2

Como o Athletic saiu de desconhecido a candidato a vaga na final do Mineiro

Com futebol profissional reativado desde 2018, ascensão da equipe de São João del-Rei conta com investimento da gestão da SAF e torcida apaixonada

16/03/2023 10:00 / atualizado em 16/03/2023 18:10
compartilhe
Athletic levantou o troféu de campeão do interior no duelo contra o Atlético
foto: Cris Mattos / FMF

Athletic levantou o troféu de campeão do interior no duelo contra o Atlético


O Athletic sonha em conquistar vaga na final do Campeonato Mineiro pela primeira vez na história. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético, na partida de ida da semifinal, no último domingo (12), o sonho está mais perto de se tornar realidade. Com a vantagem, o Esquadrão precisa apenas do empate para se classificar. 

Caso avance à final, a equipe de São João del-Rei atingirá o maior feito de sua história. O clube fundado em 27 de junho de 1909 vem em uma crescente desde 2018, quando reativou o futebol profissional. 

 
Em 2018, a equipe foi vice-campeã da Segunda Divisão do Mineiro e garantiu vaga no Módulo II do ano seguinte.

Em 2019, Athletic não conseguiu a classificação às semis e parou na fase classificatória  do Módulo II. No ano seguinte, já habituado com a disputa, apesar de não ter sido campeão, conquistou a tão sonhada vaga para retornar à elite do Estadual.  

Em 2021, com desempenho mediano no Mineiro, o Athletic se classificou para disputar o Troféu Inconfidência. No entanto, a equipe foi eliminada pela URT – que acabou sendo derrotada pelo Pouso Alegre, na final do torneio. 

O Esquadrão fez história em 2022, ao chegar pela primeira vez à semifinal do Mineiro. Na ocasião, acabou eliminado pelo Cruzeiro.

Neste ano, o clube fez história ao disputar pela primeira vez a Copa do Brasil. Acabou sendo eliminado na primeira fase, pelo Brasiliense.

Ainda em 2023, o Athletic disputará a Série D do Campeonato Brasileiro.

Conheça o elenco do Athletic para o Campeonato Mineiro 2023



Melhorias da SAF


Com a trajetória quase 'meteórica', o Athletic tem mostrado resultados dentro de campo que podem ser justificados pela melhoria também na gestão do clube, que se tornou SAF há pouco mais de um ano.

Em dezembro de 2021, o empresário Vinicius Diniz definiu em acordo que teria 49% de participação no controle do futebol do Athletic, em parceria com Victor Oliveira, da empresa V2. Em junho deste ano, Victor vendeu sua parte das ações, e Vinicius passou a deter 90% das ações da SAF por meio do grupo Futbraz. A associação manteve 10%.

Como plano de gestão, Vinícius investiu na estrutura do clube de São João del-Rei. O estádio passou por reformas e melhorias na iluminação. Além disso, o CT também foi reformado. 

"O Athletic sempre foi um time muito organizado. Foi um dos fatores que nos fizeram investir. É um clube com zero dívidas. Isso aumenta nossa responsabilidade para fazer um bom trabalho. Queremos turbinar para chegar nos resultados mais rápido", contou Vinícius, em entrevista ao Superesportes, em dezembro. 
 
Para este ano, os dirigentes investiram na contratação de jogadores experientes, que, segundo o treinador Roger Silva, contribuem com o desempenho mental e físico do time. 

"Eu acredito que temos jogadores muito experientes, caras que já jogaram alguns brasileiros de Série A, Série B, como o Sassá, Patric, Júlio César, Rômulo... Eles estão acostumados com essa pressão", contou o técnico. 

Na vitória por 1 a 0 sob o Atlético, o goleiro Júlio César foi um dos destaques da partida, por fazer boas defesas para evitar o empate atleticano.

Athletic x Atlético: fotos da ida da semi do Mineiro



Apoio da torcida e Athletic 'na cabeça'


Outro fator importante para o triunfo do Esquadrão de Aço, é o apoio dos torcedores, que comparecem à Arena Unimed para elevar o moral da equipe. Com capacidade máxima para 2.303 espectadores, o estádio parece não comportar o 'tamanho' da paixão da torcida.

Marcelo Henrique do Nascimento, de 47 anos, assessor parlamentar na cidade, apareceu nas redes sociais do clube com um corte de cabelo inusitado.

Ele contou ao Superesportes sobre a identificação com o time, que começou por causa do filho de 18 anos, Marcelo Júnior.

"Meu menino começou no Sub-14 do Athletic e já está no Sub-20, hoje. Comecei a acompanhar por causa dele. Comecei a ir em todos os jogos, principalmente em São João del-Rei. Peguei um carinho pelo clube. Virou uma paixão ", falou.
 
Marcelo Henrique, ao lado do filho, Marcelo Júnior, na Arena Unimed
foto: Arquivo pessoal

Marcelo Henrique, ao lado do filho, Marcelo Júnior, na Arena Unimed

 

Com o desenho do escudo do Athletic na cabeça, Marcelo revelou que o pedido ao barbeiro foi de última hora.

"Aposto muito no time do Athletic. Sei que eles estão com o time muito certinho, muito bom. E cismei (em fazer o corte). Pedi ao barbeiro para cortar meu cabelo no domingo mesmo, antes da partida. Ele topou, eu fiz, e fui pro jogo. Fiz por apoiar o time mesmo", contou. 
 
Marcelo fez um corte de cabelo em homenagem ao Athletic
foto: Fernanda Trindade/Athletic Club

Marcelo fez um corte de cabelo em homenagem ao Athletic

 

Segundo Marcelo, o sucesso do Athletic não é apenas em São João del-Rei. O time também tem torcida nas cidades vizinhas, como Lagoa Dourada, Coroas e Barbacena. 

"Tanto São João del-Rei como as cidades vizinhas conseguiram ver no Athletic uma possibilidade de sonho que todo mundo tem, de ter um time perto da gente que disputa Copa do Brasil, Módulo I do Mineiro, Série D do Campeonato Brasileiro. Não virou nosso segundo time, acabou que é o primeiro time. Muitos torcem para outro time, mas vimos que podemos estar com o time certo, de Primeira Divisão. Todas as cidades abraçaram o Athletic como se fosse o time do coração", disse o torcedor. 

O apoio da torcida em relação à gestão do clube também é um bom sinal para que a equipe se sobressaia. Para Marcelo, os sócios majoritários complementam o que já estava sendo feito.

"A melhora está a caminho. O trabalho essencial foi o do Fábio Mineiro, e a SAF veio para completar o que o Athletic já mostrava. Agora teremos uma estrutura que não tínhamos antes. A SAF complementa o time que já está em crescimento", elogiou.

Por fim, o torcedor se mostrou confiante com a campanha do Athletic para esta temporada. Marcelo revelou que combinou com alguns amigos e deve ir à Belo Horizonte para acompanhar de perto o jogo de volta da semifinal contra o Atlético.

"Sou pé no chão, acho que o Atlético vai vir aflito para cima do Athletic. E o Athletic não é um time bobo, tem experiência e vai mostrar dentro de campo. Acredito que vai fazer história de novo. Recebo mensagens do pessoal de outras cidades, todo mundo está acreditando", revelou. 

O Galo recebe o Athletic no sábado, dia 18 de março, às 16h30, no Independência, pela decisão da semifinal.


Compartilhe