1 a 0 sobre o Democrata-GV na final da Recopa Mineira. 

Além do Athletic, Villa Nova, Atlético e Pouso Alegre compõem o Grupo A do Campeonato Mineiro. A estreia da equipe comandada por Roger será diante do Tombense, neste sábado (21/1), às 15h, no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.

Caldense 


O nome mais conhecido do time da Caldense é o goleiro Elissom, de 35 anos. O jogador foi revelado pelo Cruzeiro, nos anos 2000, e participou das conquistas do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Mineiro na temporada de 2014.

Na Veterana, Elissom afirma que continuará a tratar o futebol como uma terapia. Através do esporte, o atleta tenta superar o trauma gerado pela morte do filho Lucca, em 2018. 

Membro do Grupo B, junto de América, Democrata-SL e Patrocinense, a Caldense estreia contra o Atlético no Estadual. A partida entre as equipes ocorre neste sábado (21/1), às 16h30, no Independência, em Belo Horizonte.

Patrocinense


O Patrocinense contará com o volante Ramalho, de 42 anos, neste Campeonato Mineiro. O veterano tem duas grandes conquistas no currículo: a Copa do Brasil de 2004, pelo Santo André, e o Campeonato Brasileiro de 2006, pelo São Paulo.

Além da dupla de paulistas, Ramalho vestiu a camisa de outros times bastante populares, como Vitória, Criciúma, Atlético Goianiense e Goiás. Ele poderá estrear pelo Patrocinense contra o Cruzeiro, neste sábado (21/1), às 19h, no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.

Democrata, de Sete Lagoas


Democrata, de Sete Lagoas, investiu na contratação de dois experientes campeões mundiais para esta temporada. Vencedor do torneio pelo São Paulo, Thiago Ribeiro é uma das apostas da equipe para o setor ofensivo.

Bicampeão mineiro pelo Cruzeiro e artilheiro da Copa Libertadores de 2010 pelo clube, o atacante de 36 anos também atuou por Atlético, Santos e Bragantino, entre outros times das séries A e B do Brasileirão.

"O que me fez vir ao Democrata foi o fato de eu já conhecer o Campeonato Mineiro e saber que é uma competição de bom nível técnico. A motivação também é enfrentar os grandes clubes, como Cruzeiro, Atlético e América"

O jogador terá como parceiro no Jacaré o meia-atacante Jorge Henrique, ex-Corinthians, Vasco e Internacional. O atleta de 40 anos foi campeão do Mundial de Clubes pelo Timão, clube onde é ídolo.

A primeira partida do Democrata-SL no Estadual será diante contra o Democrata-GV. Os xarás se enfrentam na segunda-feira (23/1), às 20h30, no Mamudão, em Governador Valadares.
 

Tombense


Um dos principais destaques do Tombense nos últimos anos, Keké passou brevemente pelo Cruzeiro em 2021, antes de retornar ao Gavião-Carcará meses depois. Nesta temporada, ele inicia mais uma edição do Campeonato Mineiro como referência da equipe no ataque.

Na época, a Raposa chegou a desistir do negócio, mas uma reviravolta fez Keké ser contratado pelo clube. O jogador, que hoje tem 27 anos, jogou apenas quatro vezes pelo time celeste. 

Atleta do Tombense desde abril da temporada passada, Joseph também passou pelo Cruzeiro em 2021 e chegou a defender o América antes disso. Polivalente, o defensor de 27 anos atua tanto como zagueiro.

Compartilhe