2

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, lança livro e exalta literatura

Técnico esteve no lançamento da obra 'Cabeça fria, coração quente', ao dos auxiliares

14/03/2022 19:59
compartilhe
Abel Ferreira esteve ao lado de sua comissão técnica no lançamento do livro
foto: Divulgação/TV Palmeiras

Abel Ferreira esteve ao lado de sua comissão técnica no lançamento do livro

Na noite desta segunda-feira, o Palmeiras lançou oficialmente o livro "Cabeça fria, coração quente", publicado por Abel Ferreira e sua comissão técnica. O evento aconteceu na unidade da Mooca da Faculdade das Américas (FAM) e contou com a presença do treinador e seus quatro auxiliares.

Depois de algumas palavras proferidas pela presidente Leila Pereira, cada um dos integrantes da comissão técnica recebeu uma placa personalizada em homenagem prestada pelo clube alviverde.

Ao comentar sobre o processo envolvido na elaboração do livro, Abel deixou claro que a intenção seria fechar uma edição logo após o término da temporada de 2020. No entanto, o calendário do futebol brasileiro impediu que fosse publicado naquele momento, possibilitando que a obra fosse ampliada até o momento em que o time conquistou sua segunda Libertadores no ano passado.

"Houve a ideia de lançar o livro em Portugal. Mas eu disse que não, o livro será lançado onde foram nossas experiências. No Brasil e por uma editora brasileira. De um ano para o outro, não houve férias e não houve tempo para fechar tudo. Chegou a segunda Libertadores, tínhamos uma capa, completamente diferente desta. Reformulamos a capa e, na final da Libertadores, o livro estava praticamente finalizado", afirmou.

Na sequência, Abel destacou a importância do livro como ferramenta cultural e educacional. O técnico acredita que sua obra pode incentivar a leitura no país. "Eu costumo dizer aos meus jogadores que, no Brasil, a cultura da leitura está crescendo aos pouquinhos. Para mim, a leitura é uma ferramenta poderosa. Para mim, um livro é um amigo. Estou aqui sem minha família, e os livros são minha companhia", disse Abel, que completou: "Foi assim que cresci como treinador. Lendo livros de outros técnicos, espanhóis, franceses, ingleses, portugueses, enriquecendo minha formação. Não há nada que substitua um livro".



A obra, publicada pela editora Garoa Livros, está sendo comercializada por R$ 74,90. Todo o valor arrecadado pelas vendas será distribuído às instituições de caridade Fundação Ayrton Sena e Amigos do Bem.

Abel revelou que uma nova versão do livro será publicada em breve, contendo registros sobre dois momentos vividos pelo elenco que não foram abordados na primeira edição. "O livro tem também uma missão solidária muito grande. Quero que as pessoas pensem que, quando compram o livro, estão abdicando de comer uma pizza com a família. Todas as receitas desse livro são para ajudar alguém. Nós vamos fazer 1978 livros com uma edição e uma capa especial, tendo os capítulos extras do Mundial e da Recopa", contou o treinador.

O Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Corinthians, no Allianz Parque, às 20h30, em partida atrasada válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Com 26 somados e invicto na competição, o Alviverde já assegurou a primeira colocação do grupo C.

Compartilhe