Os casos de doping envolvendo cinco nadadores da Seleção Brasileira de natação nas últimas semanas, obrigaram a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) a convocar ontem três substitutos de última hora. Flagrados no exame antidoping semana passada, pelo uso de furosemida, Henrique Barbosa e Nicholas Santos perderam as vagas na equipe que vai disputar o Mundial de Xangai (China) no fim do mês, uma vez que atingiram a marca durante o troféu Maria Lenk, em maio, período da realização do exame.
Com as mudanças, Tales Cerdeira, do Flamengo, ficou com a vaga de Barbosa e competirá, ao lado de Thiago Pereira, na prova dos 200m peito. Marco Macedo, do São Caetano, participará do revezamento 4x100 m livres em lugar de Nicholas Santos. Já a minas-tenista Fabíola Molina, que havia sido suspensa pelo painel de doping do dia 20 de junho pelo uso do estimulante metilhexanamina, será substituída por Etienne Medeiros, do Sesi-PE – sua ausência em Xangai já estava confirmada.
Flagrado no exame ao lado de Nicholas e Barbosa, o campeão olímpico César Cielo fará parte da delegação, pois conseguiu o índice antes do Campeonato Brasileiro em maio. No entanto, a Federação Internacional de Natação (Fina) ainda pode punir o recordista mundial dos 50 m e 100 m livres, deixando-o fora do torneio. Vinícius Waked, outro nadador que não passou no exame, não tinha índice.
Os atletas atestaram positivo para a substância furosemida (diurética) em exames durante o Troféu Maria Lenk. Além de perder as medalhas, os nadadores – que foram apenas advertidos – tiveram suas marcas anuladas. A furosemida, substância proibida nas competições, não altera o desempenho do atleta, mas, por ser diurética, pode mascarar a ingestão de outros elementos que ajudam a melhorar a performance.
Dois fora do Mundial
postado em 05/07/2011 07:00