2

Palmeiras teve 'tudo certo' por Maradona em 92; saiba por que deu errado

Diretor esportivo da Parmalat na época, Brunoro contou bastidores da negociação em podcast

12/06/2023 12:21 / atualizado em 12/06/2023 12:34
compartilhe
Brunoro afirma que Palmeiras esteve próximo de contratar Maradona na década de 1990
foto: Iconsports

Brunoro afirma que Palmeiras esteve próximo de contratar Maradona na década de 1990


 
A parceria com a empresa italiana Parmalat mudou o Palmeiras de patamar no início da década de 1990. Depois de um longo jejum de 17 anos sem títulos, a equipe foi campeã paulista sobre o Corinthians em 1993, com um elenco de peso - mas que poderia ter sido (ainda mais) estrelado. 

Diretor esportivo da marca de laticínios à época, José Carlos Brunoro, figura conhecida da torcida palestrina, revelou que o clube chegou a tentar a contratação de Diego Maradona ainda em 1992, quando montava seu elenco campeão. 

- Na realidade a gente foi pra cima dele para contratar. Ele tinha saído do Napoli. A Parmalat veio falar, 'ah, e o Maradona?'. Pensei: esses caras estão loucos. Com um monte de pepino, como é que eu vou falar com o Maradona? Maior craque da época. Porra, conseguiram um contato na Parmalat na Argentina para eu falar com os procuradores dele - disse, ao podcast 'Podporco'. 

Brunoro era o elo entre a empresa, que bancou as grandes contratações do alviverde, como Zinho e Edmundo, e foi pessoalmente tratar da vinda do possível reforço na Argentina. 
 

Segundo o empresário, que também atuou como CEO do Palmeiras em 2013, durante a gestão Paulo Nobre, o acordo só não foi fechado por que Maradona era argentino, e não considerava atuar em um clube brasileiro. 

- Fui para a Argentina, fiquei uma semana lá negociando. E quase que ele veio. O empecilho é que ele falou "se jogasse no Brasil, a Argentina me mata". Foi um sentimento pela Argentina. Já estava quase tudo certo, financeiro, projeto. Estava acertando tudo com os procuradores dele - relembrou. 

- No dia que ia falar com ele, ele avisou que não queria nem falar comigo, não pela minha pessoa, mas não queria ouvir [a proposta], porque se muda a cabeça, o povo argentino ia matar ele de jogar no Brasil. Naquela época tinha era meio assim [a rivalidade]. Ainda mais com o Maradona, um super ídolo deles. 

Naquele ano, Maradona se desligou do Napoli depois de uma ação na Fifa, e assinou com o Sevilla. A passagem pela Espanha durou 30 jogos (e sete gols). Em 1993, já perto de encerrar a carreira, ele decidiu voltar para casa, e assinou com o Newell's Old Boys. A aposentadoria veio em 1997, pelo Boca Juniors. 
 
 


Compartilhe