2

Palmeiras: entenda como Abel dá liberdade para Dudu desequilibrar no ataque

Treinador deixa lado esquerdo com uma "estrutura mais móvel" e deve repetir estratégia contra o Grêmio

10/05/2023 06:00 / atualizado em 10/05/2023 00:56
compartilhe
Dudu comemora gol com Piquerez diante do Goiás: Palmeiras venceu o jogo por 5 a 0
foto: Cesar Grecco/Palmeiras

Dudu comemora gol com Piquerez diante do Goiás: Palmeiras venceu o jogo por 5 a 0

O técnico Abel Ferreira tem montado o Palmeiras com uma estrutura "mais móvel" pela esquerda e dá liberdade para o atacante Dudu e o lateral Piquerez no setor ofensivo. No último jogo, a estratégia deu certo: Dudu desencantou na temporada, e Piquerez deu duas assistências na goleada por 5 a 0 sobre o Goiás.

Nesta quarta-feira (10), Abel não deve realizar mudanças no setor. O Palmeiras enfrenta o Grêmio a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, pela quinta rodada do Brasileirão. O time alviverde está de olho na liderança do campeonato: ocupa o segundo lugar, com dez pontos, dois a menos do que o Botafogo.

Enquanto Dudu e Piquerez têm liberdade pela esquerda, o lado direito do Palmeiras é mais fixo, com Artur e Mayke. O sistema ofensivo ainda conta com Raphael Veiga como armador e Rony no comando de ataque, como centroavante.

- Tenho uma dinâmica diferente na direita e na esquerda. Na direita temos uma estrutura mais fixa, e na esquerda uma estrutura mais móvel. O Dudu não está sempre por fora, ele vem para dentro quando o Piquerez está por fora, e o Piquerez vem para dentro quando o Dudu está por fora. O Dudu não é um finalizador nato, ele é um assistente, mas em uma temporada normal precisa fazer de dez a 15 gols, por ser um jogador do nível dele - afirmou Abel Ferreira

Piquerez falou sobre a estratégia da comissão técnica. No jogo contra o Goiás, por exemplo, ele pôde subir mais ao ataque após a expulsão de Lucas Halter aos 41 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, ele participou da jogada que resultou no gol contra de Sidimar e depois ainda deu duas assistências.

- Depende muito de cada jogo e é tudo combinado antes com a comissão técnica: se tenho que atacar mais ou ficar mais em uma saída de três. Também depende do momento do jogo. No último, com a expulsão do jogador adversário, o time deles ficou mais aberto e tive mais liberdade. Conseguimos fazer o segundo gol rapidinho e depois deu para matar o jogo. Dei as assistências e é bom para mim, mas feliz também porque a equipe ganhou fora de casa uma partida muito complicada - disse Piquerez.

Compartilhe