2

Hulk perde pênalti, e Atlético sai atrás do Athletic na semi do Mineiro

Em São João del-Rei, donos da casa marcam em penalidade certeira de Jonathan e largam em vantagem na disputa por vaga na decisão estadual

12/03/2023 18:07 / atualizado em 12/03/2023 20:02
compartilhe
Athletic venceu Atlético com gol de pênalti de Jonathan
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Athletic venceu Atlético com gol de pênalti de Jonathan

De olho na Copa Libertadores, o Atlético poupou titulares neste domingo (12/3) e perdeu por 1 a 0 para o Athletic, na partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. Jonathan, de pênalti, marcou o único gol no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.

Os dois principais lances da partida, aliás, foram em penalidades contestáveis assinaladas pela arbitragem. No primeiro tempo, os donos da casa aproveitaram e marcaram. Na segunda etapa, Hulk - que entrou no decorrer do jogo - chutou na trave.



Foi a primeira derrota do Atlético em 2023. Sob o comando do técnico Eduardo Coudet, o time tem sete vitórias, quatro empates e este revés na semi estadual.

A partida de volta será no Independência, em Belo Horizonte, no sábado (18/3), às 16h30.

Com o resultado, o Athletic joga por dois resultados no segundo jogo: vitória ou empate. Ao Galo, qualquer triunfo serve.

Antes, o Atlético tem uma decisão pela terceira fase da Copa Libertadores. O time alvinegro recebe o Millonarios nesta quarta-feira (15/3), às 21h30, no Mineirão, pela partida de volta da terceira fase.

O jogo de ida terminou empatado por 1 a 1, na Colômbia. Dessa forma, a equipe que vencer em BH avança aos grupos. Nova igualdade por qualquer placar leva a decisão para os pênaltis.

Campeão do interior


Athletic recebe troféu de campeão do interior de Minas Gerais



Antes da partida, o Athletic recebeu o troféu pelo título do interior, dado ao time de fora de Belo Horizonte com a melhor campanha no Estadual.

1º tempo


De olho na Libertadores, o técnico Eduardo Coudet escalou um Atlético quase todo reserva. O único titular absoluto a ir a campo desde o início foi o goleiro Everson. Com muitas mexidas, a equipe tentou encontrar rotas de ataque para furar o bloqueio rival, mas insistia muito pelo meio.

Ao longo do primeiro tempo, o Galo teve maior posse da bola (62%), trocou mais passes (226 a 84) e finalizou mais (oito a seis). Jogou bem, mas foi menos eficiente. Do lado contrário, encarou uma equipe que impôs desde o início a rotação máxima.

O Athletic brigou intensamente por cada bola e, por vezes, chegou até a flertar com cartões. Mas a alta voltagem deu resultado. Minutos depois de acertar uma bola na trave, os donos da casa tiveram um pênalti a favor.

Já nos acréscimos, a bola bateu no braço recolhido de Réver. A arbitragem assinalou a penalidade, com auxílio do VAR e sob protestos do Atlético. Na cobrança, Jonathan venceu Everson e abriu o placar: 1 a 0.

Athletic x Atlético: fotos da ida da semi do Mineiro



2º tempo


O Atlético se viu dominado pelo Athletic na volta para o segundo tempo. Embora não conseguisse levar tanto perigo ao gol adversário, o time da casa manteve a bola no campo de ataque e aparentava estar confortável com a dinâmica do jogo nos primeiros minutos.

Diante desse cenário, Coudet optou por colocar dois titulares em campo: Hulk e Paulinho entraram nas vagas de Vargas e Sasha. Na criação, Hyoran substituiu Pedrinho. Aos poucos, o Atlético até conseguiu ter mais a bola, mas não criou tantas chances num segundo tempo muito faltoso.

O Galo ainda tinha dificuldades quando, aos 29 minutos, a arbitragem marcou pênalti - também muito questionado - após a bola bater no braço de Douglas Silva. Na cobrança, Hulk acertou a trave.

Dali em diante, o Atlético pouco conseguiu criar. O jogo lento e com muitas paralisações seguiu até o fim. Melhor para o Athletic, que festejou muito a vitória e aumentou a esperança de uma histórica vaga na final contra América ou Cruzeiro.

ATHLETIC 1 X 0 ATLÉTICO


Athletic

Júlio César; Douglas Pelé, Danilo Cardoso, Rayan (Edson Miranda, aos 23' do 2ºT) e Vinicius Silva; Diego Fumaça, Rômulo e David Braga (Patrick Recife, aos 46' do 2ºT); Welinton Torrão (Nathan, aos 31' do 2º), Alason Carioca e Jonathan (Sassá, aos 31' do 2ºT)
Técnico: Roger Silva

Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva, Réver e Rubens; Otávio, Igor Gomes (Edenilson, aos 19' do 2ºT) e Pedrinho (Hyoran, aos 13' do 2ºT); Pavón (Ademir, aos 33' do 2ºT), Vargas (Paulinho, aos 13' do 2ºT) e Sasha (Hulk, aos 13' do 2ºT)
Técnico: Eduardo Coudet

Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei (MG)
Data e horário: domingo, 12 de março de 2023, às 16h (de Brasília)

Gol: Jonathan, aos 48' do 1ºT (ATH)
Cartões amarelos: Rayan e Danilo Cardoso, aos 10', e Welinton Torrão, aos 31' do 1ºT, Vinicius Silva, aos 24', Douglas Silva, aos 30', Jonathan, aos 31', e Edson Miranda, aos 42' do 2ºT (ATH); Vargas, aos 31' do 1ºT, Igor Gomes, aos 9', e Hulk, aos 48' do 2ºT (ATL)

Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
VAR: Vinícius Gomes do Amaral

Compartilhe