Mais Esportes
None

JUDÔ

Mayra Aguiar leva o ouro, e Brasil fecha Grand Prix em segundo lugar no quadro geral

Judoca fatura título no meio-pesado e garante quinta medalha brasileira

postado em 14/07/2019 19:50

<i>(Foto: Divulgação/IJF)</i>
A judoca brasileira Mayra Aguiar ampliou sua coleção de medalhas no Circuito Mundial IJF ao conquistar, neste domingo, 14, na Hungria, o título do Grand Prix de Budapeste na categoria meio-pesado feminina (78kg). Foi a quinta medalha da brasileira na temporada 2019. Com o ouro de Rafaela Silva e as pratas de Ketleyn Quadros (63kg) e João Macedo (81kg), o Brasil fechou o torneio em segundo lugar no quadro geral de medalhas, perdendo apenas para o Japão, que teve cinco ouros e três pratas.

Além das medalhas, o país ainda teve os quintos lugares de Eleudis Valentim (52kg), Maria Portela (70kg) e Beatriz Souza (+78kg), além dos sétimos de Larissa Pimenta (52kg) e Maria Suelen Altheman ( 78kg). Ou seja, todas as judocas convocadas para o Mundial chegaram ao bloco final de disputas por medalhas do Grand Prix de Budapeste. O evento, encerra as ações internacionais de preparação da equipe planejadas pela CBJ em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil.


Mayra em casa em Budapeste


De volta ao palco onde sagrou-se bicampeã mundial em 2017, Mayra mostrou que realmente se sente em casa na capital húngara e não deu chances às adversárias.

“Foi um dia maravilhoso. Relembrei o Mundial de 2017, saindo, mais uma vez, com o ouro. Então, é um gostinho muito especial mesmo”, comemorou a gaúcha.

Na estreia, ela derrotou Fei Chen, da China, com um waza-ari e foi soberana diante da jovem Patrícia Sampaio, de Portugal, vencendo-a por ippon nas quartas de final. A semi foi uma prévia do que Mayra pode esperar nos Jogos Pan-Americanos de Lima, já que enfrentou a cubana Kaliema Antomarchi, sua principal adversária nas américas nos últimos anos desde que a americana Kayla Harrison pendurou o quimono.

Sem maiores ameaças, Mayra entrou agressiva e liquidou o duelo com um ippon para encontrar, na final, a japonesa Ruika Sato, número 7 do mundo. Paciente e atenta, a brasileira preferiu não se expor e apostou na tática para dominar a pegada. Antecipou ataques e forçou três punições por passividade para vencer mais um duelo contra a japonesa. Completaram o pódio a cubana Antomarchi e a britânica Natalie Powell, com os bronzes.

“Enfrentei adversárias duríssimas, possíveis adversárias tanto nos Jogos Pan-Americanos, quanto no Mundial. Por isso, eu já entrei nessa competição sabendo que seria um ótimo treinamento também para as duas principais competições do ano. Estou saindo daqui super feliz, empolgada e com muita vontade”, analisou Mayra ao final do dia.

Budapeste foi sua última competição antes do Pan e do Mundial. Em Lima, Mayra lutará no dia 11 de agosto e, em seguida, embarcará para o Japão com a Seleção para lutar o Campeonato Mundial de Tóquio no dia 31 de agosto.

A Seleção Brasileira de judô retornará ao Brasil nesta segunda-feira, 15, e se apresentará em São Paulo para dois dias de concentração onde se reunirão com toda a comissão técnica para os ajustes finais antes de Lima e Tóquio. No dia 06 de agosto, a equipe partirá para Lima e, no dia 12 de agosto, para a aclimatação em Hamamatsu, no Japão, até o Mundial.

Tags: Mayra Aguiar GP de Judô ouro brasil budapeste hungria