Oeste
None

SÉRIE B

Penúltimo colocado na Série B, Cruzeiro visita lanterna Oeste para tentar amenizar crise

Vindo de derrotas para Cuiabá e Sampaio Corrêa, Raposa optou por fazer preparação em Atibaia para tentar melhorar rendimento na competição

postado em 11/10/2020 06:00 / atualizado em 10/10/2020 20:53

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Nem o mais pessimista torcedor imaginaria ver o Cruzeiro – que tem títulos importantes em sua história – em situação desesperadora no seu primeiro ano na Série B do Brasileiro. A derrota por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa, no Mineirão, abalou ainda mais o ambiente na equipe, que volta a campo neste domingo, diante do lanterna, Oeste-SP, às 16h, na Arena Barueri, no duelo que envolve os últimos colocados da competição. Somente uma vitória amenizaria o caos que vive o clube num momento que deveria ser de reconstrução, depois de dias difíceis no ano passado.

A Raposa entra em campo cada vez mais pressionada pelos resultados negativos e pela queda na classificação. Com a vitória do Guarani sobre o CRB por 3 a 1, nesse sábado, no Brinco de Ouro, o time de Ney Franco caiu para o 19º lugar, com 11 pontos em 14 jogos – aproveitamento de 40,5%. Os mineiros começaram a competição com seis pontos a menos em virtude da punição na Fifa pelo não pagamento de dívida de R$ 5,5 milhões pelo empréstimo do volante Denílson. 

Para amenizar a crise, a Raposa optou por se afastar de Belo Horizonte durante a semana e concluiu sua preparação em Atibaia, que fica a cerca de 90 quilômetros de Barueri. Desta forma, jogadores e comissão técnica ficaram blindados de possíveis protestos e invasão de integrantes de torcidas organizadas à Toca da Raposa II, como ocorreu no início da semana. 

“Nos últimos jogos, infelizmente não saímos com a vitória. Mas temos que continuar trabalhando e confiando que as coisas vão dar certo. Treinamos bem e temos um jogo muito importante. Esperamos fazer grande jogo e sair com os três pontos. Temos que acreditar que as coisas vão virar e dar certo”, afirma o atacante Sassá, que será titular da equipe pelo terceiro jogo seguido, já que Marcelo Moreno está servindo à Seleção Boliviana nas Eliminatórias Sul-Americanas.

Sassá marcou pela última vez em 19 de agosto, quando ainda defendia o Coritiba. Dispensado pelo clube paranaense depois de participar de uma festa com aglomeração em Curitiba, ele ganhou nova chance na Raposa. “Estou bem fisicamente e podendo me doar mais. Tenho que me esforçar para que os gols voltem a sair. Se Deus quiser, voltarei a marcar já no domingo”, avisa o camisa 99, que tem contrato com o clube até dezembro de 2021. 

Desde a chegada de Ney Franco, o Cruzeiro venceu o Vitória (1 a 0) e a Ponte Preta (3 a 0), no Mineirão. Porém, acumulou tropeços contra CSA (3 a 1) e Cuiabá, fora de casa, e diante de Avaí (1 a 0) e Sampaio (2 a 1), em Belo Horizonte.

Com a gangorra de resultados, as chances de acesso à elite nacional são remotas. Segundo o site Probabilidades do Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG, a equipe precisaria ter aproveitamento de campeão (cerca de 70% dos pontos disputados para voltar à Série A – atualmente as probabilidades seriam de 2%.

“Temos um elenco com qualidade para jogar a Série B melhor que estamos até até agora. Para conseguimos os resultados positivos, temos que jogar no nível que atuamos contra a Ponte Preta”, afirma Ney Franco, campeão da Série B com o Coritiba, em 2010, e responsável pelo acesso do Goiás à elite, em 2018.

Time


O técnico Ney Franco testou algumas formações no Cruzeiro na atividade da manhã de sábado, no hotel em Atibaia. Embora haja mistério com relação à escalação, a tendência é que o comandante coloque Rafael Luiz no lugar de Giovanni, que não teve boa atuação no revés para o Sampaio Corrêa.

O treinador ainda testou o zagueiro Ramon como volante ao lado de Jadson e Jadsom Silva, abrindo espaço para o retorno de Cacá na defesa com Manoel. Com isso, Henrique, Filipe Machado e possivelmente Arthur Caíke ficariam no banco de reservas.
 

Desfalques em peso 


Além de Marcelo Moreno, o Cruzeiro terá as ausências do lateral-esquerdo Matheus Pereira e do zagueiro Paulo, que testaram positivo para o coronavírus. O lateral-direito Raúl Cáceres, o zagueiro Leo, o volante Jean, os meias Marco Antônio e Marquinhos Gabriel, e o atacante Stênio estão machucados.

Já o volante Ariel Cabral e o atacante Roberson ficaram fora da delegação por opção da comissão técnica. As novidades entre os convocados são o volante Adriano e o atacante Welinton. 


Ano desastroso


Diferentemente dos anos anteriores, o projeto do Oeste-SP não emplacou. Em situação perigosa na Série B do Brasileiro, o rubro-negro foi rebaixado à Série A-2 do Campeonato Paulista recentemente. Os maus resultados custaram o emprego do técnico Renan Freitas, que, curiosamente, é filho do proprietário e diretor de futebol do clube, Aparecido Freitas.

Thiago Carpini, demitido recentemente do Guarani, herdou o posto, mas ainda não conseguiu tirar a equipe da zona de rebaixamento – foram cinco derrotas consecutivas nos últimos jogos. Neste domingo, a novidade pode ser o retorno do atacante Luan, ex-Cruzeiro e América, que estava no departamento médico. O volante Nilton, que também foi bicampeão brasileiro pela Raposa em 2013 e 2014, deve ficar como opção de banco.

OESTE X CRUZEIRO


Oeste-SP
Luiz; Éder Sciola, Renan Fonseca, Cartano e Gustavo Salomão; Yuri, Betinho, Marlon, Mazinho e Luan; Welliton
Técnico: Thiago Carpini

Cruzeiro
Fábio; Daniel Guedes, Manoel, Cacá e Giovanni (Rafael Luiz); Henrique (Jadson), Filipe Machado (Ramon); Airton, Régis e Arthur Caíke; Sassá
Técnico: Ney Franco

Motivo: 15ª rodada da Série B do Brasileiro

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)

Data:
11 de outubro de 2020 (domingo)

Horário: 16h

Árbitro:
Alisson Sidnei Furtado (TO)

Assistentes:
Natal da Silva Ramos Júnior e Fernando Gomes da Silva (TO)

TV: Globo

Tags: Cruzeiro rebaixamento serieb interiormg futnacional oestesp Raposa Oeste-SP Arena Barueri