O São Paulo conquistou uma importantíssima vitória na noite desta quinta-feira. Diante do Coritiba, no Morumbi, em partida atrasada válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time comandado por Rogério Ceni fez o dever de casa, superando o rival por 3 a 1, para acirrar a briga pela última vaga na Libertadores de 2023. Calleri (2) e Luciano balançaram as redes para o Tricolor. Matheus Cadorini fez o gol de honra para o Coxa.
Com o resultado, o São Paulo foi a 44 pontos, assumindo a décima colocação e ficando a apenas um tento do América, que, em oitavo lugar, é o último integrante do G8, grupo que garante vaga na próxima edição do torneio continental.
Para, enfim, entrar no G8, o São Paulo precisará seguir vencendo seus jogos e contar com tropeços do América e também do Fortaleza, que tem os mesmos 44 pontos do Tricolor, mas figura à frente na tabela por contar com mais vitórias no Brasileiro (12 contra 10). O Coritiba, por sua vez, segue flertando com a zona de rebaixamento, já que está estagnado nos 34 pontos.
O jogo
O São Paulo precisou de apenas dois minutos para abrir o placar. Nestor recebeu de Patrick pela direita, foi conduzindo a bola, invadiu a área e bateu cruzado, vendo a bola desviar em Calleri e morrer no fundo das redes. O Coritiba respondeu pouco depois com Boschilia, que soltou a bomba da entrada da área, mandando rente à trave.
O São Paulo manteve o domínio durante toda a etapa inicial, mas teve dificuldades para "matar o jogo" nas oportunidades que criou. Aos 24 minutos, por exemplo, Calleri saiu cara a cara com o goleiro, que fez a defesa em chute rasteiro do atacante argentino, que desperdiçou uma grande chance.
Pouco depois foi a vez de Pablo Maia bater forte de fora da área e ver a bola triscar a trave rival. Reinaldo também teve uma ótima oportunidade para ampliar, dominando cruzamento de Moreira, limpando a marcação dentro da área e batendo forte, mas mandou por cima do travessão.
Antes do intervalo, Luciano ainda chegou a balançar as redes ao receber nas costas da marcação, driblar o goleiro, bater na trave, mas ver a bola rebater na perna do zagueiro e entrar. O gol, porém, foi anulado por posição irregular do atacante são-paulino.
O Coritiba começou a etapa complementar mais ligado e por pouco não empatou logo aos dois minutos com Adrian Martinez, que completou de cabeça o cruzamento pela esquerda, obrigando Felipe Alves a fazer boa defesa.
Mas, passados os primeiros minutos, o São Paulo retomou o controle do jogo e seguiu chegando à meta adversária com naturalidade. Luciano até chegou a balançar as redes novamente, porém, mais uma vez teve seu gol anulado por posição irregular.
Mais tarde, após cobrança de lateral de Reinaldo e bate-rebate dentro da área, Léo bateu firme, obrigando Gabriel a fazer grande defesa. No rebote, Luciano cabeceou na trave. Mas, aos 18 minutos, não teve jeito. Patrick passou como quis pela marcação, chegou à linha de fundo e cruzou na cabeça de Calleri, que desta vez não desperdiçou, ampliando o placar para o São Paulo.
Com a vitória encaminhada, o Tricolor ficou ainda mais solto em campo e não demorou para chegar ao terceiro gol. Welington arrancou pela esquerda, deixando a marcação para trás e cruzou rasteiro no segundo pau para Luciano, que, enfim, marcou um gol legal ao dominar e tocar na saída do goleiro, garantindo o importante triunfo da equipe comandada por Rogério Ceni, cada vez mais forte na briga pela última vaga na Copa Libertadores.
Antes do apito final, o Coritiba ainda marcou seu gol de honra. Em cobrança de falta pela esquerda, Matheus Cadorini subiu mais alto que a defesa são-paulina e cabeceou no cantinho, sem chances para Felipe Alves, que se esticou todo, mas não conseguiu fazer a defesa.
SÃO PAULO 3 X 1 CORITIBA
SÃO PAULO
Felipe Alves; Rafinha, Léo e Luizão; Moreira (Igor Gomes), Pablo Maia (Luan), Nestor Galoppo), Patrick (André Anderson) e Reinaldo (Welington); Luciano e Calleri
Técnico: Rogério Ceni
CORITIBA
Gabriel; Natanael (Matheus Alexandre), Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos (Diego); Trindade, Bruno Gomes e Boschilia (Regis); Martínez, Warley (Bernardo) e Fabrício Daniel (Matheus Cadorini)
Técnico: Guto Ferreira
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 20 de outubro de 2022, quinta-feira
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
Público: 14.993 torcedores
Renda: R$ 589.522,00
GOLS: Calleri, aos 2 do 1ºT; Calleri, aos 18, Luciano, aos 26, e Matheus Cadorini, aos 38min do 2ºT
Cartões amarelos: Luizão, Luciano (São Paulo); Natanael, Chancellor, Diego, Bruno Gomes, Adrián Martínez (Coritiba)