2

Vasco: o que observar hoje antes da chegada do novo treinador

Em crise e afundado na zona de rebaixamento, o Vasco encara o Cuiabá, nesta segunda-feira, no Luso-Brasileiro

26/06/2023 06:30 / atualizado em 26/06/2023 00:29
compartilhe
William Batista vai comandar o Vasco nesta segunda-feira
foto: Daniel Ramalho/Vasco

William Batista vai comandar o Vasco nesta segunda-feira


 
Em meio à crise vivida dentro e fora de campo, o Vasco encara o Cuiabá, nesta segunda-feira (26), às 21h, pelo Campeonato Brasileiro. A partida, válida pela 12ª rodada da competição, acontece no Estádio Luso-Brasileiro. O local da partida, inclusive, expõe um dos muitos problemas que o Cruz-Maltino tem no momento. E, ao mesmo tempo, é um dos atrativos do duelo desta noite.

Precisando se recuperar da sequência de dez jogos sem vencer, sendo seis derrotas seguidas, o Vasco vai encarar o Cuiabá no jogo que encerra a 12ª rodada. E o Superesporte mostra o que observar na partida.

William Batista comanda o time interinamente


Depois de seis derrotas seguidas, o Vasco demitiu o técnico Maurício Barbieri. O anúncio foi feito na sexta-feira, mas a decisão já estava tomada desde o fim do jogo contra o Goiás, na noite de quinta-feira, em meio ao caos de São Januário. Assim, o técnico do time sub-20, William Batista, vai estar na beira do campo nesta segunda-feira. Ele já comandou os treinos do Vasco desde a última sexta. 

Fã do carrossel holandês, de Cruyff e Guardiola, William Batista tem apenas 30 anos e está no Vasco há pouco mais de sete meses. Mas ele chega no profissional, mesmo que interinamente, com moral. Ele foi contratado depois de um bom trabalho na base do América-MG e o time sub-20 vascaíno está invicto sob o seu comando. É provável que ele não faça grandes mudanças na escalação da equipe, mas o esquema tático e o estilo de jogo podem ser atrativos interessantes no Luso-Brasileiro.
 
 

Vasco sem Andrey Santos


Emprestado pelo Chelsea ao Vasco, Andrey Santos encerrou sua segunda passagem pelo Cruz-Maltino ao receber um cartão amarelo na partida contra o Goiás. Foi o seu terceiro e ele ficou suspenso para o duelo com o Cuiabá, que seria o seu último jogo antes de se apresentar ao time inglês. 

Mesmo estando abaixo do esperado, Andrey foi titular do Vasco neste ano - quando esteve à disposição. Agora, uma das missões de William Batista vai ser organizar o time sem o garoto. Se quiser evitar grandes mudanças, o técnico pode apenas promover o retorno de Jair, que cumpriu suspensão na última rodada.

Qual será a reação do Vasco após o caos em São Januário?


O Vasco viveu uma noite caótica em São Januário após a derrota para o Goiás, na última quinta-feira. Logo depois do apito final, muitos objetos, como latas e copos, rojões e sinalizadores foram arremessados em campo, começando uma grande confusão com a Polícia Militar, que contribuiu ativamente para as cenas lamentáveis vistas dentro e fora da Colina.

Em meio a tudo isso, os jogadores ficaram acoados em campo e, depois no vestiário, esperando a situação se acalmar do lado de fora do estádio. Além disso, muitos familiares e amigos dos jogadores também sofreram com o gás de pimenta e o gás lacrimogêneo que tomaram conta do ar do estádio. O clima ficou hostil para todos. Agora, o duelo com o Cuiabá será a primeira oportunidade para saber como o time vai reagir a tudo que aconteceu na última quinta-feira.
 

Vasco joga sem torcida e fora de São Januário


Pela confusão citada anteriormente, o Vasco foi punido pelo STJD e pela Justiça do Rio de Janeiro. E teve seus recursos negados nos dois tribunais. Assim, vai precisar jogar fora de São Januário e com os portões fechados. O estádio escolhido foi o Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. 

Pior mandante do Brasileirão, o Vasco vai precisar jogar longe de casa e sem o apoio - e a cobrança - da torcida. Para um time fragilizado, a ausência de pressão externa pode - quem sabe? - ajudar a equipe.

Compartilhe