2

Palmeiras e Corinthians fazem clássico da crise no Brasileirão

Após eliminações, Verdão e Timão tentam a vitória para acalmar seus insatisfeitos torcedores

12/06/2021 08:56 / atualizado em 12/06/2021 09:10
compartilhe
Abel e Sylvinho tentam recuperação com seus times no Campeonato Brasileiro
foto: Cesar Greco/Palmeiras e Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Abel e Sylvinho tentam recuperação com seus times no Campeonato Brasileiro

Eliminados precocemente da Copa do Brasil, Palmeiras e Corinthians se enfrentam neste sábado, às 19 horas, pelo Brasileirão, e tentam amenizar a crise. Mas apesar de os torcedores dos dois lados estarem insatisfeitos com as equipes, as situações dos clubes são bem distintas. Um vive crise por correr o risco de não levantar uma taça na atual temporada. O outro, para evitar o rebaixamento.

O Palmeiras acumulou neste ano três vices: Supercopa, Recopa Sul-Americana e Campeonato Paulista. Na quarta-feira, a paciência do torcedor chegou no limite com a queda em casa nos pênaltis para o CRB, na terceira fase da Copa do Brasil.

O que ameniza um pouco esses problemas é que o Palmeiras vem de três conquistas na temporada passada: Paulistão, Copa do Brasil e Copa Libertadores e neste ano ainda tem a competição continental para disputar. O elenco também oferece alternativas ao técnico Abel Ferreira. Mesmo assim, uma das principais críticas feitas a atual diretoria é que não foram feitas contratações neste ano - só Danilo Barbosa chegou para esta temporada.

Abel admite também que a pressão aumentou no clube. "Jogamos sempre para ganhar e quando não ganhamos estamos sempre pressionados. Temos um jogo bom em casa para dar uma boa resposta. Vamos ter menos jogos, é o que vai acontecer, era uma competição que queríamos voltar a estar na decisão, queríamos ganhar de novo, mas estamos fora, temos de assumir e é isto que tenho a dizer", comentou o treinador, após a queda para o time alagoano.

O Corinthians vive uma crise mais preocupante. Além de ter brigado para fugir do rebaixamento no Brasileirão anterior, neste ano coleciona eliminações. Com um elenco bastante limitado, trocou recentemente o técnico Vagner Mancini, que vinha tentando encaixar jogadores da base no time principal, pelo inexperiente Sylvinho.

Em quatro jogos, o novo treinador somou duas derrotas, um empate e uma vitória. Marcou apenas um gol, de pênalti, e sofreu três. E não é que tenha enfrentado grandes equipes. Teve três confrontos em seguida com o Atlético-GO e não conseguiu balançar as redes do adversário. A falta de agressividade custou a eliminação na terceira fase da Copa do Brasil. A vitória foi sobre o América-MG.

Antes do vexame no torneio nacional, o Corinthians já havia sido eliminado na primeira fase da Copa Sul-Americana. Em um ano em que a diretoria tenta equilibrar as contas, restará ao torcedor sofrer com essa equipe, sem contratações, no Campeonato Brasileiro.

"Infelizmente, um clube muito grande que já tem a terceira eliminação no ano. Temos o Brasileiro, que recentemente começamos. Um campeonato difícil. Temos que competir, ser dignos, ser firmes, trabalhar nessa construção. Buscar sempre uma performance melhor e resultados melhores. Temos que dar passos para frente. É trabalho, dedicação, correção, são conceitos e comportamento, e isso vamos fazer todos os dias. Temos o Brasileiro, vamos lutar para fazer um campeonato digno de Corinthians", comentou Sylvinho após a queda para o Atlético-GO.

BAIXAS

O Palmeiras terá três desfalques por causa da Copa América. Além do goleiro Weverton, convocado para a seleção brasileira, o técnico Abel Ferreira não contará com Matías Viña e Gustavo Gómez, que defenderão Uruguai e Paraguai, respectivamente - o trio pode desfalcar a equipe por até nove jogos a depender do desempenho das seleções.

Jailson deve ser o titular da meta alviverde. Para a zaga, o treinador conta com o retorno de Kuscevic. Ele, Luan e Renan brigam por duas vagas. Na lateral esquerda, Victor Luis continua como titular. Outro retorno no Palmeiras é de Gabriel Menino. Ele ficou de fora dos últimos três jogos pois estava com a seleção brasileira olímpica. O jogador participou de dois treinos com o restante do elenco e está à disposição.

O Corinthians não contará com Otero, convocado pela seleção da Venezuela para a Copa América. Com contrato até o final de junho, é provável que o jogador nem vista mais a camisa do clube O último confronto entre as equipes foi pela semifinal do Campeonato Paulista. O Palmeiras venceu por 2 a 0 na Neo Química Arena e avançou na competição.

Compartilhe