Mais Esportes
None

ESCALADA

Buscas por brasileiros em monte na Argentina seguem interrompidas; especialista aponta situação crítica

Esposa do mineiro Leandro Iannotta posta mensagem em tom de despedida

postado em 24/01/2019 11:06 / atualizado em 25/01/2019 10:50

Reprodução

As buscas pelos brasileiros Leandro Iannotta e Fabrício Amaral no monte Ftiz Roy, na Patagônia, seguem interrompidas desde a terça-feira. O Parque Nacional Los Glaciares, órgão oficial empenhado no resgate, explicou que as condições climáticas dificultam o trabalho dos socorristas.

“Devido às extremas condições climáticas da zona, a busca pelos montanhistas brasileiros se encontra interrompida. Aguarda-se uma janela de melhores condições meteorológicas para garantir a segurança dos socorristas”, publicou.

Os brasileiros deveriam ter retornado no domingo passado da escalada ao Fitz Roy, monte localizado na cidade Argentina El Chaltén, que faz fronteira com o Chile. Eles iniciaram a escalada na sexta-feira passada e informaram ao Parque Nacional Los Glaciares que voltariam no domingo. Também na última sexta, um montanhista tcheco foi encontrado morto no local

A situação da dupla brasileira é cada vez mais crítica, como explica o especialista  Edemilson Padilha, de 46 anos.  Além de ter escalado o Fitz Roy, Edemilson tem experiência em salvamentos no local. Em 1995, ajudou a resgatar um estadunidense que sofreu um acidente na montanha.

“A cada dia que passa, o cenário fica mais complicado”, disse o paranaense, que o paranaense, já subiu e desceu a montanha algumas vezes.  Perguntado sobre o trabalho das autoridades argentinas, Edelmison defendeu a estrutura oferecida pelo Parque Nacional Los Glaciares. “Ao chegar, o escalador ganha um registro em Fitz Roy. Toda escalada que você faz,  precisa informar quando sairá e quando chegará. Isso é justamente para eles terem um controle”, explicou.

Mensagem da esposa

Em postagem no Facebook, a esposa de Leandro Iannotta, Renata Cançado, deixou uma mensagem emocionante em tom de despedida. “Amor, meu grande amor. Minha alma gêmea. Quanta admiração eu tenho por você. Sou grata por ter tido o prazer de conviver com você nesses 15 anos. Você me inspira. Te amo para sempre. Sentiremos muito a sua falta. Amor de outras vidas”, declarou. 

Tags: fitz roy escaladores brasileiros Leandro Iannotta Fabrício Amaral