2

Vasco: interino é fã do carrossel holandês e se destacou no futebol mineiro

Técnico do sub-20 do Vasco, William Batista vai comandar o time pelo menos na partida contra o Cuiabá, na segunda-feira

25/06/2023 05:00 / atualizado em 24/06/2023 20:59
compartilhe
William Batista já comanda os treinos do Vasco desde a última sexta-feira
foto: Daniel Ramalho/Vasco

William Batista já comanda os treinos do Vasco desde a última sexta-feira


 
Vasco vai ter uma novidade na beira do campo na partida contra o Cuiabá, na próxima segunda-feira (26), pelo Campeonato Brasileiro. Depois da demissão do técnico Maurício Barbieri e ainda sem um substituto, William Batista, do time sub-20, vai comandar a equipe na partida na tentativa de fazer o Vasco voltar a vencer e diminuir a crise no clube.
 
 
Mesmo há pouco tempo no Cruz-Maltino, William Batista, de apenas 30 anos, chega com moral para comandar o time profissional. Ele chegou aoc lube há sete meses.

Fã do carrossel holandês da Copa de 1974. William se destacou na base do América-MG. Pelo Coelho, ele conquistou um Campeonato Mineiro Sub-20 e chegou às semifinais da Copa São Paulo de 2022, sendo eliminado pelo Santos. Além disso, o treinador teve incríveis 63% de aproveitamento em 94 jogos pelo clube mineiro. 

No América-MG, inclusive, William Batista trabalhou com Paulo Bracks, diretor de futebol do Vasco. Os dois trabalharam juntos em 2020, antes do dirigente trocar o Coelho pelo Internacional, no fim daquele ano.
 

Inspiração no carrossel holandês


Em recente entrevista ao "GE", William Batista revelou inspiração no carrossel holandês de Johan Cruyff, comandado por Rinus Mitchell. Ele também citou o Barcelona de Pep Guardiola, que também é um entusiasta de Cruyff. Além disso, o treinador se mostrou um defensor do "jogo de posição".

- Um dos primeiros presentes que ganhei dos meus pais foi um agasalho da Laranja Mecânica, e eu perguntava ao meu pai o porquê da Holanda. Ele me falava do carrossel holandês de Cruyff e de Rinus Mitchell. Isso me influenciou como criança e, aos 18 anos, vejo o auge do Barcelona de Guardiola. Vou jogar em Portugal, começo a despertar o interesse pelo modelo de jogo do Barcelona e o que influenciava. Era algo que eu queria sentir como jogador, mas as equipes que eu jogava não tinham a bola. Aí passo a querer ser treinador, tenho uma oportunidade com 20 anos no Sumaré, quando começo a organizar as ideias - disse William em recente entrevista.
 
 

- Eu estive na Espanha em 2015, quando estruturei as ideias sobre o jogo de posição. Mais importante do que saber se movimentar é também saber quando ficar parado. Isso confundiu sobre ser um jogo estático, sem mobilidade. Mas quem fala que o jogo de posição não pode se movimentar não entendeu ainda. É um jogo onde existe liberdade, onde a posição da bola e o espaço são determinantes, e as decisões são tomadas de acordo com o contexto defensivo do adversário. A partir disso é um efeito dominó. Quem acompanha o nosso time percebe que existe muita mobilidade, movimento e uma relação muito forte com o nosso adversário e com o espaço - completou o treinador em outro trecho da entrevista. 
 

William Batista está invicto no Vasco 


William Batista tem bons números no Vasco. O técnico está invicto no comando do time sub-20. É verdade que o time foi eliminado precocemente da Copinha, no começo do ano, mas só deixou a competição nos pênaltis, após empatar com o Ibrachina-SP, no tempo regulamentar. No Campeonato Carioca, o Vasco também ainda não perdeu.

Sob o comando de William Batista, o Vasco disputou 15 jogos e teve 11 vitórias e quatro empates. Além disso, marcou 36 gols e sofreu apenas nove. Recentemente, o Cruz-Maltino conquistou a Taça Guanabara e está na semifinal do Campeonato Carioca. No primeiro jogo, em que William não esteve à beira do campo para poder comandar o treino do time profissional, na última sexta-feira, o Vasco venceu o Botafogo por 2 a 1.


E o novo técnico do Vasco?

 

Enquanto William Batista comanda o time de forma interina, o Vasco segue em busca de um novo treinador efetivo para o time. Como o Superesportes mostrou no último sábado, a diretoria já definiu o perfil do futuro técnico do time.
 
E, agora, depois da asposta em Barbieri, o clube vai atrás de um profissional mais experiente. A ideia é contratar alguém que aguente a pressão de tentar tirar o time da zona de rebaixamento. Atualmente, o time vem se dez jogos sem vencer, sendo seis derrotas seguidas. O Vasco é o 19º colocado, com seis pontos. 
 

Compartilhe