2

São Paulo: como Dorival fez dupla Luciano e Calleri entrar em sintonia

Atacantes retomam protagonismo e são jogadores que mais participam de gols no Tricolor em 2023

24/06/2023 06:00 / atualizado em 24/06/2023 01:11
compartilhe
Luciano e Calleri entram em sintonia sob o comando de Dorival
foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Luciano e Calleri entram em sintonia sob o comando de Dorival

 
Calleri recebe dentro da área e precisa de apenas dois toques na bola para Luciano emendar de primeira, no ângulo. Foi o gol da vitória de virada do São Paulo sobre o Athletico-PR na última quarta-feira (21), no Morumbi, pelo Brasileirão.

Mas podemos chamar também de mais uma prova de como a dupla Luciano e Calleri entrou em sintonia. Uma parceria afinada sob o comando de Dorival Júnior.

Os dois estão empatados na vice-artilharia do São Paulo no ano, com sete gols cada. E também dividem outro quesito em 2023.

Luciano e Calleri são os jogadores que mais participaram de gols no elenco na temporada. Cada um deles tem participação em 13 gols neste ano.

Luciano e Calleri em 2023

Luciano: 7 gols e 6 assistências em 32 jogos
Calleri: 7 gols e 6 assistências em 24 jogos

Dupla cresce com Dorival


Os números também mostram como eles são importantes para a equipe de Dorival. Juntos, eles participaram de 13 dos 27 gols marcados com o treinador – quase a metade.

Uma amostra definitiva de como ambos cresceram com o treinador. Logo de imediato, Dorival alterou levemente o posicionamento de Luciano. O camisa 10 que atuava como meia com Rogério Ceni passou a atuar como segundo atacante, mais próximo de Calleri.
 
 

– Pelo que vi até hoje do Luciano e pelo que entendi no clube, o Luciano é um segundo atacante. É onde ele gosta de jogar – disse Dorival logo após sua estreia pelo Tricolor.

O segundo ponto foi entender que Calleri é o único jogador de definição e presença de área no elenco. Assim, o técnico trabalhou para reduzir os cruzamentos e jogadas pelos lados e buscar mais triangulações e aproximações. Inclusive para aproveitar jogadas no pivô, como a do gol de Luciano contra o Athletico.

– Jogamos com aproximação, porque finalizador nato, só o Calleri. Infiltração, troca de passes. Tem dado certo, são raras as partidas que não fizemos gols – analisa Dorival.

Luciano e Calleri

  • Com Rogério Ceni: 
    Luciano:
    2 gols e 2 assistências em 16 jogos
    Calleri: 3 gols e 3 assistências em 11 jogos
  • Com Dorival: 
    Luciano:
    5 gols e 4 assistências em 16 jogos
    Calleri: 4 gols e 3 assistências em 13 jogos

 
Os ajustes fizeram os dois crescerem de produtividade. E a comparação com o período sob o comando de Rogério deixa isso claro.

Com a dupla em alta, o São Paulo enfrenta o Cruzeiro neste sábado (24), às 21h (horário de Brasília), no Independência, pela 12ª rodada do Brasileirão.

Compartilhe