Mais Esportes
None

JOGOS PAN-AMERICANOS

Brasil bate Cuba no handebol, e fecha primeiro dia do Pan de Lima só com vitórias

Brasileiros começam com triunfos no vôlei de praia e handebol feminino

postado em 25/07/2019 00:23

<i>(Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)</i>
Após o hasteamento da bandeira e as vitórias no vôlei de praia, o Brasil fechou o primeiro dia dos Jogos Pan-Americanos de Lima com mais um momento de celebração. Estreando no handebol feminino, a equipe do espanhol Jorge Dueñas soube se comportar diante do bom time de Cuba e superou o rival por 29 a 20 no Ginásio Polideportivo 1, na Villa Deportiva Nacional, na capital peruana, durante a noite desta quarta-feira.

Depois de demonstrar um pouco de dificuldades diante da força física cubana no começo da partida, as brasileiras acertaram a marcação com o passar do primeiro tempo, viraram o marcador e assumiram o controle do jogo. Mesmo sem abrir uma larga vantagem, o time verde e amarelo foi para o intervalo com um triunfo parcial de 13 a 9.

A parada fez bem para o Brasil. Sem dar a menor oportunidade de reação para Cuba, a equipe sul-americana foi balançando as redes seguidamente, complicou o ataque rival e confirmou a estreia com o pé direito ao fazer um placar contundente: 29 a 20.

Atual pentacampeão, o time brasileiro conta com seis remanescentes do título mundial de 2013 – Ana Paula, Babi, Deonise, Duda Amorim, Elaine e Mariana Costa – e defende uma invencibilidade de 24 anos. Desde Mar del Plata (Argentina), em 1995, quando perdeu para os Estados Unidos na semifinal, o Brasil não sofre uma derrota na competição.

Com o resultado, a Seleção se junta a Porto Rico, que bateu o Canadá mais cedo, na liderança do Grupo A. A equipe de Jorge Dueñas volta às quadras já nesta quinta-feira, quando encara as canadenses, às 22h30 (de Brasília). Os melhores de cada chave vão à semi e apenas o campeão garante vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Desse modo, o Brasil fecha o primeiro dia do Pan-Americano apenas com vitórias. No vôlei de praia, Thiago e Oscar venceram Sebastian Valenciano e Victor Alpizar, da Costa Rica, por 2 sets a 0 (parciais de 21/13 e 21/14). No feminino, Carol Horta e Ângela, por sua vez, bateram a dupla Melanie Valenciana e Mannika Charles, de Ilhas Virgens, pelo mesmo placar (parciais de 21/8 e 21/7).

Confira os outros resultados do handebol nesta quarta-feira de Pan Americano:

Porto Rico 23×9 Canadá
República Dominicana 46×16 Peru
Argentina 26×15 Estados Unidos

Tags: Jogos Pan-Americanos brasil cuba seleção handebol lima