Dorival Júnior já traçou os planos para aproveitar as promessas lapidadas em Cotia, antes mesmo de completar um mês de São Paulo. O treinador pretende, sim, dar espaço aos garotos das categorias de base, uma marca registrada de seus trabalho. Mas a prioridade ainda é acertar o time principal de acordo com as suas ideias de futebol.
O técnico deixou isso claro na entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Inter no último domingo (7). Dorival disse que primeiro pretende consolidar um padrão de atuação que a equipe ainda não encontrou mesmo que esteja invicta com o treinador. A partir daí, será possível dar mais oportunidades aos garotos.
– Aos poucos, a gente vai tentando observar um pouco mais a base. Eu tive só uma oportunidade. Vamos tendo calma. Primeiro, tenho que acertar a nossa equipe para depois tentar encontrar algumas soluções – afirmou o treinador.
O uso de garotos acompanha Dorival desde o primeiro trabalho de sua carreira, em 2004, pelo Figueirense, quando trabalhou com Filipe Luís. No próprio São Paulo, em 2017, o treinador deu espaço para Éder Militão mesmo em meio à luta contra o rebaixamento.
No Flamengo campeão da Libertadores e da Copa do Brasil no ano passado, João Gomes virou titular absoluto sob o comando dele. Sem falar no trabalho pelo Santos em 2010, em que comandou Neymar e Paulo Henrique Ganso em início de carreira.
No São Paulo, observações aos garotos da base começaram logo na primeira semana de clube. Recém-chegado, ele promoveu um treino no CT da Barra Funda com a presença de alguns atletas do time sub-20. Foi suficiente para ele promover o volante Felipe Negrucci.
Com Dorival, outras promessas de Cotia se firmam na equipe titular. O caso mais emblemático é o de Lucas Beraldo. O zagueiro de 19 anos desbancou Alan Franco e Diego Costa para formar dupla com Arboleda. Autor de um golaço na vitória sobre o Inter, Pablo Maia também está em alta.
Negrucci deve ser o primeiro a ganhar chance
O jovem de 19 anos é o primeiro garoto da base a subir com Dorival. O técnico detectou uma carência na função de segundo volante e chamou Negrucci para fazer parte do grupo. Desde então, ele tem treinador com o time principal a ponto de integrar a delegação até na Colômbia. O jovem, porém, não foi relacionado para o jogo contra o Tolima.
– Ele chamou atenção em um trabalho, tirei várias informações positivas. Ele está vindo, ficando um período com a gente. De repente aconteça de ele poder atuar. Tudo é questão de tempo, que ele possa ganhar minutagem. Um pouco do que a gente deseja, que ele entenda como a gente atua. Alguns outros daqui a pouco poderão estar – analisa o técnico.
Veja mais nomes que poedm "subir" com Dorival:
Caio Matheus é outra promessa
O atacante é uma das principais promessas da safra atual de Cotia. No ano passado, Caio Matheus estreou e marcou o primeiro gol como profissional, contra o Ayacucho (PER) pela Copa Sul-Americana. Ele chegou a se firmar no elenco de Rogério Ceni, mas sofreu uma lesão joelho direito, que o obrigou a passar por cirurgia em julho de 2022.
O garoto até abriu a temporada com o elenco principal, mas "desceu" para ganhar ritmo de jogo e retomar força física no time sub-20. Ele é considerado um extrema habilidoso e promissor na avaliação do clube.
Rodriguinho já tem quatro jogos
Vive situação parecida com a de Caio Matheus. O meia estreou com gol na goleada por 4 a 1 sobre a Universidad Católica (CHI), nas oitavas de final da Sul-Americana do ano passado. Já fez quatro jogos pelo profissional, todos em 2022.
Mas em 2023, as oportunidades minguaram. Rodriguinho também sofreu uma fibrose muscular que atrapalhou seu aproveitamento ainda com Rogério Ceni. Por issso, decidiu voltar ao time sub-20 para ganhar mais minutos em campo. Até agora, atuou em sete jogos, com um gol marcado em 2023.