2

Palmeiras: como Abel deixou time com seis 'atacantes' para conseguir virada

Após sofrer dois gols no primeiro tempo, Alviverde fez quatro no Barcelona de Guayaquil (EQU) na etapa final

08/06/2023 06:00 / atualizado em 08/06/2023 01:39
compartilhe
Flaco López, Endrick e Flaco López comemoram a virada do Palmeiras
foto: Cesar Greco/Divulgação

Flaco López, Endrick e Flaco López comemoram a virada do Palmeiras

Palmeiras levou dois gols no primeiro tempo, mas fez quatro na etapa final e venceu o Barcelona de Guayaquil (EQU) por 4 a 2 no Allianz Parque. Agora, o Alviverde precisa vencer o Bolívar na sexta e última rodada para terminar na liderança do Grupo C da Libertadores. Os dois times somam 12 pontos, mas a equipe boliviana tem dois gols a mais de saldo.

A primeira etapa do Palmeiras não foi ruim. Os dois gols do Barcelona (EQU) saíram graças a erros de saída de bola. No primeiro, Zé Rafael tocou errado no meio de campo e armou o contra-ataque rival. No segundo, Mayke tentou sair por cobertura e entregou a bola para o adversário. 

Na etapa complementar, o Palmeiras voltou mais ofensivo. Flaco López entrou no lugar de Gabriel Menino e preencheu a área. Deu ainda mais força para as jogadas aéreas, a grande arma do time alviverde. Foi um amasso.
 
 

O sistema ofensivo tinha seis jogadores: Rony como centroavante, Flaco López logo atrás, Dudu pela esquerda ao lado de Piquerez, Artur pela direita, e Raphael Veiga mais recuado no meio de campo. O Barcelona (EQU) não soube como conter a pressão, nem quando era atacado nem quando tentava respirar com a bola.

O técnico Abel Ferreira não deu bronca no vestiário do Allianz Parque durante o intervalo da partida. Ele explicou o que pretendia do sistema ofensivo com Flaco López, deixou Zé Rafael mais fixo à frente da defesa e avisou aos zagueiros que teriam muitas vezes de marcar no mano a mano os atacantes do Barcelona (EQU).

- Quando estamos a perder, temos que fazer algumas mudanças. Disse a eles para manter a calma, não houve dura para ninguém, eles têm meu respeito e meu crédito, sei o quanto se esforçam, vinham de dois dias de recuperação - disse Abel.

Dudu e Piquerez brilham pela esquerda


Enquanto na direita Artur ficava mais sozinho, com Mayke recuado, o lado esquerdo do Palmeiras foi fundamental para a virada. Piquerez tem liberdade para subir ao ataque e se juntar a Dudu no último terço do campo. Os dois conseguiram levar a melhor sobre a defesa do Barcelona (EQU) na maioria das vezes.

Piquerez marcou justamente ao pegar a sobra de um cruzamento de Dudu. O lateral estava na área para finalizar, e o atacante mais aberto para cruzar. 

Piquerez ainda cruzou no lance que terminou no gol de Artur. No primeiro tempo, o lateral já tinha cruzado na medida para Veiga, que acertou o travessão.


Compartilhe