2

Cruzeiro tenta sair de crise contra Atlético embalado em clássico no Horto

Em momentos opostos, equipes se enfrentam nesta segunda-feira (13), às 20h, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 5ª rodada do Estadual

13/02/2023 04:00 / atualizado em 13/02/2023 01:17
compartilhe
Cruzeiro e Atlético duelam pelo Mineiro em momentos opostos na temporada
foto: Montagem de fotos de Gustavo Aleixo/Cruzeiro e Pedro Souza/Atlético

Cruzeiro e Atlético duelam pelo Mineiro em momentos opostos na temporada

 
Cruzeiro e Atlético fazem o primeiro clássico de 2023 em situações opostas no Campeonato Mineiro. Enquanto o time celeste, mandante da partida, tenta se recuperar e espantar a crise após duas derrotas consecutivas para América e Pouso Alegre, o Galo quer emplacar o quinto triunfo seguido para manter 100% de aproveitamento e encaminhar a classificação às semifinais do estadual. A bola rola nesta segunda-feira (13), às 20h, no Independência, em Belo Horizonte, pela quinta rodada.
 
A Raposa precisa urgentemente de uma vitória para se credenciar na briga pela classificação às fases finais. Com quatro pontos em quatro partidas, o time está na lanterna do Grupo C, composto por Tombense (1º lugar, com sete), Democrata-GV (2º, com seis) e Ipatinga (3º, com quatro). 

O Cruzeiro, inclusive, corre o risco de ficar fora da Copa do Brasil de 2024. Caso não avance às semifinais, precisa vencer o Troféu Inconfidência para garantir vaga na competição como representante estadual sem depender de outros fatores.

O fraco rendimento fez a Raposa igualar o seu pior início de Estadual no século. A sequência é semelhante à de 2004, quando o Mineiro era disputado por 14 clubes. Na ocasião, a equipe venceu uma partida, empatou uma e perdeu duas nas quatro rodadas iniciais.

Veja por onde andam os participantes do último clássico no Independência



No entanto, para o goleiro e capitão Rafael Cabral, o cenário negativo não aumenta a pressão sobre os jogadores do Cruzeiro para o clássico. 

"Não é que a gente chega pressionado no clássico. Quando você joga no Cruzeiro, você tem que estar no seu nível sempre. Você precisa estar no máximo do seu nível. Você vê um jogo que a gente fez muito ruim, toda a repercussão que teve". 

Relembre os clássicos disputados no novo Independência


Mudanças no Cruzeiro


Dentro de campo, Paulo Pezzolano deve voltar a fazer mudanças na equipe. Às exceções do goleiro Anderson e do meio-campista Mateus Vital, ambos em transição física, o técnico tem à disposição todo o elenco para o jogo contra o Atlético.

LEIA - Torcedores do Cruzeiro abordam jogadores na saída da Toca II

As principais alterações devem ser feitas na defesa e no ataque. Na primeira linha, Reynaldo e Eduardo Brock disputam uma vaga. Na lateral direita, Wesley Gasolina deve ficar com a vaga, já que William não foi relacionado.

No ataque, brigam por vagas os pontas Wesley e Bruno Rodrigues, além do centroavante Gilberto. Não está descartada a hipótese de os três atuarem juntos e um meio-campista ser sacado da equipe.

Atlético 100% e perto da vaga para a semifinal


Diferentemente do clima tenso na Toca da Raposa II, o Atlético passa por excelente fase no Mineiro. O clube alvinegro lidera o Grupo A, com 100% de aproveitamento. Foram 12 pontos conquistados em quatro partidas disputadas.

Até o momento, o Galo derrotou a Caldense (2 a 1), o Tombense (2 a 1), o Ipatinga (1 a 0) e o Democrata-SL (3 a 0). 

Um triunfo fora de casa sobre o rival poderia deixar a classificação às semis muito bem encaminhada. Além disso, o resultado positivo para o Galo aumentaria ainda mais a crise técnica do Cruzeiro.

 
 
Embora o cenário esteja melhor para o alvinegro, o lateral-direito Mariano negou o favoritismo dos visitantes

"Falando de clássico, não tem quem tá melhor ou quem está mal. A gente sabe que você indo para um clássico com vitórias, você tem uma confiança maior. Mas sabemos que clássico é clássico, é jogado 11 contra 11, independentemente da fase de ambos os times". 

Sem desfalques em relação ao time que vem atuando no Mineiro, o técnico Eduardo Coudet deverá repetir a formação que goleou o Democrata-SL. 

CRUZEIRO X ATLÉTICO


Cruzeiro


Rafael Cabral; Wesley Gasolina, Lucas Oliveira, Eduardo Brock (Reynaldo) e Marquinhos Cipriano; Ramiro, Neto Moura, Ian Luccas (Wesley) e Nikão; Bruno Rodrigues e Gilberto
Técnico: Paulo Pezzolano

Atlético


Everson; Mariano, Jemerson, Bruno Fuchs e Dodô; Allan, Edenilson, Patrick e Pedrinho; Paulinho e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet

Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 13 de fevereiro de 2023 (segunda-feira), às 20h

Árbitro: Paulo César Zanovelli 
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Compartilhe