2

Ex-Cruzeiro, 'Messinho' estreia com gol e assistência na Seleção Sub-17

O jovem jogador deixou o Cruzeiro em maio de 2021, após diversas polêmicas envolvendo sua questão contratual e as funções de seu pai no clube

15/10/2022 19:39 / atualizado em 15/10/2022 20:13
compartilhe
Estevão comemora o gol marcado pela Seleção Brasileira sub-17, já em sua estreia
foto: Marco Galvão/CBF

Estevão comemora o gol marcado pela Seleção Brasileira sub-17, já em sua estreia


Revelado pelo Cruzeiro e um dos destaques das categorias de base do Palmeiras, o meia-atacante Estevão, conhecido em suas épocas de Minas Gerais como "Messinho", foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira sub-17. Aos 15 anos, a promessa do Verdão teve boa atuação no amistoso contra o Red Bull Bragantino, com direito a gol e assistência.



Estevão comemorou a oportunidade com a Amarelinha e destacou a participação direta em dois gols logo em sua primeira convocação.
 
“É um orgulho e uma honra poder representar a seleção brasileira. Sempre foi um sonho e fico feliz de estar realizando. Muito feliz também em marcar um gol. Aproveitei ao máximo esse período de treinos, fazendo o meu melhor dia a dia. Então sei que aprendi e evolui nesse período”, disse o jogador.
 
“A primeira convocação é sempre muito especial. Claro que o objetivo é representar o Brasil mais vezes, mas sei que isso só será possível com muito trabalho no Palmeiras, muita dedicação no dia a dia. Então agora é seguir forte no Palmeiras, buscando os objetivos na temporada”, completou.

Estevão é avaliado como mais uma grande joia das Crias da Academia. Mesmo tão jovem, ele é o artilheiro da equipe sub-17 do Palmeiras em 2022, com 21 gols marcados em 27 jogos. O jogador ainda tem mais seis assistências.

Saída conturbada

Estevão, envolvido em polêmicas em suas épocas de Cruzeiro por questões contratuais, as quais se tornaram alvo de investigações por parte da Polícia Civil, deixou o clube celeste em maio de 2021, ao assinar um contrato de formação com o Palmeiras. O jovem não possuía vínculo profissional com a Raposa.
 
De acordo com as investigações, https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2021/05/08/noticia_cruzeiro,3914593/caso-messinho-cruzeiro-ataca-agente-pai-do-garoto-e-gerente-do-palmeiras.shtml. Depois, o salário aumentou. Entre junho de 2018 e abril de 2019, o pai de Messinho embolsou R$102 mil. Ele processa o Cruzeiro na Justiça do Trabalho.

Por outro lado, Ivo é réu em processo criminal que envolve supostas irregularidades no Cruzeiro. O pai de Estevão foi indiciado por crime de falsidade ideológica.

Foco de denúncias

Estevão foi um dos temas de reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, em maio de 2019. Na ocasião, a emissora revelou que o Cruzeiro, então administrado por Wagner Pires de Sá, cedeu 20% dos direitos econômicos da criança como garantia de empréstimo feito com o empresário Cristiano Richard dos Santos Machado. 
 
A comercialização dos direitos econômicos da criança não poderia ter acontecido. Inicialmente, porque a Fifa determinou, em 2015, que apenas clubes e jogadores podem ter partes de direitos econômicos. Depois, porque revelações só podem assinar contratos profissionais com os clubes a partir dos 16 anos. Até lá, só existe o contrato de formação, sem direitos federativos ou econômicos.

Mesmo após a repercussão extremamente negativa sobre a comercialização desses 'direitos', o Cruzeiro voltou a negociar, em 1º de junho de 2019, outros 15% do 'passe' da criança. A transação foi feita com o Estrela Sports Ltda, do então conselheiro Fernando Ribeiro de Morais. 

Compartilhe