Mais Esportes
None

Do Cielo ao inferno?

Campeão mundial e olímpico e três outros nadadores de destaque apresentam resultado positivo para diurético proibido. Confederação opta por advertência, mas caso vai à Fina

postado em 02/07/2011 07:00 / atualizado em 02/07/2011 10:26

Um dos principais nadadores do mundo e três outros atletas brasileiros de ponta foram os personagens de uma revelação que agitou ontem os bastidores do esporte no país. Por meio de nota, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) revelou que César Cielo, recordista mundial dos 50m e 100m livre e campeão olímpico dos 50m livre, Nicholas Santos e Henrique Barbosa, que nadam pelo Flamengo, além de Vinícius Waked, do Minas, foram flagrados no exame antidoping realizado no último Troféu Maria Lenk, em 8 de maio, disputado no Rio.

Eles apresentaram resultado positivo para a substância furosemida, da classe S5 diuréticos, após exame verificado no Laboratório do Institut Armand Frappier, no Canadá, credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e diante das evidências, optaram por não pedir a análise da amostra B do material colhido.

Apesar disso, o Painel de Controle de Doping instaurado pela CBDA, também ontem, composto por Eduardo de Rose, Sandra Soldan, Marcus Bernhoeft e Cláudio Cardone, considerou o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação (Fina) para punir o quarteto apenas com uma advertência.

A Fina tem prazo de um mês para analisar o caso e pode rever a decisão tomada pela CBDA, aplicando punição de, no mínimo, dois meses – caso seja decidido um prazo maior, Cielo e os demais três nadadores correm o risco de ficar fora do Mundial de Xangai, a partir do dia 16. Referendada a advertência, ainda existe o risco de recurso da Wada à Corte Arbitral do Esporte de Lausanne.

A nota, na íntegra, diz: “Os quatro atletas declinaram do direito de realização da amostra B. Os referidos atletas definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição”.

O painel, dentro do espírito da legislação da Fina, notadamente na regra DC 10.4, optou por uma advertência aos quatro atletas, uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte deles no episódio.

De acordo com a regra DC 9 da FINA, os atletas perdem os resultados, prêmios, certificados e medalhas alcançados obtidos no Troféu Maria Lenk de Natação. Os resultados anulados não modificarão o resultado da competição, que teve o Minas como campeão.

Tão logo soube do resultado do antidoping, Cielo divulgou uma nota explicativa. Ele alega que sempre fez o uso de um suplemento alimentar e que nunca, antes, tinha sido detectado em qualquer controle antidoping. Lembra também que este ano já foi testado outras cinco vezes e que nada foi acusado. O Flamengo, em outro comunicado, reafirma confiança na inocência de seus atletas e acredita que não há motivos para qualquer tipo de sanção. A farmácia que prepara o suplemento admitiu a contaminação acidental.

O Minas e Vinícius Waked não se manifestaram sobre o caso. A posição oficial do clube é de que ele aguarda comunicado da CBDA para então tomar providências e se pronunciar.

Fabíola O anúncio do resultado positivo para os quatro nadadores surgiu menos de 10 dias depois da revelação de que Fabíola Molina, também do Minas, foi suspensa por dois meses depois de identificada a presença do estimulante metilhexamina durante a tentativa de índices para o Pan de Guadalajara, também no Rio, em abril. A atleta revelou que se equivocou ao ingerir uma substância que recebeu como amostra grátis, enviada pelo site em que costuma fazer compras de suplementos.

"O que nãote derruba,te fortalece"

No começo da noite, César Cielo, que mais cedo havia divulgado nota reafirmando sua inocência e esclarecendo que faz uso do suplemento incriminado há dois anos, falou aos jornalistas em São Paulo, sem responder perguntas. O velocista, em menos de 10 minutos, reproduziu o comunicado e garantiu que o incidente não vai prejudicar sua preparação para o Mundial de Desportos Aquáticos de Xangai.
Exemplo
“Durante toda a minha carreira, sempre tive o maior cuidado com todo tipo de medicamento ingerido. Me considero um atleta exemplar neste aspecto. Nunca utilizei nenhum recurso ergogênico ilícito que pudesse favorecer a minha performance. Faço controles constantemente – este ano, já fui testado cinco vezes. Fiz, inclusive, teste de sangue na França, durante o Aberto de Paris. Passo por controles periódicos e sou um dos atletas que integram o programa de rastreamento da Fina, o que significa que preciso sempre informar a entidade cada vez que me desloco. Posso ser testado a qualquer momento, em qualquer lugar. São as regras do jogo e eu sempre soube disso. Quatro dias antes de começar o Troféu Maria Lenk, recebi uma carta da Usada, órgão oficial antidoping dos Estados Unidos, me parabenizando pelos resultados dos testes realizados em Michigan, durante o Grand Prix.”
Cuidado

“Em nenhum momento fui imprudente ou negligente ou usei de imperícia. Não uso nenhum tipo de medicamento ou suplemento sem me certificar da segurança de sua utilização. Em qualquer lugar do mundo em que esteja, consulto sempre meu médico e meu pai, que também é médico, sobre os componentes de todo medicamento ou suplemento antes de ingeri-los. Sou extremamente cuidadoso com isso e tenho a consciência tranquila de que não fiz nada para melhorar artificialmente meu desempenho Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização desse suplemento, creio que este resultado tenha sido um fato isolado“.
Ensinamentos

“Saio desse acontecimento com três ensinamentos: quem não deve não teme, estou com meus companheiros de cabeça erguida; a verdade sempre aparece; e, por último, o que não te derruba te fortalece. Saíremos mais fortes e iremos representar ainda melhor o Brasil e o Flamengo daqui para frente. Agradeço a todas as manifestações de apoio para eu conseguir só me concentrar no Mundial de Xangai. Peço aos torcedores para que torçam o triplo, rezem o triplo, porque isso aqui é apenas o início de uma trajetória."

Tags: