UAI

2

São Paulo empata com Fortaleza e perde chance de entrar no G4 do Brasileiro

Duelo de tricolores termina sem vencedor na Arena Castelão; time paulista sai na frente, cede igualdade e permanece em quinto lugar

08/05/2022 21:45 / atualizado em 08/05/2022 21:58
compartilhe
São Paulo saiu na frente, mas levou empate do Fortaleza no Castelão
foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

São Paulo saiu na frente, mas levou empate do Fortaleza no Castelão


O São Paulo desperdiçou neste domingo uma oportunidade de entrar no G4 do Campeonato Brasileiro ao ficar no empate por 1 a 1 com o lanterna Fortaleza, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela quinta rodada. Saiu na frente com o gol do atacante Luciano e estava indo para o terceiro lugar, mas sofreu a igualdade em um belo gol de Yago Pikachu.

Com o resultado deste domingo, o São Paulo permaneceu na quinta colocação na tabela de classificação do Brasileirão, com oito pontos. E pode perder uma posição no caso de sair um vencedor do duelo entre Avaí e Coritiba, nesta segunda-feira, em Florianópolis. Já o Fortaleza conquistou seu primeiro ponto na competição, ainda com um jogo a menos, mas segue no 20º e último lugar.



Na próxima rodada do Brasileirão, o São Paulo voltará para casa para enfrentar o Cuiabá, no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), no estádio do Morumbi, na capital paulista. Antes, na quinta-feira, às 19 horas, encara o Juventude, na Arena Barueri, em Barueri (SP), pela rodada de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ida, em Caxias do Sul (RS), empate por 2 a 2.

Já o Fortaleza buscará seus primeiros pontos no Brasileirão no próximo domingo, às 18h, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Mas entrará em campo antes, na quinta-feira, às 19h, contra o Vitória, no estádio do Barradão, em Salvador, pela Copa do Brasil. Na ida, em Fortaleza, triunfo cearense por 3 a 0.

O jogo


Fortaleza e São Paulo já fizeram em um passado recente bons jogos, com as equipes se lançando ao ataque e criado boas chances. Não foi o que se viu em campo neste domingo. No primeiro tempo, pouca emoção e muita marcação, o que deixou a partida muito truncada.

O Tricolor paulista teve uma boa chance com Alisson, logo aos cinco minutos, em um chute defendido pelo goleiro Max Wallef e outra com Calleri, aos 23, que não encontrou um companheiro dentro da área em uma jogada pela direita. De bom do lado cearense, somente um chute de Yago Pikachu, aos 38, que assustou o goleiro Jandrei.

Para o segundo tempo, o técnico Rogério Ceni resolveu mexer na estrutura do meio de campo e do ataque com as entradas de Luciano e Patrick nos lugares de André Anderson e Rodrigo Nestor, respectivamente. Nos primeiros 10 minutos essas trocas não funcionaram e o São Paulo até sofreu uma pressão do Fortaleza, mas tudo mudou em uma grande jogada de Igor Gomes.

O volante recebeu na intermediária, pelo lado esquerdo, e deu um passe sensacional para o atacante nas costas da zaga, que recebeu na área pela esquerda e bateu cruzado e rasteiro, sem chances para o goleiro Max Wallef. Foi o quinto gol na temporada de Luciano, o que o torna vice-artilheiro isolado do São Paulo, só atrás de Calleri, que tem 13.

Com a vantagem no placar, o São Paulo começou a buscar espaços para os contra-ataques, já que o Fortaleza se lançou ao ataque. O que os paulistas não esperavam era o time cearense conseguir o empate em um belo gol. Aos 23 minutos, após cruzamento de Juninho Capixaba, Yago Pikachu chapou a bola de primeira, sem deixar cair no chão, e mandou no ângulo esquerdo alto de Jandrei.

Daí em diante, pouca coisa produtiva no ataque aconteceu - somente um chute de Hércules de fora da área, já aos 49 minutos, que Jandrei espalmou para escanteio. Os setores defensivos dos dois clubes prevaleceram e o resultado ficou mesmo no 1 a 1.

FORTALEZA 1 x 1 SÃO PAULO


FORTALEZA
Max Walef; Titi, Marcelo Benevenuto e Ceballos (Lucas Crispim); Yago Pikachu, Felipe, José Welison (Hércules), Lucas Lima (Robson) e Juninho Capixaba; Silvio Romero (Renato Kayser) e Moisés (Depietri).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

SÃO PAULO
Jandrei; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington (Reinaldo); Andrés Colorado (Pablo Maia), Igor Gomes, Rodrigo Nestor (Patrick) e André Anderson (Luciano); Alisson e Calleri (Eder) 
Técnico: Rogério Ceni

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 08 de maio de 2022 (domingo)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
Renda: R$ 364.700 
Público: 25.528 torcedores
Cartões amarelos: Yago Pikachu e Marcelo Benevenuto (Fortaleza); Luciano, Igor Gomes e Diego Costa (São Paulo)
GOLS: Luciano, aos 11, e Yago Pikachu, 23min do 2ºT

Compartilhe