2

Palmeiras goleia Água Santa e é campeão paulista pela 25ª vez

Verdão espantou a zebra após perder a partida de ida e ganhou por 4 a 0 na volta, neste domingo (9/4), no Allianz Parque

09/04/2023 17:57 / atualizado em 09/04/2023 20:59
compartilhe
Palmeiras se sagrou campeão paulista pela 25ª vez
foto: Cesar Greco/Palmeiras

Palmeiras se sagrou campeão paulista pela 25ª vez


No momento em que o Palmeiras mais precisou, os meninos resolveram. Um menino na idade, outro no nome.

Decisivos, Gabriel Menino, 22, e Endrick, 16, tiraram a equipe de uma situação difícil e a fizeram conquistar o terceiro título estadual nos últimos quatro anos e o 25ª na história.



Depois de ter perdido a partida de ida por 2 a 1, o time alviverde dominou o Água Santa neste domingo (9), no Allianz Parque, goleou por 4 a 0 e levou o Campeonato Paulista.

Gabriel Menino fez dois gols, e Endrick, um. Flaco López fechou a contagem. No primeiro confronto, em Barueri, o garoto de 16 anos, já negociado com o Real Madrid, também havia anotado para o Palmeiras.

  • A vitória representou uma marca histórica também para Abel Ferreira. Com oito títulos, ele se tornou o segundo técnico mais vencedor da história da agremiação. Está a dois do recordista, Oswaldo Brandão. A equipe ainda disputa neste ano o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e, a depender do resultado no torneio continental, o Mundial.

  • As atuações de Gabriel Menino e Endrick foram além dos gols. Criticado após a derrota na semana passada, o volante foi o responsável por quase todas as boas jogadas ofensivas criadas pelo Palmeiras. Teve também participação no gol do centroavante.

Endrick sofreu a falta que deu origem ao primeiro de Gabriel Menino e também impressionou pela disposição em voltar para não apenas ajudar na marcação mas para ter protagonismo nela.

O segundo gol do armador e do Palmeiras teve um lance de genialidade de Dudu, que deu um drible, de calcanhar, fazendo a bola passar por entre as pernas de Thiaguinho antes de cruzar para Menino acertar cabeçada.



Tudo isso aconteceu nos primeiros 34 minutos, praticamente definindo que o dono do título, mais uma vez, seria o Palmeiras. Assim como já havia acontecido em 2020 e 2022. Foi a quarta final consecutiva do clube, derrotado pelo São Paulo em 2021.

O primeiro tempo foi tão palmeirense que contou com a generosa colaboração do não tão menino árbitro Raphael Claus, 43. Ele ignorou soco dado por Dudu nas costas de Didi e, mesmo com o auxílio do VAR, mostrou apenas cartão amarelo para o atacante.

Os 90 minutos que decidiram o Paulista representaram redenção para a dupla que deu o título ao time do Palestra Itália. Gabriel Menino oscilou nos últimos dois anos, depois de ser chamado por Tite em 2020 para partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar. Envolveu-se em polêmica ao ser filmado em um grito de guerra que pedia a convocação de Dudu e xingava o técnico da seleção brasileira.

A diretoria descartou interesse do Vasco em 2022 para mantê-lo porque já se imaginava que Danilo seria vendido para a Europa, o que realmente ocorreu. O substituto, com o aval de Abel Ferreira, foi Gabriel Menino. Ele justificou a fama de ter uma boa finalização da intermediária ao fazer um gol em rebote de falta neste domingo e com outras tentativas de arremate.

É muito fácil, ao mesmo tempo, esquecer que Endrick tem apenas 16 anos. Criticado pela falta de gols, apesar da pouca idade, ele carrega o peso de ser considerado um fenômeno precoce do futebol brasileiro, de carregar tanta esperança e por já ter sido vendido para um gigante europeu.

Ele anotou seu primeiro na temporada na primeira partida da final e dobrou o número neste domingo. As posições de Gabriel Menino e Endrick são as duas em que a presidente Leila Pereira foi cobrada para contratar reforços.

ÁGUA SANTA DE VOLTA À REALIDADE


O Água Santa fica com a campanha histórica. A equipe criada na várzea que se tornou profissional apenas no final de 2011 chegou pela primeira vez à final da elite do estado. Teve um desempenho na partida de ida que fez a torcida sonhar com o título. Mas os 90 minutos no Allianz Parque a levaram de volta à realidade.

Sem calendário, o time volta às atividades apenas em 2024, novamente no Campeonato Paulista e, depois, na Série D do Brasileiro.

Com o resultado definido no intervalo, o segundo tempo teve poucos momentos dignos de nota. Com 25 minutos para o fim e após sofrer corte no rosto, Endrick foi substituído. Nem era mais preciso mais nada. Os meninos já haviam decidido o título estadual para o Palmeiras.

Flaco López completou aos 27 e fez o quarto gol. Foi apenas a cereja do bolo.

PALMEIRAS 4X0 ÁGUA SANTA


PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Gabriel Menino (Jhon Jhon), Zé Rafael e Raphael Veiga (Fabinho); Dudu (Flaco López), Endrick (Gustavo Garcia) e Rony (Breno Lopes)
Técnico: Abel Ferreira

ÁGUA SANTA
Ygor Vinhas; Reginaldo, Marcondes, Didi e Gabriel Inocêncio; Thiaguinho (Bruno Xavier), Kady (Patrick Allan) e Igor Henrique (Cristiano); Luan Dias, Lucas Tocantins (Júnior Todinho) e Bruno Mezenga
Técnico: Thiago Carpini

Gols: Gabriel Menino, aos 15 e 27, e Endrick, aos 34' do primeiro tempo; Flaco López, aos 28 do segundo tempo (Palmeiras)

Cartões amarelos: Murilo, Gabriel Menino, Zé Rafael, Dudu e Flaco López (Palmeiras); Marcondes, Kady, Luan Dias, Júnior Todinho e Bruno Mezenga (Água Santa)

Árbitro:
Raphael Claus

Assistentes:
Danilo Ricardo Simon Manis e Mauro Freitas

Estádio:
Allianz Parque, em São Paulo

Motivo:
jogo de volta da final do Campeonato Paulista

Data:
domingo, 9 de abril de 2023

Compartilhe