2

Palmeiras joga desconfigurado contra o São Paulo e perde após dez clássicos

Com mudança à beira do campo e em todos os setores do time, Alviverde foi derrotado por 1 a 0 no Morumbi

06/07/2023 07:00 / atualizado em 06/07/2023 01:29
compartilhe
Palmeiras perdeu para o São Paulo, no Morumbi, pela Copa do Brasil
foto: Iconsport

Palmeiras perdeu para o São Paulo, no Morumbi, pela Copa do Brasil

Abel Ferreira costuma dizer que gosta de "arroz com feijão" para escalar o Palmeiras, mas o técnico decidiu ousar contra o São Paulo. Com mudança em todos os setores, a equipe alviverde perdeu de "pouco", por 1 a 0, depois de uma invencibilidade de dez clássicos contra os rivais do estado.

O Palmeiras teve mudança, inclusive, no banco de reservas. Abel Ferreira novamente teve de cumprir suspensão e foi substituído pelo auxiliar João Martins.

Dentro das quatro linhas, a equipe alviverde teve três zagueiros. Dependendo do momento do jogo, eram dois, já que Luan perseguia Luciano pelo campo, numa marcação individual poucas vezes vista no Palmeiras de Abel Ferreira.

Quando recuava, o Palmeiras ficava num 5-4-1, com Dudu pela esquerda, Gabriel Menino e Raphael Veiga pelo meio e Richard Ríos pela direita e apenas Endrick na frente.

No ataque, o Palmeiras mostrou pouca sintonia. Sem um ponta-direita, a equipe tentava levar perigo pela esquerda. O problema é que Dudu e Raphael Veiga tiveram atuações decepcionantes.

Ao longo do clássico, o Palmeiras praticamente não levou perigo ao São Paulo. Por outro lado, o time alviverde viu o rival tricolor desperdiçar duas chances sem goleiro, pois Weverton já havia sido driblado. A derrota por 1 a 0 pode ser considerada até lucro para o Palmeiras. 

Palmeiras sofre com desfalques importantes


É verdade que as mudanças foram motivadas por desfalques importantes. O principal talvez seja Zé Rafael, o primeiro volante que tem sido um dos melhores jogadores da equipe nesta temporada. Sem ele, Abel Ferreira sofre para achar opções, até porque Jailson também está lesionado. 

Fabinho, de 21 anos, parece não ter a plena confiança do treinador. Gabriel Menino já atuou mais recuado, na goleada para o Bolívar. Desta vez, com a volta de Murilo, Abel decidiu colocar o zagueiro Luan na posição.

Na direita, o técnico optou pelo meio-campista Richard Ríos na vaga de Artur, que já defendeu o Red Bull Bragantino na Copa do Brasil. A estratégia não funcionou, tanto defensivamente como ofensivamente. Na frente, a mudança foi a natural: Endrick no lugar de Rony.

Desfalques do Palmeiras contra o São Paulo:

  • Atuesta: lesão no joelho direito
  • Jailson: transição física
  • Zé Rafael: estiramento no joelho direito
  • Artur: já atuou por outra equipe na Copa do Brasil
  • Rony: entorse no tornozelo esquerdo

Palmeiras perde primeiro clássico em 2023


O Palmeiras vinha de uma sequência de dez clássicos de invencibilidade, com seis vitórias e quatro empates nos confrontos com os rivais do estado. Neste ano, eram três vitórias (3 a 1 sobre o Santos no Morumbi, 2 a 1 sobre o Corinthians no Allianz Parque e 2 a 0 sobre o São Paulo no Morumbi) e três empates (0 a 0 com o São Paulo no Allianz Parque, 2 a 2 com o Corinthians na Neo Química Arena e 0 a 0 com o Santos na Vila Belmiro).

Compartilhe