2

Santos: Ângelo diz ter sido vítima de racismo no Chile; Odair pede punição

Atacante santista teria sido ofendido por torcedores do Audax Italiano ao sair de campo durante partida em Rancagua

25/05/2023 00:13 / atualizado em 25/05/2023 00:56
compartilhe

Ângelo teria sido xingado por torcedores do Audax Italiano na saído do gramado
foto: Raul Barletta/Santos FC

Ângelo teria sido xingado por torcedores do Audax Italiano na saído do gramado

O atacante Angelo afirmou que foi vítima de racismo durante a derrota do Santos para o Audax Italiano (CHI), por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (24), em Rancagua, no Chile. De acordo com o jogador, torcedores o chamaram de macaco ao ser substituído por Weslley Patati, no segundo tempo.



A informação foi divulgada inicialmente pela Paramout+ e confirmada pelo próprio Santos.

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Odair Hellmann, bastante incomodado, pediu punições imediatas para que esse tipo de ataques parem de ocorrer.

- Não tenho poder de decidir, mas, se dependesse apenas de mim, sou a favor de tirar o time de campo. E o adversário tem que fazer o mesmo. A partir disso, que a CBF, a Conmebol, a Fifa busquem, por meio de câmeras, quem fez. A punição precisa ser dura. Se passar a mão na cabeça, isso vai continuar. Estamos falando de um problema histórico. Um erro histórico - desabafou o treinador do Santos.

 

Além das ofensas verbais contra o atacante Ângelo, o zagueiro Joaquim também foi vítima de racismo no estádio El Teniente, em Rancagua, no Chile, durante a derrota do Santos para o Audax Italiano, por 2 a 1, pela Copa Sul-Americana, na noite desta quarta-feira (24). O peixe já comunicou a Conmebol e permanece no aguardo de uma punição por parte da entidade. 

 

Joaquim também sofreu ataques racistas

 

De acordo com as informações obtidas pelo Superesportes, os ataques proferidos contra Joaquim ocorreram no momento em que o zagueiro foi expulso. 

 

Membros da delegação santista, posicionados no quarto andar do estádio, presenciaram torcedores chamando o defensor de "macaco" e fazendo gestos racistas para o jogador. 

 

O caso envolvendo Joaquim também foi relatado ao delegado da partida, assim como o de Ângelo, e os dois episódios devem ser registrados na súmula do confronto. O Santos espera uma punição por parte da Conmebol contra o Audax Italiano.

 

A entidade foi procurada pela reportagem e informou que nas próximas horas terá acesso ao relatório do delegado. A partir disso, vão iniciar as investigações do caso. Este processo pode levar alguns dias para ter um desfecho. 

Inconformado com o árbitro uruguaio


A irritação do técnico do peixe continuou ao comentar a atuação do árbitro uruguaio Christian Ferreira.

- Quem tinha que estar aqui é o árbitro. Foi muito estranho tudo o que aconteceu aqui. Até o momento em que teve jogo, fomos dono da partida. Poderíamos ter feito dois ou tres a zero. A partida estava controlada - disse o treinador

- O lance que resulta na expulsão do Joaquim começa em um lateral na minha frente, que era nosso, mas o árbitro inverteu. Aí ele dá o amarelo para agressor e o agredido no pisão no pé que o Joaquim recebeu dentro da área. Em seguida sai o gol. Se compararmos o movimento do Joaquim com o do número 9 do Audax, que não recebeu amarelo e fez faltas em todos os lances que participou, vamos perceber algo estranho. No segundo tempo não teve jogo. Eles, com um jogador a mais, vieram para cima e saiu o gol em um único cruzamento na área - completou Odair.

Situação complicada no grupo

Com quatro pontos conquistados, o Santos é o terceiro colocado do Grupo E. Para se classificar, o peixe precisa vencer Newell's Old Boys (ARG) e Blooming (BOL), na Vila Belmiro, nas duas rodadas que ainda restam nesta fase da Copa Sul-Americana.

 

 


Compartilhe